Os ganhos em agilidade para validar as vendas e, consequentemente, em aprovação de operações legítimas compensam o investimento que as empresas fazem na implementação do reconhecimento facial. Saiba como é fácil inserir esse processo no seu fluxo e proteja ainda mais a empresa em que você atua.

Fraude é um tema que assusta qualquer empresa; e o cenário atual não é nada animador para quem pretende se manter longe dos riscos ao fazer negócios. Enquanto se acelera a criação de processos poderosos de prevenção, os fraudadores estão do outro lado, correndo com velocidade e intensidade, para burlar sistemas e concretizar seus golpes. É por isso que o reconhecimento facial é visto como uma das camadas de proteção mais importantes do momento. Assim, nós decidimos falar um pouco mais sobre a importância de implementar este processo nas jornadas comerciais.

Recentemente, falamos sobre o conceito e as principais aplicações do reconhecimento facial em um artigo que revela a alta na procura das empresas por proteção contra os riscos, como a falsificação de biometria por métodos como o deepfake e as máscaras realistas em 3D. Com camadas de solução antifraude para validação biométrica, o fluxo transacional das empresas se torna mais eficiente e ágil, e o trabalho do possível fraudador trava em uma barreira significativa e robusta de segurança para ambientes digitais.

Nós preparamos este conteúdo para mostrar como a biometria pode trazer muito mais segurança para os seus negócios e, de quebra, impulsionar os seus resultados financeiros com base na validação mais precisa de quem é um bom cliente. Boa leitura e aproveite as dicas!

O que é e como funciona o reconhecimento facial

A biometria é uma tecnologia que usa a inteligência computacional das redes neurais para mapear as características faciais de uma pessoa – da distância entre os olhos até as dimensões de boca e nariz. Com essas informações registradas em um banco de dados de faces únicas, o indivíduo que tentar fazer login em sistemas com reconhecimento facial precisa que aconteça o match entre sua imagem que está sendo capturada e as características que estão na base.

Os locais que armazenam estes dados podem ser da própria empresa (biometria transacional, ou 1:1) ou de um bureau de dados como a Serasa Experian (biometria cadastral, ou 1:N). Por aqui, temos uma tecnologia proprietária com mais de 100 milhões de faces únicas validadas (combinando selfie e documento), totalmente acessível a pessoas com deficiência e que contribui para proteger mais de 1 bilhão de transações comerciais todos os anos.

O funcionamento é simples: com a captura de uma selfie feita por smartphone ou computador, a solução valida em tempo real se o indivíduo que está tentando se conectar a um serviço ou fazer uma compra está vivo e é quem ele diz ser. O resultado dessa comparação sai com rapidez e alta precisão, com o mínimo de atrito na experiência do usuário, a partir do match entre a imagem e os dados presentes no arquivo de faces confiáveis.

Essa operação gera uma pontuação (score) de similaridade, que vai embasar a decisão do algoritmo – e, a cada consulta validada, o machine learning (aprendizado de máquina) aprimora o sistema. Se o dado imputado for uma tentativa de fraude, a nossa Biometria Facial é capaz de identificar com precisão se ali existe uma pessoa real tentando se passar por outra ou até um software tentando emular a presença de alguém.

Assim como as empresas que oferecem soluções de proteção querem estar sempre à frente dos fraudadores, estes também se movimentam a todo tempo naquela que podemos chamar de economia global de golpes. Por isso, é fundamental entender que, mesmo com as melhores tecnologias à sua disposição, a proteção da sua empresa só será eficaz se você investir em camadas que protejam todas as etapas da jornada de compra e se adaptem rapidamente a qualquer movimento do mercado.

Confira abaixo alguns casos de uso do reconhecimento facial por segmento.

Quais são os benefícios de usar o reconhecimento facial

Ao usar o reconhecimento facial como uma camada de proteção para os negócios, empresas como a que você atua experimentam inúmeros benefícios significativos. Começando pela segurança: ter a biometria no seu fluxo transacional ajuda a validar com rapidez as ações feitas por seus clientes. Desde a hora em que ele quiser logar na conta até o momento em que for confirmar um pagamento com a leitura de sua biometria facial, você tem a garantia de só liberar a passagem de uma pessoa que tenha as mesmas características daquela que está cadastrada na base de faces validadas.

A agilidade é outro destaque no reconhecimento facial, já que o mercado busca, a cada dia, criar experiências que sejam mais positivas e convenientes para os clientes. Nesse sentido, a validação biométrica por meio de uma selfie é um processo que acontece praticamente sem atritos para o cliente final, mas traz um resultado altamente confiável em relação à similaridade.

A tecnologia presente nos algoritmos de Biometria Facial da Serasa Experian é proprietária e nos posiciona entre o que existe de melhor no mercado brasileiro. Ela pode ser facilmente combinada com inúmeras outras camadas de proteção que nós temos em nosso portfólio para garantir um resultado ainda mais confiável.

Como implementar o reconhecimento facial no meu negócio

Depois de todo o estudo sobre o tema, você decidiu usar a Biometria Facial para proteger os seus negócios. E agora, como fazer para implementar o reconhecimento facial na jornada de negócios da sua empresa? Primeiro, é preciso estar ao lado de quem ofereça tecnologia capaz de assegurar a autenticação dos clientes de forma rápida e confiável. Afinal, é a partir de uma simples selfie que o usuário poderá provar que está vivo, atualizar cadastros, solicitar a troca de senhas, concluir pagamentos, entre outras inúmeras funcionalidades críticas do ponto de vista de segurança.

Com a parceira ideal definida, é o momento de escolher em quais etapas a sua empresa precisa de mais proteção. O onboarding e o login dos usuários são momentos muito importantes para validar uma identidade, de forma que fraudes decorrentes dessa ‘entrada no sistema’ possam ser descartadas desde o início. Combinando soluções de liveness (prova de vida) e autenticação biométrica (facematch), sua empresa tem a certeza de que só passou pela porta de entrada quem realmente deveria ter acesso ao seu fluxo de compra.

Outra etapa que merece muita atenção é o fluxo transacional – a conclusão de uma operação feita no ambiente logado. Hoje, os smartphones já validam seus usuários com identificação facial e, em muitos aplicativos, esse é o método que autoriza as pessoas a fazerem compra e venda de produtos e serviços, pagamentos ou atualizações de dados em sistema. Com uma proteção robusta nessa etapa, sua empresa reduz exponencialmente as chances de autorizar uma compra feita ilicitamente.

Não tem segredo: a gente sabe quem é quem

Escolheu a Serasa Experian para proteger a jornada de reconhecimento facial da sua empresa? Acertou em cheio! A gente sabe quem é quem e estamos prontos para implementar o reconhecimento facial em etapas como o onboarding, o login ou a fase transacional. Conte sempre com a experiência de quem é referência absoluta em Autenticação e Prevenção à Fraude no Brasil e no mundo todo.

Para conhecer melhor a nossa Biometria Facial e inúmeras outras camadas de proteção antifraude, acesse o site e preencha o formulário de contato. Um especialista entrará em contato com você em breve!