Na era digital em que vivemos, na qual transações financeiras e operações comerciais são realizadas em um piscar de olhos, a segurança das empresas se torna uma prioridade crucial. A fraude, em suas diversas formas, representa uma ameaça constante na economia global de golpes, capaz de causar danos financeiros significativos e abalar a confiança dos clientes.

Desde sistemas de pagamento online até medidas de segurança cibernética, as empresas dependem cada vez mais de tecnologias avançadas para detectar e mitigar atividades fraudulentas. A eficácia dessas ferramentas não reside apenas na tecnologia que está presente em cada uma delas, mas também na precisão com que conseguem determinar transações legítimas e falsas.

Neste post, exploraremos a importância da acurácia na prevenção à fraude e como ela impulsiona a segurança das empresas. Continue conosco e confira todas as informações que preparamos para você!

O que significa acurácia?

A acurácia está relacionada com o nível de exatidão de algo. Isto é, pode ser definida como uma medida para quantificar o nível de erro entre um valor desejado e um valor real ou medido.

A palavra vem do termo em inglês "accuracy", porém também se popularizou por meio da física e da matemática, visto que as áreas passaram a utilizar o termo para analisar os resultados de um experimento com base em seu valor real e desejado.

Conforme comentamos brevemente, a acurácia é um conceito estatístico que mede a proximidade entre o resultado de um teste e o valor real. Em termos simples, é a precisão ou a exatidão de uma medida em relação ao seu valor verdadeiro. Vamos exemplificar: qual é a acurácia da implementação do reconhecimento facial nas empresas? Isto é, essa solução realmente protege um negócio?

Na área de machine learning e de análise de dados, ela é frequentemente usada para avaliar o desempenho de um modelo de classificação, representando a proporção de previsões corretas feitas pelo modelo em relação ao total de previsões feitas. Por exemplo, se ele fez 90 previsões corretas de um total de 100, sua acurácia foi de 90%.

E qual é a diferença entre acurácia e precisão?

É comum confundir os dois conceitos, afinal, ambos estão relacionados com o nível de exatidão de algo. Apesar disso, é importante estar atento às nuances de cada um para reconhecer as situações nas quais cada concepção deve ser utilizada.

Em primeiro lugar, a precisão é a variação gerada por meio de diferentes medições. Dessa forma, podemos definir algo como preciso quando o número da variação entre os valores obtidos é menor. Por outro lado, a acurácia tem uma ligação maior com a soma entre exatidão e precisão, visando garantir a proteção e a eficiência nos negócios realizados.

Isto é, assim como os resultados devem ser precisos, eles precisam chegar perto de um valor referencial (real ou usado como base). Por exemplo, os sistemas de cibersegurança implementados pelas empresas para garantir a segurança de suas operações online e de seus clientes devem ter um alto nível de precisão e também de acurácia para medir a efetividade da ferramenta.

Qual é a importância da acurácia nas empresas?

A acurácia nas empresas pode ser aplicada de diferentes maneiras e com objetivos variados. Por exemplo, ela consegue ser responsável por definir a precisão com que os sistemas e os processos detectam e previnem atividades fraudulentas, bem como compreendem o sucesso dos serviços oferecidos pela organização.

Voltando ao primeiro exemplo, a acurácia na prevenção à fraude envolve a implementação de ferramentas tecnológicas, a análise de dados e o monitoramento contínuo para identificar padrões suspeitos ou comportamentos estranhos que possam indicar alguma ação fraudulenta, como as de engenharia social.

Uma alta acurácia significa que o sistema é eficaz na detecção de fraudes reais, minimizando falsos positivos (ou seja, identificar erroneamente atividades legítimas como fraudes) e falsos negativos (falhar em detectar fraudes genuínas). Esse é um aspecto crucial para as empresas, já que tais crimes podem trazer impactos financeiros significativos, além de prejudicar a reputação da marca e a confiança dos clientes.

Quais são os níveis de acurácia existentes?

A acurácia é um conceito complexo e, muitas vezes, não tão simples de considerar. De maneira geral, essa não é uma noção binária, ou seja, que possui apenas duas opções de respostas. Ou seja, existem diversas porcentagens que ajudam a classificar se o nível de exatidão está satisfatório ou não, evitando fraudes no e-commerce ou em outros tipos de negócios.

Isso faz com que o conceito de acurácia seja complexo, dependendo muito da interpretação de quem está realizando a análise. Por exemplo, em um estudo muito complicado, um valor de 80% pode ser considerado um grande sucesso. Apesar disso, em diversas outras situações, esse número pode ser visto como insatisfatório. Continue lendo e entenda:

Entre 0% e 30%

Nessa faixa de acurácia, os resultados geralmente são considerados muito baixos. Isso pode indicar que o modelo ou método utilizado para fazer previsões ou classificações está tendo um desempenho significativamente inferior ao esperado.

Em problemas de classificação, uma acurácia nessa faixa geralmente significa que o modelo está fazendo previsões aleatórias ou está inclinado para uma classe específica, o que mostra a necessidade de revisão ou de melhoria do modelo.

Entre 30% e 90%

É uma faixa intermediária muito boa de acurácia. Aqui, os resultados variam de moderadamente bons a bons. Dependendo do contexto e da aplicação específica, uma acurácia assim é considerada satisfatória, especialmente se for acompanhada por outras métricas de desempenho relevantes.

No entanto, ainda pode haver espaço para melhorias, principalmente se existir uma lacuna significativa entre a acurácia atual e o desempenho desejado.

Para continuar aprofundando seus conhecimentos no assunto, veja também nosso conteúdo sobre as tendências de fraude que serão impactadas pela IA Generativa. Acesse e confira!

Entre 90% e 100%

Essa é uma faixa de alta acurácia, na qual os resultados são considerados muito bons ou excelentes. Uma acurácia nessa faixa indica que o modelo está fazendo previsões precisas na maioria dos casos.

No entanto, mesmo nessa porcentagem, é importante considerar outros fatores, como a possibilidade de overfitting (sobreajuste) do modelo aos dados de treinamento, a presença de classes desbalanceadas ou a adequação do modelo para novos dados.

Conte com nossas soluções e garanta um alto nível de acurácia!

Agora que você já sabe o que é a acurácia, está pronto para implementar ações na sua empresa que garantam o bom andamento das atividades e a segurança do seu negócio. Afinal, é essencial se proteger dos diferentes tipos de golpes e fraudes.

Para isso, conheça as soluções de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian! Nossas ferramentas combinam inteligência analítica com a melhor base de dados do mercado para proteger toda a sua jornada de interação digital com os clientes, mantendo um alto nível de acurácia.

Nossas ferramentas permitem que você embarque em uma jornada de autenticação contínua, sempre considerando as etapas de onboarding do consumidor, login ou, até mesmo, transacionais. Isso inclui tecnologias de validação de cadastros, biometria facial, avaliação de risco de dispositivos, verificação de documentos e mais.

Além disso, é superválido ressaltar que nossas soluções possuem múltiplos fatores de autenticação para proteger ainda mais o seu negócio. Afinal, caso uma das camadas de proteção falhe, outras entrarão em ação para a sua segurança. Interessante, não é? Conheça mais sobre nossas ferramentas e garanta a saúde do seu negócio com um alto nível de acurácia.

Gostou de conhecer mais sobre o assunto? Falar sobre acurácia é fundamental para garantir a segurança, a proteção e a eficácia do seu negócio, por isso, esperamos que as informações tenham sido enriquecedoras para a sua organização. Continue nos acompanhando e veja muitos outros materiais como este. Até mais!