Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empreendedorismo

PME

Como conseguir bons prazos de pagamento? Veja 7 dicas de negociação

Tem dúvidas de como negociar prazos de pagamento com seus fornecedores? Confira nosso artigo e fique por dentro do assunto!

Como conseguir bons prazos de pagamento? Veja 7 dicas de negociação

É comum que muitas empresas tenham dificuldade para manter seu capital de giro e dar prosseguimento às operações. Esse é um dos motivos porque você deve fazer um bom planejamento. E uma das maneiras de fazer isso é por meio da negociação de bons prazos de pagamento junto aos fornecedores. Pensando nisso, trouxemos 7 dicas de negociação para te ajudar a conseguir as melhores propostas junto a seus parceiros. Vamos lá?

1. Reconheça a importância de negociar

Em primeiro lugar, é importante que os empresários saibam negociar, ou seja, defender os seus interesses em qualquer negociação. Afinal, muitos gestores sofrem com maus negócios ou com a dor de aceitar determinados acordos e depois se arrepender. Geralmente, essas decisões geram consequências por muitos anos. Por isso, saber negociar é essencial para evitar estresse e prejuízos financeiros.

2. Controle as emoções

Se tem uma coisa que não ajuda na hora de negociar, é deixar as suas emoções falarem mais alto, pois elas podem atrapalhar. Afinal, se você está negociando, é porque essa já é uma questão sensível. Portanto, é fácil ficar preso em emoções como medo, raiva ou ansiedade. A saída é ter inteligência emocional, ou seja, reconhecer que você está enfrentando tal emoção e não se deixar levar sem perceber. Durante a conversa, tente observar-se ocasionalmente, como se estivesse dando um passo para fora. Dessa forma, você consegue entender as suas ações sem se deixar levar por emoções ruins.

3. Mantenha uma postura corporal de confiança

Lembre-se: você pode estar negociando com pessoas que são experientes nisso e, se você hesitar, eles saberão! O ponto mais importante é a sua postura corporal. Se você não tiver confiança, o fornecedor definitivamente usará essa situação a favor dele. Então, o seu argumento ficará cada vez mais fraco. Mantenha sempre a posição do corpo ereta, com a cabeça erguida e ligeiramente para a frente, ou seja, na direção da pessoa com quem você está negociando. Essa é a chamada "pose da águia" e deve ser usada enquanto se ouve. Essa posição transmite a ideia de que você é decidido, focado e está esperando respostas objetivas. Isso intimidará a outra parte suavemente, de maneira não intrusiva ou arrogante. Os fornecedores entenderão que você tem os recursos para fechar o negócio e tenderão a facilitar as condições e prazos de pagamento.

4. Saiba convencer

Ser um bom negociador é ter a capacidade de convencer o outro lado de que a proposta que ele oferece é a melhor opção. Uma ótima forma de fazer isso é descobrir o que a outra pessoa quer. Por exemplo, se você faz negócios com clientes e eles pedem um desconto, é importante entender o porquê. Na maioria das vezes, não é que ele não tenha dinheiro para pagar o valor total, é que ele quer ter a sensação de estar fazendo o melhor negócio. Por isso, é importante saber passar essa segurança para ele.

5. Tenha um bom conhecimento do seu mercado de atuação

Para negociar, você precisa entender do que está falando. Se você tem esse conhecimento, naturalmente saberá negociar bons prazos de pagamento e conseguirá impor as suas opiniões. O seu domínio sobre o assunto ajudará a fazer um bom argumento para o provedor de serviços de que você sabe o que quer e que não aceitará qualquer condição. Portanto, procure o máximo de conhecimento possível antes de negociar. Ao enviar uma proposta, informe com clareza que você está familiarizado com os procedimentos e valores. Para isso, você pode usar a terminologia apropriada e falar sobre seções específicas.

6. Saiba ouvir o posicionamento dos demais envolvidos

Uma das principais habilidades de negociação tem a ver com as conversas. Todas as partes precisam se manifestar e mostrar seu posicionamento diante da situação. Essa prática é gentil e respeitosa, e resulta em uma conversa produtiva para que os melhores termos sejam atingidos. O outro lado também precisa apresentar um argumento, que é valioso nas negociações. Em algum momento, o fornecedor precisa ter certeza de que está realmente se movendo em direção a um negócio. Isso aumenta a probabilidade de que ele ouça o que você tem a dizer sem causar nenhum obstáculo. A partir daí, é possível começar a usar sua persuasão. Quando se é respeitoso e flexível, os seus argumentos são vistos de uma perspectiva diferente. Ao agir dessa forma, você poderá conseguir negociar bons prazos de pagamento.

7. Construa um ambiente agradável de negociação

A negociação não precisa ser um bate-papo entre amigos em um bar, mas também não deve ser uma discussão em um ambiente hostil. Isso cria insegurança em ambos os lados e, provavelmente, nenhum cederá. Portanto, desde o início, é importante valorizar a abordagem leve. Se você mantiver uma atmosfera agradável e amigável, mesmo ao impor a sua decisão, o fornecedor terá melhor aceitação.

Por que fazer boas parcerias nos negócios?

O mercado vê o processo de negociação como uma relação comercial em que o objetivo é encontrar o melhor custo para a empresa. Hoje, porém, está se espalhando o conceito de "parceiros", ou seja, nem compradores nem fornecedores, mas parceiros de negócios unidos por um objetivo comum. Com esse conceito, a relação comercial entre as marcas tornou-se mais saudável. Porém, é fundamental aplicar recursos estratégicos focados em relacionamentos de longo prazo. A tendência atual é construir um “relacionamento” para ter um parceiro que você pode confiar, alguém que a sua empresa pode contar para que ambos possam crescer e se desenvolver juntos. Como deu para perceber, escutar e estar aberto ao diálogo são duas das melhores maneiras de conseguir bons resultados nas negociações e nos prazos de pagamento junto aos parceiros. Por isso, você deve ser sempre amigável e cordial para fechar bons acordos. E aí, gostou deste post? Aproveite e confira o nosso artigo sobre como uma gestão eficiente pode ajudar a reduzir os riscos de inadimplência. Até a próxima!

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