A sazonalidade é muito importante para o comércio e atacado!

Além das datas comemorativas, a venda sazonal também se refere às alterações no comportamento de consumo motivadas pelas estações do ano.

Por exemplo: não é comum visitar uma loja de roupas no verão e encontrar manequins vestidos de agasalhos pesados.

Saber aproveitar esses períodos de alta demanda é fundamental para o sucesso da sua empresa e, com o Dia das Mães chegando, você precisa se preparar para o aumento na procura e volume de trabalho.

Para se ter uma noção, um levantamento feito em maio de 2023 pela líder de mercado na América Latina em criação de plataforma para e-commerce da américa latina, a Nuvemshop afirmou que os atacadistas movimentaram mais de R$185,5 milhões em vendas digitais.

Sendo que esse valor representa um aumento de 33% em comparação a 2022, ou seja, a tendência é só crescer e agora, mais do que nunca, é hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa!

Mas como fazer isso? Primeiro precisamos entender.

O que é Venda Sazonal?

A venda sazonal significa explorar essas oportunidades! É o momento de colocar alguns produtos específicos nas prateleiras, montar aquela vitrine temática, preparar ofertas especiais e elaborar uma comunicação direcionada.

Claro, que tudo isso em função de aumentar as vendas e o faturamento.

O Dia das Mães é um desses momentos em que o comércio brasileiro vai à loucura. Por isso, atacadistas precisam se estruturar muito bem para atender à demanda de sazonalidade e não só vender, mas também fortalecer sua presença no mercado.

Ao ganhar a confiança dos clientes nesses momentos especiais, é natural que eles  voltem fora das épocas especiais.

Então se a sua empresa ainda não está pronta para essa data, aqui vão algumas dicas!

Como se preparar para a Venda Sazonal do Dia das Mães

No segmento do atacado, as empresas precisam ter em mente que a organização das operações é fundamental para promover uma experiência positiva durante o Dia das Mães.

Assim como em outras datas comemorativas, a alta demanda pede uma atenção especial com a gestão de estoque, relacionamento com distribuidores, equipe e retenção de talentos, fluxo de caixa, tecnologia e automação.

Muita coisa, né? Calma, vamos explicar melhor.

Gestão de estoque

Uma gestão eficiente passa pelo entendimento da variabilidade de demanda durante os períodos de pico.

Só assim é possível evitar custos desnecessários, como aqueles gerados por produtos “encalhados” no estoque.

Por isso, comece analisando os dados de vendas passadas e procure por padrões sazonais.

Dessa maneira, você consegue prever tendências e se preparar melhor para a alta procura.

Dica: Utilize sistemas de monitoramento para acompanhar os níveis de estoque e ter uma resposta rápida a qualquer mudança nas condições do mercado.

Uma boa maneira de manter o controle é segmentando seus produtos em categorias com base na sazonalidade e demanda esperada. Isso facilita a alocação de recursos em cada período.

Em outras palavras, sua empresa pode separar os itens de maior relevância para o Dia das Mães e avaliar sua escassez ou excesso.

Caso queira se aprofundar um pouco mais nesse assunto, clique aqui e confira nosso artigo dedicado 100% à gestão de estoque!

Relacionamento com distribuidores

Outro ponto de atenção importante para um bom desempenho durante as vendas sazonais, como no Dia das Mães, é o relacionamento com distribuidores.

Essa é uma ferramenta-chave para aproveitar as oportunidades de venda sazonal!

Ao oferecer o treinamento adequado sobre os produtos disponíveis para a ocasião, bem como recursos de marketing e materiais de apoio, você aumenta a confiança deles para impulsionar as vendas durante o Dia das Mães.

Dica: Com um relacionamento forte, você pode pedir aos distribuidores que deem feedback dos produtos sazonais e estratégias implementadas, para melhorar campanhas futuras.

Gestão de equipe e retenção de talentos

Uma das principais características da venda sazonal é o aumento no volume de trabalho. E a sua equipe precisa estar pronta a atender essa demanda pra não comprometer o Dia das Mães.

Aqui é fundamental que cada um entenda o seu papel dentro do time e como seu trabalho contribui para os objetivos da empresa durante a data.

Um bom ponto de partida é traçar metas claras e realistas que orientem a equipe, e capacitá-la para alcançar esses objetivos.

E claro que não pode faltar aquele incentivo a mais, né?

Por isso, aproveite o momento pra reconhecer e recompensar o bom desempenho da equipe durante as vendas de Dia das Mães.

Elogios públicos, premiações e bônus ajudam a manter a motivação e engajamento, além de demonstrar o quanto a empresa valoriza seu esforço.

Dessa maneira, você aumenta a lucratividade durante a venda sazonal e retém talentos que podem fazer a diferença dentro e fora do período de alta demanda.

Fluxo de caixa

A gestão eficiente de entradas e saídas também é fundamental pra garantir a saúde financeira do seu negócio durante esse Dia das Mães.

Para trabalhar com o fluxo de caixa durante as vendas sazonais, sua empresa precisa se antecipar às receitas e despesas esperadas durante o período de alta demanda.

Com uma avaliação do histórico e projeção de vendas, você identifica os momentos de maior necessidade financeira para planejar uma reserva de capital de giro, além de rever estratégias de negociação com fornecedores.

Dica: Realize um monitoramento regular e compare resultados reais com as projeções, para tomar medidas corretivas rapidamente, quando necessário.

E uma política de crédito flexível também pode fazer toda a diferença!

Existem diversas ferramentas que ajudam sua empresa a implementar uma política de crédito eficiente. Ao oferecer condições de pagamento flexíveis, você aproveita oportunidades de vendas a prazo e garante a entrada de receita, mesmo com aqueles clientes que não conseguem pagar à vista.

Tecnologia e automação

Agora, não adianta nada investir tempo e dinheiro com tudo o que já mencionamos acima, se você não utilizar a tecnologia ao seu favor!

O investimento na automação de processos pode ser um importante aliado no gerenciamento eficaz durante as vendas de Dia das Mães. Como? Olha só:

1. Sistema de gestão de vendas e estoque

Automatizar o controle de vendas e inventário ajuda a gerenciar pedidos de clientes e otimiza processos, para garantir que sua empresa tenha os produtos certos durante alta demanda do Dia das Mães.

2. Canais de venda e atendimento ao cliente

A integração dos seus canais de venda, como loja física, online e marketplace, promovem uma experiência de compra positiva. Enquanto o atendimento automatizado, com chatbots, ajuda nas consultas e pedidos de clientes no período de alta demanda.

3. Análise de dados e marketing

Avaliar clientes e segmentar campanhas para o Dia das Mães fica mais simples e rápido quanto utilizamos soluções de inteligência analítica para identificar padrões de comportamento, que ajudam a elaborar abordagens eficazes de comunicação para impulsionar as vendas.

Agora você já sabe como se preparar para lucrar mais com o Dia das Mães!

A venda sazonal, como falamos acima, é uma oportunidade única de faturar com produtos diferenciados e melhorar o posicionamento da sua marca no mercado.

Como a Serasa Experian pode ajudar o Dia das Mães do atacadista?

Para ajudar o segmento do atacado nessa data tão especial, a Serasa Experian oferece soluções em gestão de crédito e análise de dados que contribuem para decisões acertadas e vendas mais seguras.

Os relatórios inteligentes de Consulta CPF/CNPJ apresentam informações detalhadas e atualizadas sobre o histórico de clientes e fornecedores, que apoiam o atacadista nas suas ofertas de crédito.

Com eles é possível identificar bons pagadores e oferecer condições de pagamento flexíveis que estimulam valores de compra mais altos e não deixam aquela boa oportunidade escapar.

A ferramenta de Monitoramento também pode ajudar a ficar de olho em quem negocia com a sua empresa. A decisão errada na hora de fechar com clientes e fornecedores pode oferecer riscos ao seu fluxo de caixa e com essa solução, você verifica pendências e alterações cadastrais, pra não sair no prejuízo.

Saiba mais sobre como a Serasa Experian pode ajudar o seu negócio a faturar mais sem comprometer a saúde financeira.

Agora sim você tem tudo o que precisa para se destacar no Dia das Mães! 😉