Serasa Score: a ferramenta principal de análise de crédito e crescimento da economia

Entender o comportamento financeiro dos consumidores é um cuidado muito importante para que as empresas evitem negociações com alto potencial de inadimplência. Isso pode prevenir problemas financeiros graves na sua gestão e, indiretamente, contribuir para a manutenção de um bom relacionamento com o seu público. Para isso, sua empresa pode usar a análise de crédito Serasa.

Quer saber mais sobre esse recurso e sobre a avaliação do comportamento de pagamento dos consumidores? Então, você vai gostar de conferir o que está por vir neste conteúdo. Continue a leitura, aproveite as informações e mantenha o seu negócio seguro!

Por que as ferramentas de análise de crédito são tão importantes?

As ferramentas de análise de crédito são uma maneira de entender melhor o comportamento financeiro das pessoas. Por um lado, elas aumentam o acesso das empresas aos dados do consumidor e, por outro, permitem que uma pessoa receba melhores propostas financeiras dos negócios.

A pontuação do score permite que uma empresa se sinta mais segura a fornecer um crédito considerado justo de acordo com o perfil de cada pessoa. Obviamente, isso facilita muito a vida do consumidor, que consegue comprar parcelado, aumentar seu limite nos cartões de crédito e até contratar soluções financeiras como empréstimos e financiamentos.

Mesmo para aqueles usuários que, em função de algum imprevisto financeiro, tiveram o seu score abaixo do desejado, é possível encontrar ofertas acessíveis. É claro que, nesses casos, os custos pelo crédito podem se tornar um pouco maiores, mas ainda assim permitem que o serviço seja contratado.

Como elas são utilizadas para evitar inadimplência nas empresas?

Na perspectiva das empresas, esse é um instrumento indispensável para garantir o seu crescimento econômico de forma segura e sustentável. Um gestor sabe que, muitas vezes, será preciso fornecer aos clientes um crédito extra para que eles possam programar suas finanças em longo prazo para efetuar uma aquisição. Muitas vezes, as vendas dependem desse mecanismo.

Mas é claro que esse acordo não deve ser pautado apenas na esperança da boa-fé. É preciso entender melhor qual é o histórico de pagamento do cliente e a sua pontuação geral em relação às contas que ele já fez no passado.

Essa é uma maneira de entender quão arriscado é fornecer esse crédito, ou seja, descobrir quais são as chances de o cliente ficar inadimplente. Quando o score é baixo, os riscos são altos e, consecutivamente, o mais indicado é garantir o recebimento de alguma maneira, nem que seja pela cobrança de juros maiores.

Qual é o papel do Serasa Score nesse sentido?

O Serasa Score é um instrumento que permite que as empresas que fornecem crédito conheçam melhor o seu público e, assim, possam fazer propostas cada vez mais atrativas para ele. Isso tudo, é claro, sem que elas precisem assumir riscos muito altos.

Portanto, a ideia é que, pela análise de crédito, seja possível mapear o perfil de pagamento de um consumidor, projetando o risco de ele, eventualmente, se tornar inadimplente. Na prática, isso significa que quanto mais arriscado for emprestar dinheiro para alguém, menos atrativas tendem a ser as condições que essa pessoa recebe.

Por outro lado, um consumidor que tem um excelente histórico de pagamento também pode ter acesso ao crédito de forma facilitada. Isso porque ele já comprovou, por meio do seu comportamento financeiro, que preza pelo pagamento pontual das suas contas.

O Serasa Score é utilizado em âmbito nacional e grande parte da população já interagiu com ele em algum momento da sua vida. Isso nos mostra o quanto o instrumento tem sido um excelente balizador para relações de crédito e de confiança.

Como o Serasa Score funciona na prática?

Na prática, o funcionamento do Serasa Score é muito simples. A ferramenta conta com uma completa base de dados que serve para alimentar um sistema capaz de indicar quais são as chances de um cliente ficar inadimplente pelos próximos 6 meses. Essa análise pode ser feita tanto com empresas quanto com pessoas físicas.

O banco de dados combina informações como dados de empresas de telecomunicações, informações fornecidas pelo próprio cliente pelo Cadastro Positivo e até mesmo as integrações feitas pelo Open Banking. O objetivo é chegar a uma pontuação que varia de 0 a 1000, em que:

  • quanto mais próximo de 1000, menores são as chances de inadimplência;
  • e quanto mais próximo de 0, maiores elas são.

Essa é uma ferramenta ideal para negócios de absolutamente todos os portes que querem evitar problemas com inadimplência. Além disso, além de ser um ótimo instrumento para a análise de novos clientes, ele também serve para gerenciar os clientes mais antigos.

Desse modo, você pode dinamizar o relacionamento com o seu público, aumentando a margem de crédito para os bons pagadores e restringindo para aqueles que tiveram algum problema financeiro recentemente.

A análise de crédito Serasa proporciona ainda mais segurança!

A atualização dessa análise de crédito Serasa proporciona ainda mais segurança para que os negócios concedam crédito sem precisar expor sua gestão financeira a riscos de inadimplência. Isso estimula o fechamento de negócios financeiramente saudáveis, deixando tanto a empresa quanto os consumidores mais satisfeitos.

Estabelecer boas relações de crédito com o seu público, fornecendo crédito justo e seguro, nunca foi tão fácil. Agora, é hora de aproveitar as novidades, começar a usar o Serasa Score no seu empreendimento e reduzir a inadimplência de uma vez por todas. Converse com a gente!

Confira aqui como as informações adicionais podem ajudar o seu negócio.