Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Crédito

Os 4 vilões do custo operacional da área de crédito

Identifique os vilões do custo operacional do crédito e otimize processos para maximizar margem e eficiência.

Os 4 vilões do custo operacional da área de crédito

Todo gestor tem o desafio de tornar sua área tão produtiva quanto enxuta em relação ao custo operacional. Afinal, esta é uma das chaves para melhorar o ROI (Retorno sobre Investimento) de um departamento. No caso da área de crédito, os vilões do custo operacional também se fazem presentes e precisam ser identificados e combatidos.  Você sabe quais são esses vilões e como se livrar deles?

Os 4 vilões do custo operacional da área de crédito

Entre os mais óbvios e aqueles mais subjetivos, os vilões do custo operacional da área de crédito precisam estar sempre na mira dos gerentes. Listamos 4 deles e elencamos as principais dicas para afastá-los de vez da sua equipe e dos seus resultados!

1. Baixa produtividade

Em qualquer departamento, baixa produtividade é sinônimo de custo operacional elevado. Por isso, é importante estar atento ao desempenho geral e individual da equipe e identificar pontos de melhoria. Para isso, é fundamental entender a raiz do problema. Equipes improdutivas costumam sofrer de desmotivação, falta de engajamento, baixo desenvolvimento técnico, processos obsoletos e ausência de perspectiva de carreira para os funcionários. A saída costuma estar em soluções de automação, recursos que acelerem o trabalho e reduzam a carga de burocracia do time, para tarefas mais estimulantes. O aumento natural da produtividade atrelado à automação e uma injeção de carga motivacional no seu time deve trazer resultados financeiros, de performance e de clima organizacional.

2. Poucas informações

Nada mais básico na gestão e análise de crédito do que a necessidade de acesso a informações precisas e atualizadas. Sem dados e sem uma boa contextualização, há um significativo aumento do risco nas avaliações realizadas. E não existe custo maior para a área de crédito do que  assumir riscos desnecessários e ver subir a taxa de inadimplência da empresa. A falta de informações bem consolidadas e objetivas leva a um gasto maior de tempo por parte da equipe para fechar lacunas de informação, gerando perda de eficiência e agilidade. A solução é dispor sempre de informações atualizadas que possam ser rapidamente acessadas. Isso depende de ferramentas digitais eficientes na gestão de dados e parcerias com fontes seguras de informações sobre mercado, crédito e inadimplência. Leia também:

Saiba como contratar soluções de dados para análise de crédito

Análise de crédito por nicho ou região: como segmentar?

3. Comunicação ineficiente

Comunicação é um fator crítico em qualquer empresa ou área. Mas ela pode gerar muito mais problemas em um departamento que depende de informações e lida diariamente com risco. Falhas na comunicação com outras áreas da empresa ou mesmo dentro da equipe podem resultar em queda de desempenho e erros graves. Um exemplo é a necessidade de diferentes áreas conhecerem os principais pontos da política de crédito da empresa. Isso demanda uma organização eficiente no fluxo de informações para que a comunicação entre todos esteja sempre na mesma página. A solução está em procedimentos para circulação de informações internas,  automação digital e treinamentos. Este ponto é crucial para que a área de crédito trabalhe com tranquilidade e eficiência!

4. Processos engessados

Uma cadeia de decisões burocrática, a falta de autonomia e a redundância de atividades estão na lista dos processos engessados que geram, direta ou indiretamente, algum custo extra para a área de crédito. Atacar esse vilão do custo operacional depende de um planejamento especializado em gestão de processos, envolvendo uma visão macro dos departamentos e do fluxo de atividades da empresa. Avalie a melhor maneira de propor a integração entre as áreas e otimizar processos para garantir a eficiência de todos.

Conheça a solução certa para combater os vilões do custo nas áreas de crédito!

  É importante estar atento aos sinais que revelam custos operacionais e pontos que podem ser aperfeiçoados. Se você está buscando melhorar a atuação da área de crédito, precisa conhecer as soluções oferecidas pela Serasa Experian.

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