Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Autenticação e Prevenção à Fraude

Nome social passa a ser campo obrigatório em apólices do setor de seguros

Nome social passa a ser campo obrigatório em apólices do setor de seguros... Saiba mais!

Nome social passa a ser campo obrigatório em apólices do setor de seguros

Na semana que marca a celebração dos 20 anos do Dia Nacional da Visibilidade Trans, a Susep (Superintendência de Seguros Privados) determinou a obrigatoriedade da inclusão do campo ‘Nome social’ nas apólices do setor de seguros. Prazo de adequação é de 120 dias. Na mesma semana em que se comemora o Dia Nacional da Visibilidade Trans (celebrado desde 2004 nos dias 29 de janeiro), a Superintendência de Seguros Privados (Susep) publicou um ofício-circular que determina a implementação, no prazo máximo de 120 dias, do campo Nome social em todas as apólices do setor de seguros vigentes no mercado brasileiro. O Nome social é a designação que o indivíduo escolhe para lhe representar na sociedade, quando entende que o nome definido em seus documentos e registros oficiais não é condizente com sua personalidade ou sua identidade de gênero. A partir de agora, todas as propostas, apólices, certificados, títulos e documentos contratuais emitidos por empresas reguladas pela Susep devem incluir o campo para preenchimento da informação. A medida é um avanço significativo em relação ao tratamento igualitário, ético e adequado para todos os clientes do setor.

Conscientização e respeito com todos os cidadãos

A norma determinada pela Susep está alinhada à Resolução CNSP nº 382/2020, com princípios de conduta que devem ser adotados por empresas supervisionadas/intermediários na relação com os clientes. Ademais, a iniciativa é fruto de inúmeros debates da superintendência com entidades representativas como a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e a Federação Nacional dos Corretores (Fenacor). Estas conversas surgiram a partir da busca por uma maior conscientização sobre a diversidade e a inclusão no mercado de seguros. Nesse sentido, a finalidade da Susep é assegurar que todas as pessoas tenham documentos compatíveis com suas identidades, vedando as práticas lesivas, constrangedoras e discriminatórias das quais a população LGBTQIA+ é constantemente alvo.

Como se adequar à nova resolução e se proteger de fraudadores

A Serasa Experian, que oferece o mais completo portfólio de proteção antifraude para empresas de todos os segmentos, já lida com a relevância deste tema e oferece, em sua solução de Verificação Cadastral, o vínculo do campo Nome social às demais informações que autenticam uma identidade. Com isso, é possível saber se quem está realizando a transação é, realmente, quem diz ser. A Datatech se coloca como um ator estratégico de proteção antifraude para as empresas que precisam se adequar à nova regulamentação, tanto para não barrar pessoas erroneamente em seus ambientes quanto para blindar a empresa de fraudadores que podem se aproveitar da nova regra para tentar fraudar uma identidade. Para saber mais sobre o tema, basta solicitar um contato em nossa página! Afinal, quando o assunto é prevenção a fraudes, a gente sabe quem é quem.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Como saber se um boleto é falso? Confira todos os detalhes que devem ser verificados

Como saber se um boleto é falso? Confira todos os detalhes que devem ser verificados

Aprenda como saber se um boleto é falso: verifique o código de barras, analise os dados do beneficiário, confira os valores e mais. Saiba mais!

Thubmnail 2 de Novembro é feriado? Saiba o que abre, fecha e seus Direitos

2 de Novembro é feriado? Saiba o que abre, fecha e seus Direitos

Descubra se 2 de novembro é feriado, o que abre e fecha na data, seus direitos trabalhistas e como se planejar para o Dia de Finados, mesmo caindo no domingo.

Thubmnail Como fazer um plano de negócios eficiente para sua empresa

Como fazer um plano de negócios eficiente para sua empresa

Aprenda como fazer um plano de negócios eficiente e impulsione sua empresa. Acesse e descubra estratégias práticas para crescer com segurança.

Thubmnail Como calcular os impostos e benefícios dos regimes PJ e CLT

Como calcular os impostos e benefícios dos regimes PJ e CLT

Compare os regimes PJ e CLT com uma calculadora eficiente e descubra qual modelo é mais vantajoso para seu negócio e colaboradores! Confira no blog.

Thubmnail Jornada do herói: como usar storytelling no marketing digital

Jornada do herói: como usar storytelling no marketing digital

Descubra como aplicar os 12 passos da jornada do herói no marketing digital para criar campanhas envolventes, gerar valor e fortalecer sua marca.

Thubmnail Invoice: o que é, como funciona e quem deve emitir? Entenda

Invoice: o que é, como funciona e quem deve emitir? Entenda

Invoice: o que é, como funciona, quando emitir, taxas, emissão correta e integração fiscal no país! Acesse o nosso blog e confira o conteúdo.