Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Inovação e Tecnologia

Como a modelagem de dados prepara sua empresa para o futuro orientado por IA

Entenda como a modelagem de dados prepara sua empresa para aplicar IA com qualidade, segurança e decisões mais inteligentes. Confira!

Como a modelagem de dados prepara sua empresa para o futuro orientado por IA

A adoção bem-sucedida da inteligência artificial nas empresas depende, acima de tudo, de uma base sólida de dados. Ela está muito além da aquisição de sistemas sofisticados ou da contratação de especialistas: o verdadeiro diferencial competitivo começa pela organização interna das informações.

Sem uma infraestrutura de dados e IA bem estruturada, é impossível alcançar os benefícios reais da IA. Segundo dados do Gartner, apenas uma minoria — cerca de 4% dos líderes de tecnologia — considera suas bases de dados adequadas para iniciativas que envolvam inteligência artificial. Isso indica que o potencial da IA ainda permanece, em grande parte, inexplorado.

Para isso, surge a modelagem de dados: ela é um processo de estrutura e transformação de dados dispersos em ativos consistentes, prontos para serem analisados. Com uma boa modelagem, as empresas conseguem ser mais ágeis na tomada de decisão e ampliam sua capacidade analítica! Confira mais detalhes a seguir na Serasa Experian:

O que é a modelagem de dados?

A modelagem de dados é o processo de organizar informações para transformar dados brutos em ativos estruturados, acessíveis e, claro, confiáveis. Pense nela como a arquitetura de uma casa: molda ambientes, conecta cada espaço e garante que tudo funcione perfeitamente.

Nas empresas, esse trabalho é o mesmo: organiza o fluxo de informações, torna análises mais rápidas e decisões mais embasadas. Modelar dados significa classificar entidades, relações e atributos — e esse entendimento reflete diretamente na eficiência operacional, inteligência de mercado e capacidade de inovação de cada organização. Além do aspecto técnico, a modelagem também conjuga a visão de negócio com a infraestrutura.

Se interessou pela modelagem de dados e quer aplicá-la na sua empresa? Então, confira o nosso vídeo sobre o assunto na íntegra:

Importância da modelagem de dados para a transformação digital

Na transformação digital, o acúmulo de dados já não é tão importante: o problema está na falta de clareza sobre o que esses dados significam, de onde vieram e como podem ser usados. Sem isso, a transformação digital não avança.

A Data Provenance Initiative — com mais de 50 pesquisadores de instituições acadêmicas e da indústria — investigou quase 4.000 conjuntos públicos abrangendo 600 idiomas, 67 países e três décadas, extraídos de 800 fontes únicas e cerca de 700 organizações. Isso mostra a complexidade de rastrear e validar dados em larga escala.

Quando a modelagem de dados começa a trabalhar com o impacto da transformação digital, a realidade muda. Com ambos, definem-se origens, contextos, consistências e aplicabilidades, para criar uma base sólida para que sistemas digitais — especialmente os que usam IA — operem de forma integrada, precisa e harmonizada com o mercado e com o seu objetivo.

Quais são as etapas fundamentais da modelagem de dados?

Modelar dados é analisar as decisões que moverão o seu negócio. Sem esse planejamento, a empresa navega no escuro — com ele, tudo pode ser analisado, investigado e resolvido com mais agilidade. Entenda abaixo:

  1. Identificação de requisitos: entender quais perguntas o negócio precisa responder e quais dados existem ou faltam;

  2. Definição de entidades e relacionamentos: mapear “clientes”, “produtos”, “transações” e como se interconectam;

  3. Modelo lógico: representar de forma abstrata o formato dos dados, sem tecnologia;

  4. Modelo físico: aplicar em banco de dados, adequando índices, tipos e normalização;

  5. Validação e governança: garantir que os dados refletem a realidade, seguem normas (como LGPD) e mantêm qualidade contínua.

Cada uma dessas 5 etapas elimina redundâncias e reduz retrabalho. Exemplos dessa eficácia incluem implantação eficiente de ERPs, integração entre sistemas legados e redução significativa de custos com retrabalho em TI.

Como a modelagem de dados pode ser uma base para estratégias de IA?

A modelagem de dados, quando é bem estruturada, serve como um motor para a IA, pois entrega dados organizados, etiquetados e prontos para alimentar os algoritmos. A combinação de IA com tecnologias como IoT (Internet das Coisas) e nuvem é uma promessa para mudar a forma como as organizações lidam com dados e IA e tomam decisões estratégicas, seja para qual for a finalidade.

Quando se tem uma arquitetura clara, é possível criar pipelines de machine learning mais eficientes e bem desempenhados, automatizar análises preditivas e aumentar a confiança nas decisões — que são fatores importantes em um ambiente em que humanos e máquinas trabalham juntos.

Pensando em usar IA de forma eficiente na sua empresa? Entenda primeiro quais precauções são indispensáveis. Confira o vídeo abaixo:

Lista de ferramentas para modelagem de dados

Como todas as decisões, escolher as ferramentas certas é parte indispensável para transformar dados em ativos estratégicos. A seguir, apresentaremos uma lista dividida por setor de aplicação! Confira:

1. Banco de dados relacionais e tradicionais

Quando a estrutura é mais rígida e a precisão nos relacionamentos entre tabelas é vital, essas ferramentas entregam consistência, escalabilidade e controle total sobre os dados:

  • ER/Studio: permite criar e documentar modelos de dados complexos com foco em governança e ambientes corporativos;

  • SAP PowerDesigner: oferece recursos avançados para modelagem conceitual, lógica e física, integrando com bancos diversos;

  • Oracle SQL Developer Data Modeler: ferramenta gratuita da Oracle para desenhar e validar modelos de dados relacionais.

2. Big Data/Cloud

Para lidar com volumes massivos e dados descentralizados, as soluções em nuvem e Big Data oferecem performance, integração e elasticidade em ambientes modernos. Entenda:

  • dbt (Data Build Tool): foca na transformação de dados em ambientes de data warehouse, com versionamento e automação via SQL;

  • Snowflake: plataforma em nuvem que permite modelar, armazenar e escalar dados com performance e segurança;

  • Google BigQuery Data Catalog: facilita a descoberta, organização e gestão de metadados dentro do ecossistema Google Cloud.

3. Modelagem visual e colaboração

Quando equipes precisam trabalhar juntas e enxergar o todo — seja problemas ou soluções de uma organização — com clareza, essas ferramentas facilitam a comunicação e o design colaborativo dos modelos:

  • Lucidchart: cria diagramas de dados e fluxos de forma colaborativa e intuitiva, com integração a ferramentas de produtividade;

  • Diagrams.net: solução gratuita para desenhar diagramas de entidade-relacionamento diretamente no navegador;

  • Microsoft Visio: é popular entre empresas por representações visuais de dados e fluxos com templates e conectores.

4. Arquitetura de Data Warehouse/Lakehouse

Aqui, o foco está na organização de grandes repositórios analíticos, ou seja, gestão de dados. Essas ferramentas ajudam a criar estruturas inteligentes para armazenar, consultar e analisar dados com eficiência. Confira:

  • Informatica PowerCenter: ferramenta robusta de integração e modelagem para ETL em grandes volumes de dados;

  • Talend Data Fabric: plataforma completa que unifica integração, qualidade, governança e modelagem de dados em um só lugar;

  • Apache Atlas/Hive Metastore: soluções open source que organizam, rastreiam e documentam dados em ambientes Hadoop e Spark.

Benefícios da modelagem de dados para a eficiência operacional

A modelagem de dados pode parecer difícil de lidar, mas com o recolhimento de dados correto, toda a operação pode se beneficiar dos seus benefícios, como:

  • Visão clara dos dados para eliminar duplicidade, reduzir erros e acelerar processos;

  • Integração entre fontes para cruzar informações de forma fluida e segura;

  • Redução de risco para uma governança que evita falhas e vazamentos;

  • Automação com dados bem modelados torna possível a automatização de tarefas rotineiras para alocar equipes em processos de maior valor.

Além disso, os recentes modelos generativos multimodais dependem de grandes volumes de dados, sobretudo vídeos — mais de 70% dos dados desses modelos vêm do YouTube, beneficiando diretamente quem tem acesso estruturado a essas fontes, segundo Sarah Myers West, codiretora do AI Now Institute.

Para os negócios, preparar o terreno com modelagem economiza tempo e dinheiro — e ganha capacidade para inovação em IA, via text-to-image, análise de áudio, automação de atendimento e muito mais!

Aliás, aqui na Serasa Experian, oferecemos várias soluções que se baseiam em modelagem de dados com uso de IA, que vão de plataformas e motores de decisão até consulta e concessão de crédito. A integração de IA e GenAI já é uma realidade em nossas plataformas. Recursos como o Studio Lite, por exemplo, já aplicam GenAI para otimizar a criação de estratégias — como no Prompt-driven Strategy Design, que agiliza a criação de políticas de crédito com IA generativa.

Agora que você já sabe tudo sobre a modelagem de dados e como preparar sua empresa para o futuro orientado por IA, não deixe de navegar pelo blog da Serasa Experian e conferir outros conteúdos imperdíveis sobre o assunto, como qual é o conceito de modelagem de dados e por que ele é importante. Não deixe de conferir e até a próx

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail O que é o Nano Banana? Conheça a nova IA de edição de imagens do Google

O que é o Nano Banana? Conheça a nova IA de edição de imagens do Google

Saiba o que é e como usar o Nano Banana (Gemini 2.5 Flash Image) do Google para editar fotos com IA de forma simples, rápida e realista.

Thubmnail Como a modelagem de dados prepara sua empresa para o futuro orientado por IA

Como a modelagem de dados prepara sua empresa para o futuro orientado por IA

Entenda como a modelagem de dados prepara sua empresa para aplicar IA com qualidade, segurança e decisões mais inteligentes. Confira!

Thubmnail Ferramentas de IA generativa que você precisa conhecer em 2025

Ferramentas de IA generativa que você precisa conhecer em 2025

Confira as principais ferramentas de inteligência artificial generativa em 2025 e entenda como aplicá-las no seu dia a dia. Saiba mais!

Thubmnail Branding: o que é e por que é importante?

Branding: o que é e por que é importante?

Descubra como o branding fortalece marcas no digital, gera valor de longo prazo e potencializa resultados em estratégias de mídia e performance.

Thubmnail SEO: o que é e como usar na estratégia digital

SEO: o que é e como usar na estratégia digital

Descubra o que é SEO, como funciona e como aplicar na sua estratégia digital para atrair mais tráfego e melhorar seu posicionamento online.

Thubmnail Análise de dados: o motor do marketing moderno

Análise de dados: o motor do marketing moderno

Descubra como a análise de dados transforma campanhas de marketing, melhora a segmentação e aumenta o ROI com decisões mais inteligentes.