Toda empresa ou profissional de marketing sabe da importância de estabelecer um canal de comunicação direto e assertivo com seu público-alvo e, mais do que isso, um público que passa boa parte do dia conectado, seja para utilizar o e-mail a trabalho, para checar as redes sociais ou para escutar música.

Nesse cenário de valorização dos meios digitais, instaurou-se uma competição por atenção do público que está se tornando cada vez mais acirrada. Por isso, surgiu a necessidade de investir em estratégias de tráfego pago, como o lançamento de campanhas de anúncios em plataformas como o Facebook, Instagram e, inclusive, o Spotify Ads — plataforma da qual falaremos neste artigo.

Para saber mais sobre o que é o Spotify Ads, quais os tipos de anúncio que o aplicativo suporta, se vale a pena ou não anunciar, como criar campanhas de tráfego pago na plataforma e mais, acompanhe o conteúdo a seguir!

O que é o Spotify Ads?

O Spotify Ads é uma plataforma de anúncios desenvolvida para que empresas e marcas possam criar anúncios de áudio, vídeo ou imagens e lançar campanhas de marketing voltadas para os usuários do plano gratuito do aplicativo.

Através da plataforma, sua marca poderá criar uma campanha de anúncios do início ao fim, com acesso a espaços para o planejamento, análise de público, criar cronogramas, fazer o upload dos anúncios, disparar campanhas e acompanhar os resultados com base na resposta da sua audiência.

Quais os tipos de anúncio do Spotify?

O Spotify Ads é uma plataforma com ampla variedade de anúncios. Dentre eles, você vai encontrar desde opções em imagem até anúncios em formato de vídeo e áudio. Descubra quais são os tipos a seguir:

Audio Everywhere

Quem já utilizou a versão gratuita do Spotify, com certeza, já teve uma playlist ou lista de reprodução de músicas interrompida por anúncios exclusivos de uma marca, serviço ou evento. Essa "interrupção" é conhecida como Audio Everywhere e possui curta duração, que varia de 15 a 30 segundos.

Além disso, o Audio Everywhere permite que o anunciante adicione um banner simples — um clássico da mídia programática — e um link para acesso do seu site, página de download de aplicativos ou e-books ou qualquer outra URL que deseja compartilhar com os ouvintes.

Se você achou o formato do Audio Everywhere interessante, imagina ter a possibilidade de criar um canal de comunicação com seu público de forma mais intuitiva e recompensadora? Com o Sponsored Sessions, isso é possível!

Esse formato de anúncio exibe vídeos no início de qualquer sessão de áudio e é realmente vantajoso para usuários do plano gratuito, pois eles poderão reproduzir músicas por até 30 minutos sem qualquer interrupção. Mas, para que o aplicativo libere a sessão, o ouvinte precisa estar com o aplicativo aberto, com a tela em exibição e com o som do dispositivo ativado.

Video Takeover

O Video Takeover é um formato de anúncio em vídeo do Spotify exibido sempre que um usuário está navegando pelo catálogo do Spotify com o objetivo de encontrar novas músicas e podcasts.

Nesse formato, a maior vantagem é que, além do vídeo, você poderá complementar o anúncio com um banner e um CTA (Call To Action), estratégias que captam ainda mais a atenção do usuário e que fortalecem o engajamento do ouvinte com a marca.

Vídeo Opt-in

Vídeo Opt-in é uma opção de anúncio exclusiva do Ad Studio, uma plataforma original do Spotify que permite a criação de anúncios pelo próprio anunciante. Com o formato, é possível aumentar tanto a visibilidade da sua marca como a consideração do público, já que o anúncio é reproduzido simultaneamente com o que o usuário está escutando.

Um ponto interessante desse formato de anúncio é sua conexão com o algoritmo do aplicativo. Isso gera um alcance de público mais específico, o que aumenta as chances de interação e engajamento dele com a marca.

Playlist Patrocinada

A Playlist Patrocinada é um outro formato de anúncio disponível no Spotify Ads Studio. Com o formato, você poderá vincular a sua marca às playlists exclusivas da plataforma e, de quebra, alcançar os usuários com mais facilidade.

Nesse caso, também é possível utilizar a inteligência artificial de streaming do aplicativo para entender o público-alvo da sua empresa e indicar playlists que façam sentido para eles. Isso aumentará significativamente o brand awareness da sua marca.

Overlay Mobile

O Overlay Mobile é um anúncio para smartphones que garante ainda mais visibilidade para a sua marca, principalmente porque ele aparece no formato de um pop-up na tela e apenas em momentos em que o usuário volta a abrir o Spotify no celular.

Além disso, o formato possibilita a interação do usuário com o anúncio, que pode clicar no link disponibilizado e gerar tráfego tanto para a plataforma quanto para o anunciante.

Overlay Desktop

Com nome e funcionamento muito semelhantes ao formato anterior, o Overlay Desktop foi desenvolvido exclusivamente para aqueles usuários que utilizam o serviço de streaming no computador. Assim como a versão mobile, o anúncio aparece em formato pop-up, garantindo muito mais visibilidade e engajamento com o público.

Homepage Takeover

O Homepage Takeover também é um formato de anúncio do Spotify Ads desenvolvido exclusivamente para computadores. Aqui, a marca tem direito a aparecer na página de início da plataforma por um dia inteiro, o que é extremamente positivo em termos de visibilidade e relevância.

Além de ser uma opção clicável, o Homepage Takeover aceita a inserção de elementos interativos e suporta rich media, o que torna a interação do público-alvo com a marca muito mais divertida.

O formato Leaderboard é uma opção de anúncio em banner clicável que só é exibido quando o aplicativo está sendo executado. A reprodução do banner dura 30 segundos mas, ao mesmo tempo, você não vai disputar o espaço com outra marca, já que o seu anúncio será o único a aparecer.

Spotify Podcast Ads

Apesar do Spotify ter iniciado como uma plataforma para streaming de música, atualmente o aplicativo também disponibiliza um catálogo de podcasts com opções de produção independente e programas exclusivos. Pensando nisso, a plataforma criou o Spotify Podcast Ads, um formato de anúncio para esse tipo de conteúdo.

Esse formato se destaca por conta do ambiente mais intimista dos podcasts. A partir dele, sua marca poderá ser anunciada por gravações de voz que podem ser feitas pelo anunciante, inseridas naturalmente ao longo do programa, ou por locutores profissionais do Spotify.

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Vale a pena anunciar no Spotify?

Quando falamos sobre veículos de anúncios, Spotify Ads é referência em termos de desenvolvimento. Além de ser uma plataforma amplamente utilizada por ouvintes do mundo todo, o Spotify conta com uma Inteligência Artificial criada para separar os usuários ativos de acordo com suas características e gostos pessoais para promover uma experiência única para cada um deles.

Mas, por mais que esse diferencial seja suficiente para afirmar que, sim, vale a pena anunciar no Spotify, sua marca poderá contar com diversos outros benefícios com o uso da plataforma de anúncios. Conheça os principais:

  • Possibilidade de anunciar em formatos diferentes e de investir valores condizentes com o tipo de anúncio escolhido;
  • Segmentação de público-alvo, com base em preferências musicais, faixa etária, localização geográfica, gênero, entre outros;
  • Alcance de públicos de várias idades, inclusive, gerações que cresceram inseridas na era tecnológica;
  • Desenvolvimento de anúncios em áudio, vídeo e banners com o auxílio de profissionais contratados pelo Spotify;
  • Acesso ao Spotify Brand Lift, que disponibiliza informações úteis para que sua marca possa interpretar o resultado das campanhas.

Como anunciar no Spotify Ads?

Anunciar no Spotify é muito simples: com um simples cadastro, você poderá acessar a plataforma e usufruir dos formatos, ferramentas e benefícios disponibilizados pelo Spotify Ads. Depois, basta decidir qual possibilidade de anúncio será mais interessante para a sua campanha. Para facilitar esse processo de criação, confira o passo a passo a seguir:

1. Defina o objetivo da sua campanha e opte por um formato de anúncio

Com a conta do Spotify Ads criada, sua empresa terá acesso a página de configuração e exibição de anúncios, onde você poderá criar um nome, definir um objetivo e escolher o formato de anúncio desejado para a campanha.

2. Utilize a IA do Spotify para separar e classificar sua audiência

Assim que o acesso a plataforma de anúncios for liberado, será possível realizar a segmentação do seu público para, então, entender suas características e comportamentos. Com essas informações ficará muito mais fácil escolher quem verá seu anúncio.

3. Verifique o orçamento e estabeleça um cronograma para a campanha

Na sequência, você precisará verificar e informar orçamento reservado para a campanha e estabelecer um cronograma para disparar os anúncios, considerando dias, semanas e horários em que eles serão exibidos.

4. Crie o anúncio para sua marca

Depois que o planejamento da campanha for criado, aí sim será o momento de criar o anúncio para a sua marca. Logo, a plataforma vai liberar uma opção para que você consiga fazer o upload do arquivo do anúncio — seja uma imagem, um áudio ou um vídeo — e visualizar uma prévia.

5. Acompanhe os resultados com o Spotify Brand Lift

Assim que sua campanha estiver lançada, só falta acompanhar os resultados. Para isso, você pode utilizar a ferramenta de análise interna do Spotify Ads, a Spotify Brand Lift. Com ela, será possível obter insights valiosos para entender como a audiência está recebendo e interagindo com a sua marca.

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O Spotify Ads é, sem dúvidas, uma plataforma de mão cheia. Além dos diversos formatos de anúncios disponíveis para investir, a plataforma disponibiliza ferramentas extremamente úteis para a criação e análise de campanhas de marketing para uma marca.

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