O marketing digital é um campo muito amplo e dinâmico dentro das mídias sociais, pois está em constante evolução. A cada ano que passa, novas estratégias, comportamentos e ferramentas de consumo mudam a maneira como as grandes empresas acompanham as tendências do marketing online e como elas são fundamentais para o crescimento e destaque dos negócios no mercado.

Segundo uma pesquisa publicada pela Forrester, o marketing digital irá crescer em 30% até 2025. Logo, as novidades previstas para os próximos anos têm um foco gigantesco na acessibilidade, sustentabilidade e personalização, o que reflete as mudanças de expectativas por parte dos compradores. O que era uma tendência pode se tornar uma prática consolidada nos dias atuais: novas oportunidades e possibilidades já começaram a desenhar o cenário para os anos seguintes.

Além disso, algumas ferramentas, como a inteligência artificial, estão deixando de ser exclusivas somente para grandes empresas e estão ficando ao alcance de empresas de todos os tamanhos. Independentemente do tamanho do seu orçamento, é possível implementar soluções que sejam realmente inovadoras para a empresa na qual você presta serviço.

Neste conteúdo da Serasa Experian, serão apresentadas as principais inovações que foram previstas para o futuro do marketing digital em 2025, além de práticas consolidadas que continuarão sendo preservadas e que ajudarão você a engajar e converter clientes para o próximo ano. Confira!

Quais são as tendências do marketing digital para 2025?

As tendências para 2025 são aguardadas com avanços tecnológicos e com precisões crescentes de experiências humanas mais conectadas. A seguir, entenda como essas 14 práticas podem impactar os negócios de todos os tamanhos:

1. UX como ponto central

O UX, ou experiência do usuário, é um ponto de partida para qualquer estratégia de marketing digital de sucesso, sendo muito mais do que apenas uma prioridade inicial. No ano de 2025, o foco do marketing se depositará em criar estratégias digitais de sucesso que sejam intuitivas, funcionais, inclusivas e rápidas.

Para as empresas, isso significa a necessidade de investir em aplicativos e sites que atendam às demandas dos seus clientes. Cogite usar ferramentas como layouts adaptados para o seu público, dispositivos móveis, jornadas de compra eficientes e páginas de carregamento rápido.

Um exemplo prático seria um e-commerce usar análises com mapas de calor a fim de identificar pontos em que a jornada de compra foi abandonada e, após isso, ajustar elementos de maneira estratégica para que esse comportamento não volte a acontecer, como simplificar formulários de visita e botões de chamada para a ação (CTAs).

2. Social Commerce

Diferente do social selling, o social commerce vai um pouco além. Essa estratégia integra todo tipo de processo de compra às redes sociais para permitir que o cliente finalize suas transações sem ter que sair de onde a sua plataforma está ancorada. Esse movimento reduz os empecilhos e aumenta a possibilidade de conversão.

Algumas ferramentas, como o Instagram Shopping, permitem que os produtos sejam marcados diretamente nas fotos e nos vídeos! O Google também utiliza esse sistema na aba de shopping. Esses são exemplos de como o social commerce está transformando a experiência de compra dos consumidores.

3. Social Selling

As vendas sociais, ou o famoso social selling, são uma conduta em que a utilização das redes sociais é usada como ferramenta de prospecção e de vendas diretas. Muito mais do que simplesmente divulgar os produtos em foco, o social selling visa criar conexões relevantes e tocantes com os clientes em geral.

Use plataformas como o LinkedIn para desenvolver leads qualificados e o Instagram para obter interações mais próximas, visuais e informais. Caso você queira transformar os seguidores em potenciais clientes, responda às dúvidas deles nos comentários do post ou diretamente nas mensagens privadas.

4. Diversidade de acessibilidade

As marcas que não optarem por investir em acessibilidade correm o risco de perder um pouco de relevância em 2025. Isso também inclui criar conteúdos que possam ser acessados por pessoas com algum tipo de deficiência, como interfaces adaptáveis para esse público, textos alternativos para imagens e legendas em vídeos.

Isso acontece, pois a diversidade desempenha um papel crucial nas campanhas online, uma vez que existem diferentes etnias, contextos sociais e idades: adaptar esses quesitos cria identificação com públicos variados e auxilia na construção de uma imagem, para a empresa, moderna e inclusiva.

5. Utilidade e usabilidade

Enquanto a usabilidade é diretamente ligada à eficiência e simplicidade de uma plataforma digital, a utilidade se refere à competência de sanar problemas ou atender às necessidades do usuário que está acessando o seu site online.

As empresas que optam por combinar esses dois elementos em suas plataformas digitais ou em aplicativos conseguem despertar a curiosidade de seus clientes e aumentar as chances de conversão em seus produtos. As recomendações personalizadas, simuladores de orçamento e assistentes virtuais são exemplos práticos dessas ferramentas práticas e úteis.

6. Imagens: prioridade n° 1 do Google

É inegável que o Google está dando mais relevância às imagens nos resultados de busca, então isso significa que otimizar essas fotos se torna tão importante quanto o conteúdo textual em si. Para atrair mais cliques e melhorar a classificação nos quesitos de SEO, imagens de alta resolução com descrições alinhadas à otimização do conteúdo são mais adequadas.

Uma dica prática é usar palavras-chave estratégicas no alt text e no nome dos arquivos. Por exemplo, em vez de um e-commerce de sapatos usar a descrição "IMG321.jpg" na imagem de um tópico, ele pode alterar para "sapato-oxford-preto-elegante-.jpg".

7. Modelos preditivos e inteligência artificial

A famosa inteligência artificial (IA) está revolucionando o marketing digital ao permitir que análises detalhadas e ações proativas aconteçam. Os modelos preditivos auxiliam as empresas a cogitar e entender as ações dos usuários e, logo, ajustar ideias e estratégias antes que oportunidades ou problemas ocorram.

Para personalizar a experiência do consumidor em uma escala elevada, algumas ferramentas como chatbots alimentados por IA e de sugestão de produtos podem ser utilizadas.

8. Marketing conversacional

O marketing conversacional é uma evolução do famoso atendimento ao cliente: ele possibilita que interações mais rápidas aconteçam por meio do uso de chatbots, mensagens instantâneas e assistentes virtuais. Como exemplo, imagine uma confeitaria que automatiza os pedidos por uma rede social e que permite dar ao cliente a oportunidade de escolher os produtos, ver a precificação e fazer o pagamento sem precisar de um atendimento humano.

9. Omnichannel

A estratégia do omnichannel é basicamente oferecer uma experiência integrada e encorpada ao cliente, independentemente do lugar em que o consumidor interaja com a marca, uma vez que integrar canais offline e online é uma necessidade nos dias atuais.

Por exemplo, um consumidor vê um produto atrativo no Facebook, adiciona-o ao carrinho de compras e depois vai até a loja física para verificar o item ao vivo. Essa parceria entre os dois locais fortalece a fidelidade e a confiança do comprador na sua marca.

10. Marketing de influência

Em 2025, o marketing de influência continuará com a sua relevância, mas com foco em pequenos influenciadores, pois esses perfis, por serem menores, disponibilizam um público mais concentrado e segmentado, sendo ideais para empresários que buscam resultados com aplicações menores.

Uma loja da sua própria cidade pode estabelecer parcerias com influenciadores da região para impulsionar os produtos e atrair novos consumidores que consideram recomendações originais com a ajuda do marketing de influência.

11. Marketing sustentável ou responsável

Para o público geral, marcas que levam em conta o compromisso e a fidelidade com práticas sustentáveis ou responsáveis são motivo de confiabilidade. Essas práticas incluem: campanhas que promovam a conscientização animal e ambiental até a preferência por embalagens ecológicas e naturais.

12. Realidade virtual e aumentada

A realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) estão transformando a experiência de compra dos consumidores, tornando-a mais atrativa e dinâmica. Imagine experimentar um óculos de sol de forma virtual e visualizar como uma cama ficaria em seu quarto. Tudo isso e muito mais é possível graças à tecnologia dos tempos atuais.

A dica é que empresas podem usar ferramentas online de AR muito acessíveis para possibilitar que os consumidores visualizem os produtos diretamente de seus celulares ou tablets.

13. Conteúdos rápidos e atrativos

Com a era da tecnologia que cerca o mundo, a atenção dos clientes está mais dispersa e difícil de ser capturada. Vídeos com duração curta, como os reels, shorts e stories, são excelentes para capturar a atenção de forma ágil e ainda engajar os consumidores de forma natural.

14. Pesquisas por voz e vídeo marketing

Os vídeos são o formato mais preferido dos consumidores na hora de navegar pela internet e a popularidade das pesquisas por voz também está mudando a maneira como os usuários se comportam na web. Sendo assim, os conteúdos devem estar otimizados para essa função. Por exemplo, os negócios podem usar isso ao criar tutoriais em vídeo e otimizar os websites para perguntas faladas.

Quais tendências do marketing digital do passado foram consolidadas?

Algumas táticas que eram visualizadas como tendência se transformaram em táticas consolidadas no mercado e que são fundamentais para o marketing digital. Confira:

  • Inbound: a metodologia do inbound marketing segue sendo a base para capturar e converter clientes por meio de conteúdos relevantes e úteis;
  • Podcasts e marketing de conteúdo: especialmente em nichos específicos do mercado, os podcasts surgiram para serem um formato competente em engajar e educar públicos-alvo;
  • Marketing para dispositivos móveis: ter uma estratégia de mobile-first é essencial com o grande número de interações humanas que acontecem por meio de dispositivos móveis;
  • Automação e big data: para permitir que até os pequenos empreendedores consigam personalizar suas campanhas, as ferramentas de automação e análise de dados estão cada vez mais descomplicadas e acessíveis;
  • Lei geral de proteção de dados: a fim de consolidar boas práticas do uso de dados, a LGPD trouxe mais confiança e transparência nas relações entre consumidores e marcas.

Como estar preparado para os negócios do futuro em 2025?

A principal dica para estar preparado para os negócios em 2025 é investir na tecnologia e no uso de ferramentas como VR, AR e IA. A coleta de dados próprios também é uma ótima alternativa, já que é com os dados que você, pessoa empreendedora, consegue personalizar interações — priorize sempre a experiência do seu cliente, com foco na acessibilidade e usabilidade.

Além disso, adaptar-se rapidamente no teste de novas estratégias constantes pode te deixar livre de imprevistos indesejados e perda de produtos e clientes. Nesse sentido, educar sua equipe é essencial para capacitá-los no acompanhamento de tendências do novo ano.

Ao seguir essas tendências do marketing digital para 2025, você preparará sua estratégia para os inúmeros desafios do mercado online. Invista sempre em inovação e na experiência do usuário (UX) e assegure que a relevância e sucesso da empresa na qual você gerencia vá para o topo.

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