Inbound e outbound são formas de aplicar estratégias de marketing em uma empresa. Enquanto o inbound busca apresentar conteúdos relevantes e criar um relacionamento com o cliente, o outbound utiliza propagandas digitais e físicas feitas de forma direta para vender um produto ou serviço.

Quer conhecer melhor essas técnicas? Então, aproveite esse conteúdo e descubra o que é o inbound e outbound, quais as diferenças, detalhes sobre prospecção e muito mais. Continue na página e confira!

O que é o inbound?

O inbound é uma estratégia de marketing de conteúdo que busca atrair os clientes. Traduzindo livremente para o português, significa "Marketing de atração". Ou seja, o objetivo principal dessa técnica é despertar o interesse do cliente para que ele venha livremente em busca dos serviços ou produtos da empresa.

Nas estratégias, o marketing digital é utilizado para uma atração dos clientes de diversas formas por meio de mecanismos de busca como o Google. As técnicas usadas incluem conteúdos de qualidade para o público, otimização do site e blog aliado às diretrizes de SEO, mídias sociais e ações off-line.

Após atrair o cliente, é o objetivo é criar um relacionamento com a mesmo por meio de conteúdos personalizados. Isso faz com que a empresa seja uma referência para o cliente em assunto específico, influenciando na jornada compra do usuário.

O que é uma prospecção inbound?

A prospecção inbound é uma técnica que busca atrair o público-alvo pela internet. Essa captação de possíveis clientes é feita por meio de conteúdos que tornam a empresa reconhecida em seu ramo de atuação. O vínculo criado com os clientes faz com que a empresa crie oportunidades de negócios vantajosas para os indivíduos.

Esse modelo de vendas utiliza de plataformas como webinars, redes sociais, vídeos, landing pages e vários outros, para se comunicar com o público-alvo. As estratégias mais utilizadas e relevantes são:

  • Marketing de conteúdo: com a produção de webinars, e-books, vídeos e outros;
  • Anúncios pagos: por meio de plataformas como o Google Ads, Facebook Ads e outras;
  • SEO: que objetiva ranquear as páginas de seu site de forma orgânica nos mecanismos de busca, como o Google.

O que é o outbound? Para que serve?

O outbound é o "marketing tradicional" no qual estamos acostumados. O objetivo principal dessa técnica é atrair clientes por meio de serviços ou produtos. Ou seja, o objetivo predominante é ir atrás do cliente e fazer com que ele compre, não existindo um interesse genuíno em criar um laço com o consumidor.

A estratégia cresceu muito em meios tradicionais de publicidade, como o rádio, TV, jornais, revistas, entre outros. Apesar disso, atualmente a técnica também está presente em meios digitais, com os e-mails em massa e anúncios pop-ups. Como o método não busca criar um vínculo com os clientes, as propagandas são mais abrangentes e menos personalizadas.

O que é atendimento outbound?

O atendimento outbound é uma estratégia ativa, onde os agentes das empresas entram em contato com as pessoas. Esse método é muito comum em vendas, cobranças, atualizações de cadastros e outros. Ele fica responsável por alcançar os clientes que alguma vez já tiveram algum interesse ou relacionamento com a empresa.

Existem diversas formas de realizar o atendimento outbound, entre elas: ligações telefônicas, e-mail marketing, panfletagem e muitas outras. Com a técnica, a empresa alcança o público desejado e apresenta suas soluções, focando sempre em converter vendas ao mostrar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Diferenças de inbound e outbound

Vamos comparar ambas as estratégias por meio de uma tabela. Confira:

Inbound Outbound
Busca entreter e atrair o público por meio de conteúdos de qualidade. Busca focar em propagandas feitas de forma ativa que divulgam diretamente os produtos e serviços ofertados.
O cliente é atraído e vem até a empresa. A empresa busca por seus clientes diretamente.
Tem um retorno sob o investimento lento. Tem um retorno sob o investimento rápido.
Os principais canais de comunicação são digitais, como blogs, sites, redes sociais e outros. A comunicação é feita por ligações, e-mails e mensagens diretas.
Comunicação indireta, pois busca interessar e atrair para depois vender. Comunicação direta, pois visa apresentar os produtos ou serviços e realizar vendas diretamente.
Comunicação feita em via dupla: diálogo e interação com os clientes. Comunicação unilateral feita muitas vezes por meios de comunicação de massa, como TV, rádio e jornais.
Relacionamento duradouro com o cliente. Oferta direta com pouco ou nenhum relacionamento com o cliente.

É possível mesclar o inbound e outbound?

É muito comum empresas utilizarem as duas estratégias, isto é, não é necessário escolher apenas uma delas. O primeiro fator a ser analisado é o ROI (retorno sobre o investimento), para entender melhor onde vale a pena investir para alavancar o negócio. Além disso, existem outros fatores que devem ser analisados para aplicar a técnica. Entre eles:

  • O público-alvo e seu perfil;
  • O processo de compra do consumidor;
  • O ticket médio da empresa;
  • O funcionamento das equipes de marketing dentro da empresa;
  • A gestão e organização do negócio.

Após identificado esses pontos, é possível tomar uma decisão e aplicar as estratégias. Se você deseja implementar essas estratégias de marketing em seu negócio, mas não conhece muito sobre seu público-alvo, aproveite para conhecer o Mosaic!

Mosaic é uma plataforma da Serasa Experian para te ajudar a encontrar o perfil de seus potenciais clientes. Com ele, você empreendedor consegue conhecer seu público alvo, obter insights valiosos e agregar mais inteligência em suas tomadas de decisão. Confira!

Esperamos que esse post tenha sido útil para você! Continue acompanhando o blog da Serasa Experian para mais conteúdos como esse. Até logo!