Sabemos que cada pessoa tem um horário em que costuma navegar e curtir mais as postagens do Instagram. Alguns preferem a parte da manhã, no almoço ou na parte da noite, após o trabalho. Desse modo, cada conta profissional reage de uma forma diferente dependendo do seu público-alvo.
Por isso, entender quais são os horários de pico para fazer as postagens é essencial, pois quanto mais pessoas estiverem ativas no momento e reagirem à publicação, melhor será para o engajamento da conta.
Quer entender melhor como funciona esse horário de pico na sua conta e como escolher o melhor horário para postar? Continue na Serasa Experian e compreenda mais. Boa leitura!
Como descobrir os melhores horários para postar no Instagram?
Para você descobrir quais são os horários de pico de cada dia da semana, a própria rede social conta com gráficos e dados completos. Confira o que analisar para descobrir os melhores horários:
Analise as informações do Instagram for Business
Essa é a ferramenta que permite obter todos os insights e dados que você tem na sua conta, mas, para isso, você precisa ter uma conta comercial. Caso não tenha, é necessário acessar as configurações e fazer a mudança de tipo de perfil.
Para acessar a área de insights é bem simples, basta ir ao seu perfil principal e clicar no botão com o mesmo nome. Assim, o aplicativo já vai mostrar todos os dados de horários.
Além de verificar os horários de pico, você também consegue analisar o número de acessos, cliques em links, visualizações e impressões em cada postagem. Para entender mais sobre esses números, confira nosso blogpost e entenda melhor sobre as métricas do Instagram.
Realize seus próprios testes
Caso você esteja começando agora ou queira entender mais a fundo, é interessante fazer alguns testes em horários diferentes para entender como cada postagem vai funcionar. Assim, poste todos os dias conteúdos com um tema parecido (mas não igual) em horários variados e fique observando como cada um deles reage.
Além disso, você sabia que enquetes funcionam também? Pois é! Pergunte, através de enquete, para as pessoas que te seguem, sobre os horários em que elas ficam mais logadas na rede social. Isso pode ajudar a descobrir qual seria o melhor horário para fazer as postagens do perfil. Geralmente, as pessoas respondem esse tipo de pergunta e você consegue ter um insight bem diferente e mais preciso vindo do seu público.
Use ferramentas e aplicativos
Além das ferramentas da rede social, há outros aplicativos que mostram como foi o desenvolvimento e desempenho de cada postagem. Assim, ele mostra a interação que houve em cada horário desde que a foto foi postada. Com isso, é possível verificar o horário que teve o maior pico e entender se não faz sentido começar a postar nesse horário para fazer testes.
Quais são os melhores horários para postar no Instagram?
No geral, o Instagram tem alguns horários bases para postar, que são:
Segunda-feira às 11h;
Terças e quartas-feiras das 10h às 14h;
Quintas e sextas-feiras das 10h ao meio-dia.
Mas dependendo do nicho e perfil de cada empresa, esses horários podem variar entre os dias e horas da semana. Confira os melhores horários para os seguintes perfis:
- Para organizações sem fins lucrativos:
- Para área da educação: às 10h na terça-feira;
- Para a área de saúde: às 7h na quinta-feira;
- Para área da tecnologia: às 8h na quarta-feira e às 10h na sexta-feira;
- Para restaurante: às 10h na quarta-feira;
- Para varejo: às 11h e/ou às 13h aos sábados;
- Para bens de consumo: às 15h às quartas e às 10h aos sábados;
- Para mídia: às 9h às quintas-feiras.
Como entender qual o meu público para definir o horário de postagem?
Além de entender quais são os horários de pico da sua rede social, compreender o seu público faz muita diferença quando o assunto é a postagem no Instagram. Afinal, se você tiver mais conhecimento sobre ele, é possível elaborar conteúdos mais assertivos e que atraiam ainda mais as pessoas que você quer atingir, ajudando a criar uma persona.
Para isso, você pode contar com uma solução da Serasa Experian, a Audiências Digitais. Essa é uma ferramenta que vai te ajudar a segmentar e entender o comportamento dos seus clientes, fornecendo dados exatos, como a linguagem que deve ter para passar a mensagem, a idade deles e outros pontos do perfil deles.
Dessa maneira, você consegue ter mais rentabilidade e aumentar o seu acesso nessa rede social que não para de crescer, conseguindo atrair mais usuários e deixar a sua marca com mais reconhecimento no mercado.
Portanto, antes de começar a postar na rede social, o ideal é entender melhor como o seu público-alvo se comporta, qual a faixa etária e o tipo de conteúdo que consomem na maior parte do tempo que ficam ativos no aplicativo.
Gostou do conteúdo? Navegue mais pelo blog da Serasa Experian e veja muito mais sobre como impulsionar suas redes sociais e ter mais insights sobre o seu público. Até a próxima!