Conhecer os conceitos do market share é muito importante para saber como uma empresa se comporta em relação à concorrência. O fato de os negócios atuais enfrentarem um cenário extremamente disputado dificulta bastante se destacar em meio a outros empreendimentos.

Logo, ter posse de algo que forneça a informação de quão influente o negócio se encontra diante de seus concorrentes é fundamental para saber quais atitudes tomar no futuro. Dada toda essa importância, é necessário conhecer as aplicações e a definição de market share.

Para você compreender melhor o tema, separamos alguns tópicos para explicar como o market share funciona e qual a sua importância atualmente para o marketing digital. Boa leitura!

O que é market share? Como funciona?

Market share pode ser definido como a quantidade de vendas efetuadas por sua empresa em comparação com a quantidade total de vendas registradas no mercado. Por meio de um cálculo simples e revelador, o negócio consegue comparar seu desempenho em relação ao mercado completo daquele tipo de produto/serviço.

Trazendo para uma definição menos matemática e mais conceitual, podemos enxergar o market share como um dos indicadores de verificação da influência da sua empresa perante o mercado. Para isso, são utilizados dados que contenham essas características e sempre é feita a comparação diante dos negócios mais influentes do mercado naquela área.

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Qual a importância do market share?

Com nossa definição, notamos que o market share é importante por revelar quanta influência no mercado a sua empresa possui. Com isso, o negócio pode priorizar uma tomada de decisões mais precisa para que o cenário seja melhorado para um nível estável e benéfico.

Por exemplo, suponhamos que queira saber se seu empreendimento teve bons resultados em determinada campanha em uma rede social. O cálculo do market share permite que você veja qual foi a parcela de vendas do negócio em comparação com os mais influentes e, portanto, se a estratégia traz bons resultados ou não.

Como calcular o indicador do market share?

O cálculo do market share é relativamente simples. Basta pegar a quantidade a ser analisada de determinado período e dividi-la pelo valor total correspondente ao mercado no mesmo espaço de tempo. Você terá a seguinte equação:

Valor do market share = (quantidade da sua empresa / quantidade total no mercado) x 100

Cabe ressaltar que a multiplicação por 100 foi incluída para fornecer o valor em porcentagem, facilitando, assim, a comparação. Por fim, é importante garantir que o período da organização e o do mercado estejam corretos para evitar um cálculo errôneo.

Apesar de ser uma conta simples, é notável como muitos fatores podem afetar os dados que fornecem o market share. Sendo assim, é possível analisar diversos pontos para entender qual foi o ganho da empresa comparado aos outros estabelecimentos. Alguns desses pontos são:

Público-alvo

O público-alvo é decisivo quando se trata de verificar a quantidade de pessoas com maior probabilidade de consumir da sua empresa e do mercado geral. Para fazer a avaliação com esse indicador, é necessário pegar o valor de clientes cadastrados e dividir pela quantidade de clientes que se encaixam no perfil estipulado.

Faturamento

O faturamento, logicamente, vai representar quanto seu negócio conseguiu lucrar com as ações em comparação aos outros. Igualmente às duas formas anteriores, basta dividir a receita obtida pelo seu negócio pela receita obtida por outros empreendimentos relevantes.

Apesar de aparentar ser mais simples, descobrir a quantia obtida por uma empresa concorrente não é tão fácil. Por isso, será necessário estimar alguns valores bem próximos ao que o cenário mostra a fim de ter maior precisão.

Valor de mercado

Esse indicador também é decisivo para o market share, pois mostra quanto seu negócio está avaliado em valores. O raciocínio é o mesmo: basta dividir o valor de mercado do seu empreendimento pelo somatório do valor dos negócios mais relevantes.

Comparar esse indicador com o da concorrência é indispensável para verificar quanto seu negócio vale a mais ou a menos em relação aos outros. Quanto mais alto ele for, mais significa que o seu empreendimento conseguiu se manter bem naquele período de análise.

Penetração da marca

Por último, a penetração da marca é muito importante para checar a opinião mais sincera dos compradores. Apesar de ser o método mais difícil devido à subjetividade, o que não nos permite montar uma expressão garantida de cálculo de market share, é o que mais oferece resultados do cenário geral da empresa em termos de popularidade.

Portanto, caso escolha essa opção, garanta bastante sinceridade do escolhido para fornecer os dados e utilize ferramentas mais sofisticadas. Dessa forma, é possível tratar as margens de erro com mais clareza e entender melhor as estatísticas obtidas.

Nesse ponto, é interessante buscar entender se os que já negociaram estão dispostos a fazer isso novamente e, ao mesmo tempo, atrair novos clientes para o negócio. Assim, o empreendimento pode perceber se a qualidade necessária foi entregue durante as vendas e, portanto, o que deve ser melhorado para aumentar a aprovação.

Como o market share auxilia o profissional de mídia?

Percebemos até o momento como o market share é capaz de fornecer ideias valiosas quando se trata de nortear a empresa. Nesse cenário, o profissional de mídia é quem mais recebe benefícios do uso desse indicador, pois pode auxiliá-lo em diversos fatores, como:

1. Ajuda na criação de novas campanhas

Ao saber o grau de participação que o negócio tem no mercado, é possível criar campanhas mais eficazes e, consequentemente, ter mais sucesso. Além disso, muitas empresas podem descobrir onde têm mais chances de obter um market share positivo.

2. Permite que faça trabalhos inovadores

Executar trabalhos inovadores é um dos pontos mais interessantes nesse processo, especialmente para os negócios que se destacam no mercado. Dessa forma, é possível entender o que eles fazem para implementar melhorias e inovações no empreendimento.

Suponhamos que, durante as análises, você descobriu que determinada organização contém 35% das vendas de um produto X. O ideal é entender o que esse negócio faz e, por meio desse estudo, conhecer os investimentos necessários a serem feitos na sua própria empresa.

3. Estabelece uma sintonia com o público-alvo

O uso inteligente do market share permite estabelecer uma forte sintonia com o público-alvo, justamente porque o negócio sabe onde se destaca. Com esse conhecimento, a empresa pode aplicar alternativas para melhorar a qualidade do modo como os usuários interagem com o empreendimento e, dessa forma, elevar suas relações.

É o caso de clientes que falam sobre algumas empresas que parecem saber exatamente qual é o problema deles na hora de propor as soluções. Portanto, observe que investir nessa área não só ajuda a aumentar a quantidade de vendas, como também auxilia bastante na popularidade da marca.

Como entender mais sobre o público-alvo para as campanhas de mídia?

O entendimento sobre o público-alvo em campanhas de mídia pode ser aprimorado com o Mosaic da Serasa Experian. A ferramenta é reconhecida em mais de 29 países e oferece uma amplitude gigantesca de recursos necessários para analisar seu público-alvo e segmentá-lo da melhor forma possível!

Com base em estudos aprofundados sobre características essenciais, como estilo de vida e comportamento, o Mosaic proporciona uma gama de informações. Com a capacidade de combinar mais de 400 variáveis, ele assegura a precisão necessária para identificar com exatidão várias informações que a marca precisa para o dia a dia.

Afinal, o conhecimento sobre o público-alvo é indispensável para o sucesso de qualquer campanha em mídia. Por isso, não deixe seu negócio sem essa garantia de segurança e conheça mais sobre nosso serviço.

Aqui, observamos como o market share pode ser decisivo para os mais diversos negócios. Seu cálculo e suas ideias revelam muitas informações sobre o cenário em que o empreendimento se encontra, podendo ser o primeiro passo para resolver pendências em setores essenciais e na elaboração de campanhas ainda mais adequadas ao momento da empresa.

Quer compreender mais sobre outras estratégias de marketing? Navegue pelo blog da Serasa Experian e leia outros conteúdos. Até a próxima!