Diante do avanço da tecnologia e de ferramentas que direcionam melhor as vendas e a publicidade das empresas, a location intelligence (LI) surgiu como uma ferramenta com alto potencial para mensurar grandes quantidades de dados estratégicos.

Diferentemente de outras metodologias que enriquecem dados geoespaciais, como o geotagging, por exemplo, a LI filtra informações relevantes que impactam positiva e diretamente a produtividade de gestão empresarial, seja com dados climáticos, de perfil, financeiros, sociais, de infraestrutura, entre outros.

Se você deseja saber mais sobre todas as vantagens que esse sistema pode trazer e ainda descobrir como implementar na sua organização de forma prática e fácil, não perca tempo e confira este conteúdo!

Location intelligence e sua importância estratégica em mídia

Diante do avanço da tecnologia e de ferramentas que direcionam melhor as vendas e a publicidade das empresas, a location intelligence (LI) surgiu como uma ferramenta com alto potencial para mensurar grandes quantidades de dados estratégicos.

Diferentemente de outras metodologias que enriquecem dados geoespaciais, como o geotagging, por exemplo, a LI filtra informações relevantes que impactam positiva e diretamente a produtividade de gestão empresarial, seja com dados climáticos, de perfil, financeiros, sociais, de infraestrutura, entre outros.

Se você deseja saber mais sobre todas as vantagens que esse sistema pode trazer e ainda descobrir como implementar na sua organização de forma prática e fácil, não perca tempo e confira este conteúdo!

O que é location intelligence?

A location intelligence, conhecida como geomarketing ou inteligência de localização, é um método para obter conhecimento estratégico, insights e planejar metas de médio e longo prazo para as empresas, por meio da análise de informações filtradas por localização e contidas em dados de Big Data.

Esses dados são específicos e, quando selecionados como filtro, coletam números demográficos, de meio ambiente, tráfego, econômicos, empresariais, climáticos, pontos de distribuição e de perfis de consumo em determinado território.

Essa disposição relaciona os resultados empresariais com os dados da localização, fazendo com que a gestão da instituição consiga melhorar a distribuição de produtos, expandir o faturamento dos negócios, aumentar a carteira de clientes e até desenvolver estratégias de vendas como o cross-selling e upselling.

Além disso, a LI pode ser aplicada nos mais diversos setores de pequenas, médias e grandes empresas, como alimentício, de ensino, varejo, farmacêutico e industrial. Mas qual é, realmente, a importância da location intelligence para as empresas? Continue a leitura para descobrir!

Qual a importância da location intelligence?

Como vimos, a location intelligence é uma ferramenta poderosa de coleta de dados que pode contribuir grandemente para o desenvolvimento de estratégias de mercado, personalização de serviços, avaliação de impactos, melhora da cadeia de suprimentos, análise de concorrência e até para a sustentabilidade econômica.

Os maiores líderes de negócios e governos do mundo já adotam a tecnologia de localização para atender a uma enorme quantidade de necessidades empresariais e populacionais. Isso envolve desde a localização ideal na seleção de pontos para o varejo, a construção de infraestruturas e a previsão de dados climáticos até o gerenciamento automatizado de ativos em tempo real.

A Casa Branca, por exemplo, compartilha os dados obtidos pela LI em um portal de riscos climáticos para que líderes comunitários e residentes possam entender os perigos climáticos atuais e futuros que eles enfrentam.

Já o Aeroporto Internacional de Miami adotou um fluxo de trabalho totalmente digital, com aplicativos desenvolvidos com tecnologia de sistema de informação geográfica (GIS) que capturam a localização de cada entrada de dados, usam menus suspensos para agilizar a manutenção de registros e podem anexar fotos às descrições de texto.

Essa tecnologia realiza inspeções especiais e periódicas que podem detectar quaisquer impactos das frequentes tempestades tropicais e furacões que atingem a área. Além disso, captura detalhes de qualquer incidente ou acidente que envolva aeronaves.

Só com esses exemplos, já dá para perceber que a location intelligence não é pouca coisa, né? E para ficar ainda mais fácil de visualizar, confira no próximo tópico a infinidade de benefícios que a inteligência de localização pode proporcionar quando incrementada em uma empresa!

Quais são os benefícios da location intelligence?

Um dos principais benefícios do geomarketing ou location intelligence é a possibilidade de realizar uma análise interativa de múltiplas camadas de dados, de acordo com seus filtros de segmentação. A conversão desses dados brutos gera insights valiosos, que capacitam tomadas de decisão imediatas e estratégicas.

Mas não fica restrito a isso. Do governo ao varejo, a inteligência de localização capacita praticamente tudo para análise e desenvolvimento de gêmeos digitais, desde a otimização da cadeia de suprimentos até a resiliência climática. Confira, a seguir, alguns dos pontos mais significativos:

  • Fornecer informações importantes sobre modernização de infraestrutura, sustentabilidade, mudanças climáticas, gestão ambiental e equidade social;
  • Comparar vendas esperadas de localidades diferentes e instalar novos canais em locais com maior potencial de desenvolvimento;
  • Possibilitar um grande poder de segmentação, delimitando a localização exata e os pontos de maior circulação e interesse dos potenciais clientes;
  • Reduzir custos em áreas com gestão de resíduos, iluminação e transporte público com dados de sensores;
  • Modelar riscos para planejar, subscrever e reagir de forma rápida e mais eficaz em seguros;
  • Desenvolver a geração de leads novos e comunicações personalizadas quando direciona conteúdos que têm como base a localização dos usuários;
  • Convergir a totalidade de canais de transmissão e distribuição online e offline, fazendo com que o cliente omnichannel tenha uma boa experiência, independentemente da rede;
  • Aumentar a taxa de conversão, o que faz com que a empresa atinja os consumidores no local e horário adequados;
  • Otimizar as redes de distribuição, força de vendas, estratégias de marketing e gestão comercial.

Além de todas essas vantagens, utilizar o geomarketing como ferramenta de gestão colabora para o planejamento e análise da eficácia de campanhas publicitárias, minimização da degradação ambiental – como poluição atmosférica e propagação de incêndios florestais – e identificação e prevenção de padrões de fraude contra empresas com grandes movimentações financeiras.

Mas não adianta conhecer todas essas vantagens e deixar passar a oportunidade de trazê-las para dentro da sua empresa, não é mesmo? Por isso, elaboramos um passo a passo prático que pode te ajudar a utilizar a location intelligence nas estratégias de marketing e alavancar ainda mais o reconhecimento da marca. Pegue papel e caneta para não perder informações e vamos lá!

Como usar location intelligence nas suas estratégias de marketing?

Além da ampla capacidade de atingir a maioria dos setores que envolvem a obtenção de dados para as empresas, a location intelligence atua como um grande impulsionador de estratégias de marketing e publicidade.

Essas métricas podem ajudar a segmentar melhor o público-alvo, entender suas necessidades e seus gostos, identificar tendências locais e perceber novas oportunidades de vendas em pontos estratégicos. Agora, veja as melhores formas de utilizar a LI como ferramenta para estratégias de marketing:

1. Mapeie e analise sua concorrência

Um dos mais importantes benefícios da location intelligence é a possibilidade de analisar com precisão a concorrência e suas principais tendências.

Você ainda pode mensurar esses dados de localização para compreender melhor o comportamento dos consumidores de acordo com cada empresa de diferentes regiões e, assim, aprimorar ainda mais estratégias para desenvolver potenciais competitivos que destacarão sua marca no mercado.

2. Segmente os tipos de mercado e a audiência geográfica

Sem dúvida, o geomarketing impacta fortemente a segmentação de mercado e definição do público-alvo das empresas. A partir das informações geográficas, é possível descobrir com precisão o tipo de cliente que sua marca alcança, conhecer seus gostos, como se comporta, preferências e mais.

No entanto, fazer todo esse trabalho manualmente pode ser meio puxado, não é? Para isso, existem ferramentas automatizadas de location intelligence que fazem todo esse processo demorado e trazem muito mais precisão nos resultados.

O Mosaic, por exemplo, é uma solução da Serasa Experian que se adequa perfeitamente a essa situação. Com um completo estudo analítico e estatístico sobre estilo de vida, comportamento e outras características da população, a ferramenta combina mais de 400 variáveis que classificam a população em 12 grupos e 40 segmentos com base em características possivelmente semelhantes.

Assim, é possível obter dados sobre os principais aspectos dos consumidores e desenvolver insights valiosos para gerar novas oportunidades de venda, criar abordagens personalizadas de acordo com o perfil de cada grupo ou segmento que deseja atingir e, ainda, dimensionar o potencial do mercado para expandir seus negócios.

3. Otimize seus pontos de venda e expanda seus negócios

Com uma segmentação eficiente em mãos e dados geográficos das empresas concorrentes, fica muito mais fácil desenvolver planos de expansão e otimizar seus pontos de venda para localidades estratégicas.

Utilize as informações para conhecer o perfil dos habitantes da área, concorrentes presentes na rua, no quarteirão ou bairro desejado, se existe um bom volume de demandas na região e o potencial e viabilidade de sua marca se destacar.

Assim, você descobre mais oportunidades de vendas estratégicas, como upselling, evita gastos desnecessários com trabalhos que envolvem pesquisa de campo e ganha tempo para direcionar esforços para levar sua empresa a locais que vão promover um verdadeiro crescimento financeiro.

Além dessas dicas principais, você pode usar a location intelligence de forma ainda mais estratégica. Veja:

  • Analise padrões de tráfego e movimentação para distribuir materiais promocionais, como anúncios em pontos de ônibus, outdoors e outros meios de publicidade física;
  • Identifique eventos locais relevantes para sua marca, como patrocínios ou apenas a participação, fortalecendo a presença do negócio na comunidade local;
  • Monitore a localização dos usuários que se conectam com a sua marca e interaja com seus clientes através de menções e publicações com hashtags exclusivas, para gerar maior alcance e captar leads.

Viu só como usar a location intelligence pode ser vantajoso em vários quesitos para todos os tipos de empreendimento? Independentemente da motivação ou do objetivo, o geomarketing impacta positivamente todos os aspectos que envolvem a obtenção de resultados em curto, médio e longo prazo.

Agora que você entendeu tudo o que precisava sobre essa visionária ferramenta, que tal descobrir também o que é o método OKR e o que fazer para gerir sua empresa e definir objetivos e resultados-chave de uma forma muito mais inovadora? Esperamos você lá!