O LinkedIn é uma rede social essencial para o posicionamento de uma marca. Essa plataforma promove diversos benefícios para a empresa poder mostrar seus produtos e serviços e ter conexões com novas pessoas que podem gerar parcerias ou contratações.

Dentro dessa rede, você pode construir um perfil corporativo estruturado que pode levar a empresa ao sucesso no mercado, porém, deve-se entender como essa plataforma funciona, como criar uma conta atrativa e o que postar dentro dela para ter um bom alcance. Continue sua leitura e entenda!

O que é o LinkedIn?

Essa rede social surgiu no ano de 2003 e hoje está entre as 10 redes sociais utilizadas para impulsionamento, com mais de 774 milhões de usuários. Essa plataforma é considerada a rede social mais profissional do mundo, onde ela é essencial para coletar informações profissionais relacionadas a carreiras, cursos, ideias, histórico educacional e muito mais.

O LinkedIn serve como uma compilação de informações cruciais para entender melhor as pessoas/empresas e sua cultura de formação. A rede tem como missão principal centralizar informações fundamentais relacionadas à trajetória profissional do usuário ou da organização, criando uma ampla página que permite que outros conheçam em detalhes a respeito da empresa ou da pessoa.

Além disso, a plataforma possibilita postagens, divulgações de emprego e eventos, criação de portfólio e publicação de fotos, para que assim, tenha um perfil completo que seja atrativo para os usuários que passam por ali.

Nessa rede é possível desfrutar de estratégias para aumentar a presença online, construir uma reputação no mercado e criar conexões profissionais que possam alavancar as oportunidades de negócios e vendas.

Para que serve o LinkedIn para empresas?

O LinkedIn é essencial para as empresas, onde elas podem utilizar desta rede para promover seu negócio, compartilhando conteúdos relevantes que abordam os assuntos que fazem sentido para o negócio e o ajudam a se conectar com o público-alvo e outras empresas de áreas semelhantes. De modo geral, esse marketing na rede auxilia na visibilidade da organização.

Outro ponto relevante ao se destacar, é a possibilidade de se conectar com outros profissionais de empresas que podem contribuir com parcerias e networking importantes para o negócio.

Também podemos citar a função de recrutamento que muitas empresas utilizam para divulgar as oportunidades de emprego e pesquisar candidatos pela plataforma, analisando os perfis que mais se encaixam na vaga.

Além disso, as empresas podem explorar o LinkedIn para identificar os leads qualificados, o que seria uma boa oportunidade de negócio, por meio de conexões diretas, conteúdos publicados e grupos.

Podemos ressaltar um ponto importante muito trabalhado no marketing, sendo a pesquisa de mercado e análise de concorrentes. Dentro da plataforma do LinkedIn, podemos acompanhar outras empresas, ver o surgimento de tendências e analisar as atividades dos concorrentes.

Essa plataforma ajuda a desenvolver uma criação de relacionamentos profissionais e aumenta a presença digital em uma rede social de grande valor. No entanto, o LinkedIn oferece diversos recursos e oportunidades para todos os tipos de empresas e profissionais. Dentro dela, é possível traçar estratégias de acordo com o seu negócio.

Como criar uma conta do LinkedIn para empresa

Com diversos benefícios oferecidos pelo LinkedIn, é indispensável a participação de uma empresa ou profissional com foco em aumentar sua visibilidade na internet e traçar estratégias para aumento. Para criar a conta é muito simples, veja:

  1. Inicie o LinkedIn no seu navegador e faça o login na sua conta pessoal;
  2. Acesse o menu "Soluções" localizado no canto superior da página;
  3. Clique na opção "Criar uma LinkedIn Page +";
  4. Escolha o tipo de página que corresponda à categoria da sua empresa;
  5. Preencha o formulário para o qual será redirecionado, incluindo informações como o logotipo, URL, site, setor de atuação e outros dados relevantes;
  6. Revise o resultado na pré-visualização;
  7. Declare que você é o representante oficial da organização;
  8. Por fim, clique em "Criar página".

Como criar conteúdo relevante para publicar no LinkedIn?

O LinkedIn é um rede social voltada para o mercado, ou seja, de cunho corporativo. Portanto, as publicações dentro dessa plataforma se diferenciam das outras redes sociais como Facebook e Instagram. As publicações são importantes para construção de autoridade na empresa e melhorar sua reputação, mas para isso, os posts devem ser assertivos.

Para ter um aumento de autoridade e presença online por meio do LinkedIn, é necessária uma constância na publicação de conteúdo e interações em outros perfis também.

Crie publicações com títulos atraentes, que chamem a atenção do leitor, mas que não sejam enganosas. Além disso, faça textos com conteúdos relevantes, que façam sentido ao nicho da empresa. Escolha imagens que se destacam, possuam boa qualidade e sejam atraentes.

Ao fazer uma postagem na rede social, a escolha de uma boa imagem, elaboração do texto e link de direcionamento fazem muita diferença para atrair o cliente. Esse interesse pode ser gerado por curiosidade ou por identificação com o conteúdo, por isso, essas informações são importantes. Para melhorar ainda mais sua presença no LinkedIn, faça publicações relacionadas a:

  • Premiações e qualificações;
  • Certificações e conquistas;
  • Eventos e feiras que sua empresa participou;
  • Depoimentos de clientes ou colaboradores satisfeitos;
  • Bastidores que mostram a cultura da empresa;
  • Textos autorais sobre do setor de atuação da empresa;
  • Compartilhamento de conteúdo relevante, como artigos e notícias relacionados ao seu campo de expertise.

O que é o LinkedIn premium para empresas

O LinkedIn premium é uma extensão paga da rede social. Ele oferece aos usuários acesso a uma série de ferramentas exclusivas, como, palestras, cursos, recursos de conexão com qualquer pessoa da plataforma, permite análise de dados de visitações no perfil, entre outros.

É um plano benéfico que a partir dos dados oferecidos, podem ser usados de forma estratégica. O LinkedIn premium é focado em dois grupos principais de usuários: vendedores cujo objetivo é aumentar as vendas e recrutadores para auxiliar os candidatos qualificados a encontrarem as vagas postadas por eles.

Para que serve o LinkedIn Ads?

O LinkedIn Ads é uma ferramenta de impulsionamento dos conteúdos de um perfil por meios de anúncios direcionados ao público-alvo da empresa, também conhecido como tráfego pago da plataforma. De modo geral, ele busca leads mais qualificados através dos anúncios.

Além disso, auxilia no aumento de visualizações dos seus conteúdos, potencializando os resultados. Há maneiras que ele possibilita fazer o anúncio desejado, conforme a necessidade do perfil.

Qual a importância de ter o LinkedIn?

Essa plataforma é essencial para um profissional ou empresa, afinal, ela oferta diversas vantagens para os interessados, resultando no atingimento dos objetivos do perfil. Entenda mais sobre os benefícios dessa rede social:

Maior a proximidade com o público-alvo

O LinkedIn promove a comunicação direta entre a empresa e todos que estejam na plataforma, auxiliando na melhor interação entre o público interno e externo da organização. É uma abordagem que cria um ambiente onde as pessoas se sentem à vontade para dar feedback e sugestões. Com isso, faz com que a empresa melhore nos seus aspectos que faz com que a equipe seja eficaz.

Posicionamento de empresa

O LinkedIn permite que a empresa realize publicações e compartilhe seus princípios, objetivos e projetos. Desta forma, contribui para ampliar a visibilidade e envolver as pessoas que interagem com o perfil. Com os posts, é possível harmonizar a cultura organizacional do seu empreendimento.

Além disso, é uma maneira de conectar os indivíduos que possuem objetivos parecidos aos da empresa, sejam eles ambientais, sociais e outros.

Facilita a busca por profissionais

Um dos objetivos principais da rede social é a busca por profissionais qualificados de forma mais simplificada. Ao anunciar uma vaga de emprego na plataforma, é possível criar conexões e realizar a troca de interações com pessoas que possam fazer parte da equipe da empresa futuramente.

Os candidatos têm a oportunidade de avaliar diversas informações para determinar sua compatibilidade com a empresa. Isso resulta em uma considerável economia de tempo desde a publicação da vaga até a efetiva contratação. Além disso, o LinkedIn auxilia na harmonização do perfil do candidato com as necessidades do negócio.

Conte com as soluções da Serasa Experian para segmentar seu público!

A Serasa Experian conta com o portfólio de dados mais completo do Brasil e oferece diversas soluções de análise de público e segmentação de campanhas. Desta forma, você pode aprimorar suas estratégias com uma segmentação mais precisa ao seu público-alvo.

Essas soluções te ajudam a realizar campanhas e estratégias assertivas para atingir o público certo, ajudando a melhorar sua base de leads qualificados. Com isso, os investimentos são mais eficientes e possibilitam o aumento de engajamento. Além disso, permite que a sua empresa conheça melhor os usuários que a acompanham, podendo oferecer melhor experiência de interação.

Conheça mais sobre a Serasa Experian e como ela pode alavancar sua empresa com soluções precisas e valiosas. A Serasa está à sua disposição para tornar seu investimento rentável, com estudos, insights e segmentações que aceleram seu desempenho. Até a próxima!