Todas as organizações que desejam se destacar dos seus concorrentes no mercado precisam realizar ações de marketing e mídia que sejam relevantes para o período atual. O marketing sazonal é utilizado para garantir a fidelização dos clientes, mas para isso, é preciso conhecer o calendário de datas comemorativas para identificar as melhores oportunidades de ações.

Com o início do ano se aproximando, é fundamental entender quais são as datas comemorativas e os feriados em janeiro para realizar ações com potencial de resultados. Continue conosco para ficar por dentro do calendário completo do mês!

Quais são as datas comemorativas e os feriados em janeiro?

Janeiro é um mês que exige muitas ações de marketing sazonal, afinal, os consumidores acabaram de passar pelas festas de fim de ano e estão se recuperando financeiramente das compras realizadas no período. Por isso, esse é o momento ideal para investir em ações de fidelização e de relacionamento com os clientes da organização.

Para isso, podem ser realizadas diferentes campanhas ao longo do mês. As opções variam muito conforme o nicho da organização, afinal, é essencial desenvolver ações relacionadas com os valores da empresa em questão. Veja a lista de feriados em janeiro para marcar sua presença no mercado:

Dia 1: Ano-Novo

Também conhecido como “Dia da Confraternização Universal”, o Ano-Novo é um feriado nacional instituído pelo presidente Getúlio Vargas, em 1935. O propósito dessa data é celebrar e incentivar a união entre os diferentes povos. Por esse motivo, é uma celebração que transmite uma mensagem de amizade e companheirismo entre todos.

Aproveitando essa deixa, é possível realizar ações de fidelização com os clientes, visando agradecer a parceria pelo ano anterior e deixando claro a expectativa desse relacionamento permanecer ao longo do ano que se inicia. Para isso, é possível realizar campanhas com o uso de marketing de conteúdo e outras estratégias relevantes.

Por exemplo, se a organização possui uma presença muito forte nas redes sociais, é possível investir em ações de tráfego pago para atrair novas pessoas para o negócio. O importante é reforçar a mensagem proporcionada por essa data tão importante.

Dia 4: Dia Mundial do Braille

Conforme comentado anteriormente, as ações de marketing sazonal realizadas em uma organização precisam estar alinhadas com os objetivos e os valores da própria empresa. Para isso, é importante reconhecer e aproveitar datas diversas, desde que elas transmitam a mensagem desejada pelo negócio.

Uma das datas comemorativas de janeiro que pode ser comemorada é o Dia Mundial do Braille. A data foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2018. Ela está interligada com a conscientização sobre a importância do Braille como forma de comunicação para pessoas cegas ou com baixa visão.

Esse é um sistema de comunicação usado em todo o mundo por pessoas com deficiência visual. Se o seu negócio possui como valor e aplica a inclusão e a diversidade na prática, realizar alguma campanha de conscientização pode ser uma ótima ideia! Além de mostrar aos consumidores a importância dessa comemoração, pode expressar com mais clareza os princípios que norteiam a organização.

Dia 6: Dia de Reis

O Dia de Reis é uma data comemorativa que marca o encerramento da época de Natal. Essa comemoração cristã marca o dia em que os três reis magos (Belchior, Gaspar e Baltazar) encontraram o local de nascimento de Jesus e lhe ofereceram presentes.

Mesmo que a sua organização não realize campanhas em datas comemorativas religiosas, é possível aproveitar a data para realizar uma ação voltada para o fim do Natal, como uma promoção especial ou cupons de descontos exclusivos.

Por outro lado, caso a empresa participe do nicho religioso, essa é a oportunidade perfeita para aproveitar o Dia de Reis com campanhas de outbound e inbound marketing.

Dia 9: Dia do Fico

“Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico”. Essa frase declarada por Dom Pedro I é a responsável pela origem dessa comemoração. O feriado em janeiro do Dia do Fico comemora a afirmação do homem que permaneceria no Brasil, mesmo contrariando a corte portuguesa que desejava que D. Pedro I voltasse para Portugal.

Essa data comemorativa é um passo muito importante para o Brasil, visto que foi um marco que levou, futuramente, à independência do país. Por não ser um dia muito conhecido, as organizações podem aproveitar esse marco para fazer postagens nas redes sociais como curiosidades.

Apesar disso, assim como as demais datas postadas, é importante que os gestores de mídia reconheçam a validade de realizar uma ação do tipo a depender do nicho de atuação do negócio.

Dia 21: Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

O dia 21 é mais um dos feriados em janeiro que proporciona às empresas a oportunidade de expressar seus valores por meio de campanhas de tráfego orgânico e pago bem direcionadas e alinhadas aos princípios das organizações.

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa foi instituído em 2007 e é celebrado em homenagem à Ialorixá baiana Gildásia dos Santos e Santos, fundadora do terreiro de candomblé Ilê Axé Abassá. Apesar disso, na mesma data, também é comemorado o Dia Mundial da Religião, criado pela Assembleia Espiritual Nacional e impulsionada pelos Bahá'ís, uma religião fundada por Bahá’u’lláh, na Pérsia.

Ambas as datas promovem a conversa entre pessoas de diferentes religiões, visando incentivar o respeito e a tolerância entre todos. Essa é uma oportunidade muito grande para os negócios que desejam se posicionar no mercado contra a intolerância religiosa. Por isso, é possível realizar campanhas educativas que incentivam o diálogo inter-religioso.

Dia 29: Dia Nacional da Visibilidade Trans

Nesse ponto, é possível compreender a importância de transmitir os valores da organização nas ações de marketing, não é mesmo? Fazendo isso, a organização pode atingir um público-alvo mais segmentado e que se identifica com os princípios pregados, fazendo com que eles se fidelizem à empresa.

O Dia Nacional da Visibilidade Trans também traz essa oportunidade para as organizações. Essa data comemorativa de janeiro tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do combate ao preconceito sofrido pelas pessoas transsexuais que, muitas vezes, sofrem com violências físicas e psicológicas.

É possível realizar ações de conscientização sobre esse assunto de diversas formas, incluindo postagens nas redes sociais e campanhas de marketing social. O importante é conhecer seu público-alvo para desenvolver posts criativos, assertivos e bem direcionados.

Dia 30: Dia da Saudade

Existem pessoas que são muito queridas e fazem falta em nossa vida quando se vão ou ficam longe por motivos diversos. O Dia da Saudade é uma data comemorativa de janeiro que visa relembrar essas pessoas tão importantes.

Essa é uma oportunidade muito grande para as organizações demonstrarem aos seus clientes que não compram há um tempo que estão com saudades deles. Isso pode ser feito por meio de mensagens para os consumidores, como:

  • “Olá, (nome do cliente)! Hoje é comemorado o Dia da Saudade e estamos passando para falar que estamos com saudade de você. Temos muitas novidades em nossa empresa, por isso, aproveite esse cupom de 5% de desconto para adquirir os melhores produtos do mercado!”.

Além de demonstrar que a organização sente falta desse cliente, ofereça formas para ele voltar a fazer negócios com a empresa, como cupons de desconto, ofertas especiais ou a possibilidade de participar de um sorteio.

Veja as outras datas comemorativas de janeiro!

Agora que já te apresentamos alguns feriados de janeiro, não poderíamos deixar de comentar sobre algumas ocasiões menores, mas que merecem o devido destaque. Afinal, existem diversas datas comemorativas de 2024 que merecem atenção, visto que podem trazer ótimos resultados para as campanhas de marketing de uma empresa. Confira:

  • Dia 1: Confraternização Universal (Ano-Novo) e Dia Mundial da Paz;
  • Dia 2: Dia do Sanitarista;
  • Dia 3: Dia do Juiz de Menores;
  • Dia 4: Dia Mundial do Braille, Dia do Hemofílico e Dia Nacional da Abreugrafia;
  • Dia 6: Dia da Gratidão;
  • Dia 7: Dia do Leitor e Dia da Liberdade de Cultos;
  • Dia 8: Dia do Fotógrafo;
  • Dia 9: Dia do Fico e Dia do Astronauta;
  • Dia 11: Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos;
  • Dia 12: Dia do Empresário Contábil;
  • Dia 14: Dia do Enfermo;
  • Dia 15: Dia Mundial do Compositor, Dia Nacional do Jogo Limpo e de Combate ao Doping nos Esportes e Dia do Adulto;
  • Dia 16: Dia do Cortador de Cana-de-açúcar;
  • Dia 17: Dia dos Tribunais de Contas do Brasil;
  • Dia 18: Dia Internacional do Riso, Dia do Esteticista, Dia da Universidade, Dia da Manicure e Dia Nacional do Krav Maga;
  • Dia 20: Dia Nacional da Parteira Tradicional, Dia do Farmacêutico e Dia Nacional do Fusca;
  • Dia 21: Dia Mundial da Religião;
  • Dia 23: Dia Internacional da Medicina Integrativa;
  • Dia 24: Dia dos Aposentados, Dia Internacional da Educação, Dia da Previdência Social e Dia Mundial da Cultura Africana e Afrodescendente;
  • Dia 26: Dia Mundial da Educação Ambiental;
  • Dia 28: Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo;
  • Dia 30: Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, Dia da Saudade, Dia Mundial da Não Violência e Cultura de Paz e Dia do Padrinho;
  • Dia 31: Dia do Mágico e Dia do Engenheiro Ambiental.

Como fazer campanhas de marketing digital com excelência?

Ao contrário do que muitos acreditam, as ações de marketing digital não se resumem a apenas publicações nas redes sociais, como o Instagram para empresas. Diversos aspectos do negócio são envolvidos, como sites, landing pages e mais. Por isso, é importante entender a forma correta de desenvolver campanhas de sucesso. Para te ajudar, selecionamos algumas dicas. Confira:

1. Crie um planejamento estratégico das datas relevantes

Planejar todas as ações que serão realizadas durante o ano é fundamental, afinal, ter um tempo de antecedência para o andamento das campanhas sazonais é essencial para colher bons resultados. Por isso, escolha os feriados mais adequados para o nicho da organização e entenda se eles estão de acordo com a visão, a missão e os valores do negócio.

2. Transmita os valores da organização

Ao longo desse conteúdo, destacamos a importância de desenvolver ações de marketing sazonal correspondentes aos valores pregados pelas empresas. Afinal, as campanhas são feitas com o objetivo de se aproximar do público e, consequentemente, aumentar o faturamento da organização.

Para isso, é necessário demonstrar quais são os princípios valorizados pelo negócio. Dessa forma, é possível atingir pessoas interessadas sobre o assunto e que se identificam com a sua marca. Assim, a empresa consegue conquistar clientes mais leais à marca.

3. Aposte na segmentação de público

Conhecer quem é o seu público-alvo é essencial para desenvolver campanhas bem elaboradas e direcionadas para as pessoas corretas. Assim, as ações de mídia da organização são mais assertivas e possuem um potencial de resultados maior.

Para isso, as organizações precisam entender características comportamentais, demográficas, hábitos de consumo e aspectos financeiros. Esse estudo pode ser realizado de diferentes formas, incluindo pelo uso de ferramentas específicas.

Por exemplo, a Serasa Experian possui diversas soluções de análise de mercado e segmentação de campanhas. Com elas, você pode enriquecer sua base de dados para compreender o perfil comportamental, demográfico e financeiro dos seus clientes. Assim, suas campanhas de marketing se tornam ainda mais assertivas. Acesse o site e conheça!

4. Estabeleça métricas e acompanhe os resultados

Por último, e não menos importante, você deve estabelecer os principais indicadores de desempenho para o e-commerce ou organização física. Com isso, você conseguirá compreender o desempenho das campanhas realizadas, sejam elas anúncios, posts e ofertas.

Ao realizar esse estudo, torna-se mais fácil entender quais aspectos podem ser melhorados para atingir resultados mais satisfatórios para a empresa. Alguns exemplos que podem ser analisados são: indicadores de produtividade, qualidade, capacidade, estratégicos, de lucratividade e muito mais.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo! Os feriados em janeiro são uma ótima oportunidade para conseguir bons resultados por meio do marketing sazonal. Ao realizar as campanhas certas, bem planejadas e segmentadas para o público correto, é possível alcançar todos os objetivos propostos pela organização.

Aqui no blog da Serasa Experian, você encontra muitos outros materiais como este para realizar ações de mídia cada vez mais assertivas para o seu negócio. Continue nos acompanhando e não perca nada! Até a próxima.