A festa natalina passou e é hora de esvaziar os estoques e investir em ações para estimular as vendas no período pós-festas. Mas como liquidar e ainda garantir lucro? Após o período de vendas e compras de Natal, os lojistas enfrentam o grande desafio de realizar promoções para girar o estoque remanescente e ainda atrair potenciais clientes.
Contudo, para garantir o sucesso da iniciativa, é necessário que as ofertas representem benefícios concretos que impactem positivamente o cliente naquele momento. A grande maioria dos lojistas passa por essa situação, que pode parecer desesperadora no início, mas com o uso de algumas estratégias você pode movimentar a sua loja e girar o estoque depois do Natal!
Neste post exclusivo, a Serasa Experian traz dicas para montar uma liquidação pós-Natal bem-sucedida e quais são as vantagens de girar o estoque depois das festividades natalinas. Confira agora:
Neste conteúdo você vai ver
7 dicas de como girar o seu estoque pós-Natal
1.Segmentação de Produtos em Campanhas Digitais
Use relatórios de giro para identificar produtos com baixa saída e invista em campanhas segmentadas nas plataformas como Meta (Facebook e Instagram), Google Ads e TikTok Ads para promovê-los. Crie públicos personalizados e lookalikes para impactar consumidores com maior potencial de compra.
2.Campanhas com Urgência e Limitação de Tempo
Estabeleça datas claras de início e fim para suas promoções, criando um senso de urgência. Utilize contagens regressivas em anúncios no YouTube, TikTok e redes sociais, enfatizando a exclusividade e o tempo limitado das ofertas. Aposte também em banners e overlays nos sites parceiros para reforçar o prazo.
3.Estratégias de Divulgação Multicanal
Alinhe os formatos de anúncio ao perfil do público-alvo. Para um alcance eficaz:
-
- Use campanhas de remarketing no Google e Facebook para impactar visitantes recentes do site.
- Invista em anúncios criativos no TikTok e YouTube Shorts para engajamento em massa.
- Explore e-mails segmentados com ofertas exclusivas.
- Utilize WhatsApp e SMS para promoções personalizadas com link direto para a compra.
leia para se inspirar:
Técnicas de Copywriting para alavancar os seus resultados no Instagram
Como anunciar no Instagram: o que fazer e por que investir?
Instagram para empresas: importância para estratégia de marketing digital
Entenda quando o TikTok atua como uma boa plataforma de marketing
6 dicas para começar a vender no TikTok
TikTok Ads: aprenda a usar essa ferramenta a favor do seu negócio
Como anunciar no YouTube? Dicas para fazer da maneira certa!
4.Logística Integrada à Publicidade
Assegure-se de que os anúncios digitais reflitam o estoque disponível. Utilize extensões de preço e estoque no Google Ads e campanhas dinâmicas no Facebook para exibir ofertas locais ou de lojas próximas, facilitando a jornada do consumidor.
5.Criação de Kits Promocionais com Anúncios Atraentes
Combine itens em kits promocionais e destaque-os em campanhas visuais. Crie vídeos curtos no TikTok e Reels mostrando os kits como "oportunidades imperdíveis." Use frases de impacto como: “Compre mais, economize mais!” ou “Dobre sua compra pelo mesmo preço.”
6.Promoções Exclusivas para Públicos Fidelizados
Configure campanhas exclusivas para membros de programas de fidelidade ou clientes recorrentes, utilizando listas de e-mails ou dados de CRM. Promova essas ofertas com anúncios personalizados no Google e Meta, destacando benefícios únicos para este público.
7.Parcerias Estratégicas com Criadores e Marcas
Colabore com influenciadores no TikTok, Instagram e YouTube para divulgar suas promoções. Crie desafios interativos no TikTok ou promoções em parceria com outras marcas para aumentar o alcance. Exemplo: “Compre aqui e ganhe um desconto exclusivo em nosso parceiro.”
Liquide com a Serasa Experian: descubra a solução para o seu negócio!
A liquidação pós-Natal é uma chance única e estratégica de você girar o seu estoque e atrair clientes novos e fiéis, porém o planejamento é um critério indispensável: é por isso que a Serasa Experian, a primeira e maior Datatech do país, é especialista em unir dados e tecnologia para satisfazer as necessidades de todas as empresas: aqui você obtém informações estratégicas para alcançar ações bem-sucedidas!
Fidelize seus clientes, atraia novos e destaque sua loja no segmento para aumentar o valor da sua saída e o valor percebido pelo cliente. Aproveite esse período festivo e revigorante para impulsionar seus lucros e fidelizar mais clientes durante o ano seguinte.
Se você gostou desse post, não deixe de navegar pelo blog da Serasa Experian e descobrir outros conteúdos imperdíveis para o crescimento da sua empresa. Agora, que tal descobrir como fazer um PDV criativo para o Natal? Acesse.