O TikTok vem ganhando cada vez mais espaço entre as redes sociais mais acessadas, e inconscientemente isso nos faz questionar se ela é ou não uma plataforma estratégica para planejamentos e projetos dos profissionais de mídia e marketing digital.

Existem mais de 1 bilhão de usuários ativos nessa rede social em todo o planeta, que vão dos mais familiarizados (atualmente, a geração Z) até empresários e pessoas com diferentes intenções, que buscam por informações e conhecimentos variados.

Essa pluralidade de identidades faz com que sua empresa consiga fisgar um maior número de clientes com muito mais facilidade e assertividade, por meio de uma série de opções disponibilizadas pelo App, que podem ser utilizadas em conjunto ou individualmente.

Mas, afinal, quais são as melhores formas de criar e gerir um anúncio no TikTok para trazer um público ainda maior para a sua empresa? Quais ferramentas utilizar para obter um melhor desempenho? Quais os gastos? Neste post, trouxemos 6 dicas que vão ajudar nesse processo. Pegue a caneta e o papel e vamos lá!

6 maneiras de anunciar no TikTok com eficiência!

Agora, mãos à obra! Elencamos alguns passos para conseguir criar um anúncio no TikTok de uma maneira fácil e intuitiva. Você vai precisar criar um perfil empresarial, traçar objetivos, definir seu público-alvo e segmentá-lo, estabelecer um orçamento inicial, criar o anúncio, otimizar a campanha e, por fim, analisar os resultados constantemente.

Continue a leitura para entender cada dica detalhadamente!

1. Crie um perfil empresarial completo

O primeiro passo para aprender como anunciar no TikTok Business é configurar um novo perfil, completo e otimizado. Assim, sua empresa vai dar uma primeira impressão positiva aos novos visitantes. Você pode utilizar estratégias como:

  • Imagem de perfil bem projetada;
  • Bio informativa, concisa e atrativa, com palavras-chave relevantes para o seu nicho;
  • Links que redirecionam o usuário ao seu e-Commerce ou e-Business;
  • Compartilhar um primeiro conteúdo útil e relevante, que tenha capacidade de atrair novos usuários organicamente.

2. Trace objetivos para sua campanha

Depois, é importante traçar objetivos concretos como maximizar a quantidade de audiência e o reconhecimento da marca, impulsionar vendas online e acessos ao seu blog, aumentar a taxa de download e promover o crescimento exponencial da marca.

Isso vai ser possível ao escolher entre as três categorias de anúncios disponibilizados no TikTok Brasil: Reconhecimento, Consideração e Conversão. Entenda cada um deles:

  1. Reconhecimento: Exibe seus anúncios para o maior número de usuários possível, alavancando seu engajamento;
  2. Consideração: Pode ter como intenção aumentar o tráfego de uma página ou App específicos, exponenciar os views nos anúncios, gerar leads ou fazer com que mais usuários interajam com os conteúdos;
  3. Conversão: Vendas de produtos de catálogo ou soluções e inscrições em newsletters, por exemplo.

3. Defina seu público-alvo e segmente a audiência

Apesar da abrangência de público, seu conteúdo não vai ser relevante para qualquer pessoa. Por isso, definir a persona e segmentar a audiência do seu negócio em "Audiências customizadas" e "Audiências semelhantes" vai trazer novos consumidores interessados no seu produto, além de otimizar os resultados do seu marketing de performance.

As audiências que envolvem públicos semelhantes continuam engajando usuários que já tinham um prévio contato com seu perfil em outras redes sociais, e ainda vão garantir que pessoas com gostos similares e características em comum sejam atingidas.

Já as audiências customizadas dividem seu público conforme a seguinte tabela:

Demografia Comportamentos e Interesses Tipo de Dispositivo de Acesso
Gênero Interesses Tipo de conexão
Idade Intenção de compra Sistema Operacional
Localização Comportamentos Versão do Sistema Operacional
Linguagem Hashtags Modelo e preço
Renda Familiar Operadora
Poder de Gasto Provedor de Serviços de Internet

4. Estabeleça um orçamento inicial

Mas afinal, quanto dinheiro reservar para levantar anúncios em plataformas novas? Essa é uma dúvida trazida pela maioria dos empresários, onde cada centavo conta na organização. Pensando nisso, que tal elencar pontos estratégicos que podem ajudar a estabelecer uma média e direcionar esses gastos? Veja alguns:

  • Analise o gasto mínimo permitido pelo TikTok;
  • Esteja aberto a eventuais necessidades e não feche o orçamento;
  • Opte pelo orçamento diário ao invés do orçamento vitalício;
  • Pause e retome os gastos quando for necessário;
  • Adote o Bid Cap (Limite de Lance) ou Cost Cap (Limite de Custo) como estratégia de lances;
  • Utilize o App Event Optimization (AEO) para campanhas de download de aplicativos da marca;
  • Analise os gastos médios diários.

Além desses que trouxemos, você vai otimizar o uso do capital disponibilizado mediante outros mecanismos como manter, depois da fase de aprendizagem, o orçamento dentro de 50% do estabelecido anteriormente, permanecer na faixa de 20% do lance anterior e aguardar pelo menos 2 dias quando for alterar os lances, segmentações e estimativas de custos.

5. Crie o anúncio e otimize a campanha

Depois de criar seu perfil, traçar objetivos, definir seu público-alvo, segmentar a audiência e estabelecer um orçamento com o auxílio de um gerenciador de anúncios, é hora de criar o anúncio com base nas trends atuais, para que ele passe pelos processos de revisão e aprovação da rede social, para garantir que seu conteúdo esteja seguindo as diretrizes de uso.

Neste momento, você deve estabelecer o criativo com vídeos, imagens ou sparks, ou até mesmo desenvolver um do 0 a partir de ferramentas intuitivas de Inteligência Artificial e de edição do próprio App. Cada grupo de anúncios pode contar com até 20 publicações, com títulos de até 512 caracteres para identificação.

Lembre-se de que propagandas demasiadamente promocionais e que não envolvam seus espectadores podem perder pontos ao competir com outros produtores de conteúdo dessa plataforma!

Além disso, existem modelos da plataforma essenciais para a visibilidade das empresas, como:

  • Brand Takeovers: O anúncio exibe a instantaneamente a marca patrocinadora em tela cheia, com links internos e Calls to Action;
  • In-Feed: O anúncio aparece após o terceiro conteúdo orgânico do feed;
  • TopView Ads: O anúncio aparece após o usuário abrir o aplicativo 3 primeiros segundos de interação do usuário, no canto superior da tela;
  • Hashtag Challenges ou Branded Hashtags: A marca disponibiliza uma hashtag exclusiva para ser utilizada pelos próprios usuários;
  • Branded Effects: Efeitos ou filtros de realidade aumentada, que podem ser usados pelos promotores de conteúdos no decorrer dos vídeos.

Após criar seu anúncio, você deve definir a estratégia de leilão dos anúncios — escolha de pagamento por cliques, impressões ou visualizações —, que vão corroborar para que seus conteúdos alcancem clientes interessados em momentos certos, por meio de entrega padrão ou acelerada.

Desta forma, ao incluir os interesses e preferências da sua persona no anúncio criado, eles se tornarão muito mais bem direcionados e personalizados para audiências mais relevantes do seu empreendimento.

6. Analise os resultados obtidos

Por fim, visualize, monitore e então otimize os resultados das suas publicações através da ferramenta de relatórios do próprio TikTok, que providencia métricas personalizadas para sua escolha estratégica como curtidas, compartilhamentos, visualizações e comentários. Assim, você consegue manter a qualidade da sua propagação de conteúdo e visualizar novas metas.

Aposte em soluções de Análise e Segmentação de Público

Se você atua na mídia, é essencial que todo esse processo seja otimizado, não é mesmo? Arcar com custos elevados para testar as ferramentas de Ads pode ser desvantajoso para quem está começando ou não tem familiaridade com as ferramentas.

Por isso, com base na expertise analítica de especialistas da Serasa Experian, elaboramos um portfólio de dados de segmentações e estudos, com o intuito de aprimorar suas ações no meio digital e expandir seus negócios através de filtros que permitem:

  • Conhecer seus clientes e os diferentes mercados para planejar melhor suas estratégias e melhorar sua gestão de carteira;
  • Encontrar seu público-alvo e leads qualificados;
  • Qualificar dados de base CRM e fazer com que seus conteúdos cheguem ao público B2B e B2C, minimizando taxas de rejeição;
  • Clusterizar a população brasileira;
  • Mapear as organizações brasileiras a partir de variáveis como setor e natureza jurídica;
  • Criar segmentações personalizadas nas principais plataformas de mídias digitais do mercado, impulsionando mais seus anúncios;
  • Estruturar insights que combinam dados e geolocalização para conhecer, analisar e segmentar o público da marca ou regiões, antes de ativar as campanhas e publicidades.

Assim, simplificamos o alinhamento de estratégias, comunicação e crédito entre os times de venda, para criar segmentações para anunciar de maneira assertiva e proporcionando até 50% de economia real no CPM!

Quanto custa investir em um anúncio no TikTok?

O TikTok Ads tem custos que variam conforme o orçamento disponibilizado para as campanhas. De forma geral, anúncios individuais têm valores a partir de US$50, enquanto os em grupo custam em média US$20.

Posso anunciar no TikTok Ads com CPF?

Sim! Apesar de ser direcionado para empresas com um CNPJ ativo, é possível criar uma conta no TikTok Ads Manager e fazer anúncios a partir de um CPF. É só cadastrar os dados corretamente no site do TikTok.

Como anunciar no TikTok sem CNPJ?

O primeiro passo é criar sua conta, informando um endereço de e-mail válido, senha e concordando com a Política de Privacidade. Após isso, você deve escolher um setor para atuação, inserir um número de telefone e suposto nome da empresa, que também pode ser um nome artístico. Por último, seu CPF, endereço comercial (estado, rua/bairro e código postal) e Método de Pagamento. Simples e fácil!

Viu como o TikTok tem abrangido a maior parte de usuários na internet e conta com várias formas de segmentação de público? Por isso, adotar medidas para que sua empresa consiga anunciar nesta plataforma é essencial nos dias de hoje, e ficar de fora dessa rede já não é mais uma opção viável. Esperamos que esse post tenha sido útil!

Agora que você aprendeu a divulgar sua marca no TikTok, que tal aprender a anunciar no Instagram e entender porque investir também nessa rede social? Nos vemos lá!