As datas sazonais, como o Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças e outras semelhantes, têm o poder de impactar o padrão de vendas de um negócio. Além dessas datas, também existem eventos promocionais com o objetivo de oferecer preços atrativos aos clientes para estimular a compra, como a Black Friday.

Este evento originado nos Estados Unidos é amplamente reconhecido no Brasil, mas você já ouviu falar da Cyber Monday? Esse modelo está crescendo em nosso país com grande potencial de vendas.

Para entender mais sobre essa prática e como aplicá-la em seu negócio, continue nesse post para tirar suas dúvidas e aproveitar as vantagens que ela oferece.

O que a Cyber Monday?

Diferentemente da Black Friday que nasceu com o objetivo das promoções serem feitas nas lojas físicas, o Cyber Monday foi gerado como um evento de vendas online. Essa data promocional surgiu em 2005 nos Estados Unidos, inicialmente direcionada para produtos eletrônicos.

Desde o início, ela ocorre na segunda-feira após a sexta-feira da Black Friday. Em 2012 a Cyber Monday começou a aparecer no Brasil e tornou-se uma extensão da Black Friday por conta da alta procura dos itens promocionais que haviam visto em ofertas pela internet.

A Cyber Monday após um tempo começou a abranger as categorias de produtos para todas as áreas, o que faz atrair mais clientes.

Como se preparar para Cyber Monday: 9 ideias

Agora que sabe mais sobre a Cyber Monday, incluir esse evento nos planos de sua empresa pode impulsionar suas vendas, conquistar maior visibilidade e atrair novos clientes. Separamos 9 ideias para auxiliá-lo na implementação da Cyber Monday em sua empresa.

1. Planejamento da campanha

O primeiro passo, antes de tudo, é o planejamento da campanha, no qual a empresa alinha as estratégias para a realização do evento promocional. Para isso, deve-se verificar os produtos a serem inseridos, definir os descontos que serão aplicados, checar o estoque disponível e estabelecer as metas a serem atingidas nesta data.

Lembrando que a Cyber Monday vem após a Black Friday, portanto, é essencial determinar como os dois eventos serão organizados. Você deve decidir se a promoção ocorrerá para os dois e terá ponto de partida na Black Friday e continuará para o Cyber Monday ou se a data será um evento independente.

2. Descontos reais para os clientes

Como dito no primeiro passo, você deve se planejar e isso inclui oferecer descontos significativos para os clientes. É importante lembrar que a prática de aumentar os preços dos produtos sem motivo antes do evento, apenas para reduzi-los durante a Cyber Monday, não é apropriada.

Além de não ser correto, essa prática pode manchar a imagem da empresa, por isso, seja franco e ofereça descontos reais, para que desta forma você consiga atrair mais clientes ao seu e-commerce.

3. Divulgação da campanha antecipada

Para os clientes terem ciência que a sua empresa participa da campanha e poder acompanhar as novidades e informações, é necessário que a divulgação comece semanas antes. Junto a boas práticas de marketing para que assim alcance mais pessoas.

Utilize os recursos disponíveis, como as redes sociais da empresa, envio de e-mails para os clientes, anúncios e outros canais de comunicação que tenham o potencial de atrair e engajar os clientes.

4. Crie uma landing page para o Cyber Monday

Para chamar atenção de quem entra em seu site, crie uma página dedicada ao evento, onde os clientes poderão encontrar as promoções e informações relevantes de forma mais fácil.

Enquanto o evento não ocorre, você pode deixar uma contagem regressiva para o usuário estar ciente da participação na Cyber Monday e para criar a expectativa aos clientes.

5. Ofertas relâmpago

As ofertas relâmpagos são uma forma de captar os clientes, criando uma sensação de escassez em torno do produto e da promoção. Isso estimula os consumidores a tomarem decisões de compra rápidas.

Essa prática na Cyber Monday pode ter maior eficiência na realização de vendas dos produtos, principalmente aqueles que possuem um valor alto e são difíceis de saírem.

Além disso, você também pode utilizar o gatilho de escassez, como “o produto/oferta acaba em 3 horas”, com a contagem regressiva. Usar uma chamada à ação também é fundamental para manter os clientes envolvidos e instigados a realizar a compra.

6. Brindes, cupons e entrega grátis

Alinhando a ideia anterior de ofertas relâmpagos, é uma ótima ideia oferecer cupons, frete grátis e brindes para os visitantes do site. Mostre ao cliente que se ele efetuar a compra naquele momento, ele receberá algum desses benefícios.

Essa estratégia é especialmente eficaz para incentivar os clientes que estão indecisos sobre a compra e também mostrar o diferencial em relação aos concorrentes.

7. Relacionamento com o cliente pós-venda

Mais do que a venda é importante, é a criação de um relacionamento criado sólido com o cliente, pois quando o cliente sente-se seguro e gosta da marca, fica mais fácil ele fazer uma recompra. Desta forma, é importante certificar que os produtos enviados chegaram intactos com uma embalagem segura.

Além disso, mantenha um canal aberto de comunicação com o cliente, oferecendo cupons e promoções diferentes das que estão disponíveis no site. Mostre que ele é importante para a empresa, construindo assim uma base sólida para a sua fidelização.

8. Venda por marketplaces

A venda por meio dos marketplaces é uma estratégia de grande potencial que amplia sua presença no online, aumentando sua visibilidade e, consequentemente, seu potencial de crescimento no faturamento.

Sua empresa recebe benefícios como atrair um público maior, reduzir os custos de divulgação e proporcionar uma gestão simplificada.

Além disso, a presença em diversos marketplaces confere mais autoridade às lojas, gerando uma percepção de confiabilidade aos consumidores.

9. Análise de dados gerados na campanha

É importante realizar uma análise dos dados gerados pela campanha após a Cyber Monday. Essa avaliação é fundamental para compreender o que funcionou bem e identificar as áreas de melhoria.

Ao fazê-lo, você ganha uma valiosa experiência que pode ser aplicada no próximo ano, permitindo uma abordagem mais precisa e eficaz para atingir seu público-alvo.

O que vale mais a pena, Cyber Monday ou Black Friday?

Temos que lembrar que a Cyber Monday nasceu com objetivo para as vendas na online. Portanto, se você representa uma empresa que deseja aumentar sua presença online, a participação neste evento se torna indispensável.

Como dito anteriormente, a Cyber Monday é uma extensão da Black Friday, então ao considerar qual destes eventos é mais vantajoso para a sua participação, é necessário saber o tipo de produto você deseja ofertar aos seus clientes.

A Cyber Monday surgiu inicialmente com um foco nas vendas de eletrônicos, eletroportáteis, jogos, celulares e produtos afins. Já na Black Friday, o objetivo era as vendas de diversos tipos de produtos, o que seria uma oportunidade para os consumidores aproveitarem as promoções de produtos em geral.

Avalie qual é o seu objetivo, é importante lembrar que os dois eventos hoje estão associados e para um melhor rendimento de faturamento e visibilidade, considere a possibilidade de investir nos dois. Isso permite explorar campanhas em ambas as ocasiões, ampliando suas chances de atrair potenciais clientes.

Por que é importante conhecer o público?

Ao conhecer quem são seus consumidores, essa compreensão permite que você direcione sua campanha de forma precisa, atendendo às expectativas e necessidades dos clientes. Além disso, é possível entender o quão benéfico as ações são para sua empresa.

Ao compreender o seu público-alvo, você pode adaptar o atendimento de acordo com suas preferências, seja por meio do site, WhatsApp, telefone ou outros canais. Desta forma, você irá fornecer o melhor atendimento e suporte ao seu cliente.

Além disso, veja como é a jornada de compra do cliente dentro da plataforma que está disponibilizando sua campanha da Cyber Monday. Lembre-se que o bom atendimento que supre as necessidades dos clientes é o que fará sua empresa ter o diferencial, fazendo com que o consumidor opte por você.

Também é importante ressaltar que apesar da Cyber Monday e a Black Friday estarem interligadas, os públicos podem ser diferentes. É essencial lembrar que as preferências de atendimento variam, dependendo se seu público é jovem ou mais maduro. Conhecer e adaptar-se às preferências de atendimento deles é essencial para alcançar o sucesso em campanhas como a Cyber Monday.

Com a solução Polis, é possível analisar o comportamento de um grupo, identificar segmentos de interesse, e ajustar estratégias com eficiência. Acesse o site e conheça melhor essa ferramenta da Serasa Experian!

A análise de 2022 no Brasil, feita pela Cyber Monday, registrou um faturamento de R$ 737 milhões com um ticket médio de R$ 493,95 milhões, segundo os dados fornecidos pela NielsenIQ|Ebit. Porém, vale lembrar que por conta da Copa do Mundo, houve uma baixa de 12% na quantidade de pedidos em comparação a 2021.

Mesmo que o começo tenha sido com eletrônicos, em 2022 o ramo bebidas e alimentos registrou um aumento notável de 20,4% nos pedidos. Isso foi impulsionado pelo impressionante crescimento de 606,1% nas vendas de bebidas não alcoólicas e de 399,3% nas cestas básicas.

Você pode estar se perguntando se vale a pena participar da Cyber Monday. Este evento tem se transformado em uma extensão da Black Friday para a segunda-feira, tornando-se uma estratégia crucial para empresas de comércio eletrônico, independentemente do segmento em que atuam.

Apesar da queda sofrida no decorrer da copa do mundo de 2022 , é importante considerarmos o faturamento obtido nos anos anteriores. Em 2020 o faturamento foi de R$ 702,7 milhões, resultando em um aumento de 41,8% em relação aos dados de 2019.

Já em 2021 o faturamento atingiu R$ 827,4 milhões, tendo um aumento de 17,7% em relação a 2020. Podemos observar o aumento no faturamento nos anos, que não houve interferência, sendo uma boa perspectiva para os anos seguintes.

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