Quem decide trabalhar com internet já deve estar ciente da necessidade de fazer anúncios, uma técnica fundamental para gerar mais acessos ao site, tanto para intenção de aumentar seu engajamento e como visando as conversões.

Atualmente, para investir em anúncios, é possível utilizar diferentes estratégias: custo por clique, custo por mil e custo por aquisição, as famosas siglas do CPC, CPM e CPA.

Todas essas opções podem resultar em cliques em uma página, mas cada uma tem um funcionamento diferente, principalmente no custo para o anunciante, algo válido de ser analisado, uma vez que estamos falando de investimentos em um negócio.

Pensando nisso, a Serasa Experian separou alguns tópicos para te instruir melhor sobre o CPC, explicando sobre o que se refere, como calcular e o seu custo. Para entender melhor, continue conosco e aproveite a leitura!

A que se refere o custo por clique?

O custo por clique é uma das formas de pagamento para fazer anúncios na internet. Ele consiste em uma cobrança por cada clique gerado, ou seja, se a pessoa clicou e entrou no site é cobrado o valor do clique. Mas, se a pessoa apenas visualizar o seu anúncio e não entrar, nenhuma taxa é cobrada.

Dessa maneira, é um ótimo modelo de anúncio para vários nichos do mercado, gerando gastos menores do que outras modalidades de anúncios e oferecendo mais chances de conversão.

Afinal, se a pessoa se interessou e entrou, as chances dela interagir e acabar gerando alguma conversão é mais alta, o que acaba sendo bem positivo para o anunciante, visto que o valor gerado pela pessoa paga o anúncio.

Além disso, esse é um modelo mais fácil de mensurar, visto que você consegue metrificar exatamente o tanto de cliques e o valor investido. Também é uma ótima forma de entender como o público reage com seus anúncios, compreendendo o que gera mais interação, gerando insights para os próximos anúncios.

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O que é CPC máximo, real e médio?

No CPC, existem algumas diferenças em relação ao preço, com valores definidos para a exibição, impactando o custo por anúncio e variando durante a campanha.

Por exemplo, para você anunciar algo, é necessário que seu anúncio se encaixe em alguma palavra-chave relacionada com ele, que nada mais é que a intenção de busca do usuário no navegador. Assim, cada palavra-chave acaba tendo um custo diferente.

O valor é feito pela própria empresa, que manda um lance de qual o valor máximo que deseja pagar para aquele anúncio. Entretanto, quanto maior o volume de buscas para um termo, mais caro tende a ser o valor investido. Desse modo, o anunciante pode escolher entre três modelos de CPC:

  1. CPC máximo: é o preço máximo que o anunciante deseja pagar por cada clique, funciona como um limite de investimento;
  2. CPC real: esse é o preço real que será cobrado por cada anúncio, geralmente, os anúncios são feitos com o menor valor possível, sendo mais barato que o CPC máximo;
  3. CPC médio: nesse cenário, é possível haver mudanças de valores, visto que os preços dos anúncios não são fixos, é realizada uma média de cada valor para cobrar por cada clique.

Dessa forma, você deve ter uma busca mais assertiva pela palavra-chave, escolhendo as que possuem um bom número de acessos para não demandar um investimento muito alto.

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Como calcular o custo por clique?

Para fazer o cálculo do custo por clique é um processo simples, basta seguir a seguinte fórmula:

  • CPC = custo total / custo de cliques

Por exemplo, se você destinar R$ 500 para uma campanha de anúncio e o valor da palavra-chave que você escolheu é de R$ 0,50, seu CPC será 1000, ou seja, dentro desse valor será atingido no máximo 1.000 pessoas, mas claro, apenas as que clicarem no seu anúncio.

Como entender mais sobre o meu público-alvo?

Para auxiliar as empresas a encontrarem seu público-alvo com mais facilidade, a Serasa Experian oferece o Mosaic, uma plataforma com resultados de estudos e segmentações prontos para serem usados, com dados que agilizam seu processo de conhecimento, além de ser possível analisar o comportamento dos usuários.

Os dados coletados contam com mais de 400 variáveis, com fontes de informações como entrevistas qualitativas e com profundidade, para deixar os dados mais reais e com uma análise mais precisa.

O resultado da pesquisa gerou uma segmentação mais exata da população brasileira, dividindo em 12 grupos e 40 segmentos, com diferentes combinações e ferramentas.

Além do Mosaic, também é indispensável o uso do Ascend Insights, que te ajuda a conhecer o seu público mais a fundo, te dando informações complementares para combinar com o seu banco de dados. Isso faz com que você faça campanhas cada vez mais focadas no seu alvo.

Assim, é possível ter um engajamento mais assertivo e, consequentemente, diminuir o seu custo, visto que boa parte das pessoas que visualizarem um anúncio clicarão e gerarão algum tipo de conversão para você.

Entenda mais sobre seu público e entenda como conhecer melhor o seu consumidor para lançar produtos.

Portanto, o CPC também é uma ótima forma de investir em anúncios, conseguindo ter uma percepção mais definida das estratégias que estão dando certo e quais precisam se aprimorar, dando mais dados para analisarmos e pensar nos próximos anúncios.

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e, para entender mais sobre os anúncios pagos, como utilizá-los e seus custos, — continue seguindo o blog da Serasa Experian. Até a próxima!