O funil de vendas é uma estratégia bastante conhecida no mundo dos negócios. Ele tem o objetivo de guiar as campanhas de marketing de conteúdo para conseguir mais clientes para uma empresa.

Ele é dividido basicamente em três partes: o topo, o meio e o fundo. Elas representam desde o momento de captação de clientes, o topo, até a conversão final, o fundo.

No post de hoje falaremos um pouco sobre a importância do topo de funil e como são os conteúdos para esta etapa. Confira!

O que é topo de funil?

O topo de funil é o primeiro estágio do funil de vendas. Ele é considerado a etapa de conscientização, em que o principal objetivo é despertar o interesse e atrair a atenção do leitor.

É a parte mais larga do funil e representa o maior número de visitantes. Toda pessoa que quer comprar algo, compra por algum motivo. Essa é a principal estratégia para que mais pessoas conheçam sua marca e assim conquistem clientes em potencial.

Qual a diferença entre topo, meio e fundo?

O funil de vendas é uma estratégia de vendas no qual o desenho de um funil é utilizado para ilustrar o caminho de um simples usuário, que pode passar a ser cliente e defensor de determinada marca.

Ele é dividido em três partes: o topo, o meio e o fundo. Cada uma representa um tipo de captura de perfil de usuário; por isso, são utilizados conteúdos com diferentes abordagens e objetivos:

  • Topo do funil:despertar a descoberta e o interesse;
  • Meio do funil:considerar a intenção de compra;
  • Fundo do funil: avaliar a compra.

Assim como o funil, o topo é a base mais larga, seguido pelo meio e o fundo estreito, o que retrata que o número de usuários que são atraídos é bem maior que aqueles que são convertidos à compra.

Qual a importância do topo de funil de vendas?

O topo do funil representa a etapa em que uma marca começa a chamar atenção das pessoas e a educar potenciais clientes. É o início da estratégia de vendas de qualquer tipo de negócio, onde podemos destacar alguns pontos importantes:

Desperta curiosidades

Quando você cria conteúdos que despertam a curiosidade das pessoas, é possível que elas comecem a pensar em problemas que antes não davam tanta importância ou ignoravam. Dessa forma, eles começam a procurar formas de solucioná-los.

Responde dúvidas do usuário

Quando as pessoas se atentam a um problema, automaticamente elas começam a ter mais interesse por um assunto. Por isso, é muito importante que os conteúdos topo de funil sejam abrangentes e ofereça possibilidades de soluções para o usuário.

Caso ele encontre ali o que precisa, seu desejo será o de se aprofundar ainda mais, o que te dá a oportunidade de guiá-lo para a próxima etapa do funil, o meio.

Divulga sua marca

O topo de funil é o primeiro contato de um usuário com uma empresa. Em um mercado cada vez mais competitivo, é muito importante estabelecer qual é a impressão que você quer que as pessoas tenham da sua marca.

Sabe aquela frase que diz que "a primeira impressão é a que fica"? Na estratégia de vendas ela faz muito sentido! Um bom contato inicial pode despertar a atenção de um usuário para que ele comece buscar na sua marca o que deseja.

Veja também: Funil de vendas saiba como montar um

Quais são os conteúdos topo de funil?

Quando criamos um conteúdo pensando em explorar o funil de vendas, uma das dicas principais a ser seguida é que ele deve entregar o que promete.

No caso do topo de funil, o leitor ainda não sabe bem o que está procurando, muito menos está pensando em realizar uma compra.

Você deve entregar assuntos mais gerais como "10 formas de melhorar a qualidade de vida", "Marketing digital: entenda o que é" ou ainda "Cores da moda para apostar nos looks".

Como criar conteúdo para o topo de funil?

Os conteúdos de topo de funil podem ser produzidos em diferentes formatos como: redes sociais, newsletter, e-books, webinars, posts de blogs e outros.

É importante cada marca analisar qual será a melhor forma conforme o seu público ou estratégia da campanha de marketing. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar a usar essa parte do funil com mais eficiência, confira:

1. Crie um conteúdo acessível

O conteúdo topo de funil deve ser escrito de forma clara e acessível a ponto de qualquer pessoa entender o tema abordado, mesmo aquelas que não tinham nenhum conhecimento sobre ele.

Aposte em textos educativos, que tratam de forma geral um tema, sem ser muito específico na abordagem. Além disso, evite rodeios, seja direto e objetivo para não deixar o usuário confuso.

2. Não cite a sua empresa

Em um conteúdo topo de funil nunca tente vender ou divulgar os produtos da sua empresa. Aqui o usuário não está interessado em comprar e o tom de propaganda pode fazer você perder a sua atenção.

3. Saiba quem é o seu público

Saiba quem é a persona que consome a sua marca e use a linguagem e abordagem adequada para o seu público. Um texto com o mesmo tom cativante desperta a atenção do leitor e faz com que ele se sinta mais próximo da sua marca.

É muito importante sua empresa contar com audiências exclusivas para segmentar seus anúncios nas principais plataformas de mídia digital. Conheça o Audiências Digitais, uma solução da Serasa Experian para te ajudar a otimizar o desempenho das suas campanhas.

E você? Já sabia das diferenças entre os conteúdos de cada etapa do funil de vendas? Aqui na Serasa Experian você encontra diversas dicas para atrair novos clientes e fazer com que sua empresa cresça, continue acompanhando!