Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

Como ter engajamento no Instagram? Aprenda com 9 métodos!

Trouxemos 9 táticas que vão ajudar alavancar a quantidade de seguidores que veem suas publicações e alcançar usuários. Saiba mais!

Como ter engajamento no Instagram? Aprenda com 9 métodos!

Se você trabalha nas áreas de growth, CRM, mídia e marketing digital, provavelmente já ouviu falar que o Instagram não entrega todos os conteúdos publicados para todos os seguidores da página que os disponibiliza, não é mesmo? No entanto, essa rede social se tornou uma das plataformas mais populares e influentes do mundo, com mais de 2 bilhões de usuários ativos que buscam cada vez mais conteúdo útil. Por isso, criar um perfil na rede é o primeiro passo para as empresas saírem da pequena bolha da televisão e alcançarem um número expressivo na nutrição de leads novos. Pensando em como ter engajamento no Instagram, trouxemos 9 táticas que vão alavancar a quantidade de seguidores que veem suas publicações e alcançar usuários que ainda não conheceram sua página. Continue a leitura e confira todos eles!

1. Compreenda sua audiência

O primeiro passo para aumentar seu engajamento no Instagram é entender como funciona seu público-alvo. A Meta conta com ferramentas de segmentação de perfil de usuários com base em interesses, comportamentos e demais aspectos. Essa diferenciação permite que seu conteúdo seja bem direcionado a pessoas que realmente têm interesse no seu nicho de atuação e nos produtos que têm a oferecer ao público. Para escolher com mais assertividade quais serão seus conteúdos, você pode analisar as estatísticas fazendo a segmentação demográfica do seu negócio — como idade, localização e gênero —, realizar pesquisas e demais interações após observar comentários e mensagens diretas, a fim de entender quais são as pautas mais relevantes para sua área de competência.

2. Programe as postagens

Depois de visualizar a abrangência do seu público, chegou o momento de analisar detalhadamente os horários e turnos em que sua página tem mais interação com os usuários ativos para então programar que as postagens sejam publicadas em períodos pré-estabelecidos e assim conseguir mais engajamento. O Analytics, por exemplo, traz boas ideias de horários e te ajuda a encontrar o momento ideal para as postagens. Criar um calendário editorial pode auxiliar em manter o fluxo constante, e ferramentas de agendamento vão garantir que não haja atrasos e nem esquecimentos.

3. Produza conteúdos otimizados e diferenciados

Para atrair o interesse dos seguidores, é essencial que a empresa se empenhe em produzir conteúdos diferenciados, educativos e de qualidade, além de visualmente atraentes, com fotos e vídeos bem produzidos, nítidos e cativantes. Ainda, apostar em storytelling com relatos motivadores e histórias de sucesso e transformação, relacionados com seus temas em stories, carrosséis, reels e IGTV e criados por uma boa equipe de marketing de conteúdo, vão ressoar sua audiência. Use legendas cativantes em conteúdos informativos por meio de tutoriais e dicas e mostre que é autoridade no assunto e oferece valor aos seus seguidores. Você ainda pode apostar nas CTAs (calls to action) — como chamar para curtir uma foto, refletir sobre o tema ou comentar o que achou mais interessante — para aumentar o engajamento, pois através delas os usuários ficam curiosos para saber o que vem pela frente e interagem com a postagem!

4. Utilize aplicativos e ferramentas de design

Se quer cativar clientes através de imagens e vídeos bem editados e chamativos, é indispensável ter ferramentas e aplicativos que otimizam o design e a edição de imagens e vídeos, que os tornarão mais atraentes para sua audiência. Quer uma base? Trouxemos 5 das melhores ferramentas de edição para usar no dia a dia:

  • Photoshop: para quem quer uma edição profissional no marketing de produtos, esse app proporciona edições avançadas individuais, como exposição, contraste, cor, tom e elementos, além de criar artes digitais, design gráfico e animações;
  • Lightroom: ideal para manipular uma grande quantidade de arquivos de forma otimizada e recursos profissionais e avançados de edição e tratamento de fotos e ajustes de luz e cor;
  • Adobe Spark: criação de imagens, layouts, slideshows e vídeos curtos;
  • VSCO: aplicativo para celular focado na edição de temperatura, foco, exposição, fade, luminosidade e outros, além de presets prontos para cada tipo de foto;
  • Canva: para quem quer funcionalidade e rapidez na edição e criação em várias plataformas, com presets de imagens, fontes e logotipos para qualquer pessoa conseguir usar;
  • CapCut: fácil e intuitivo, com recursos grátis como câmera lenta, estabilização, chroma key, legendas, efeitos de transição e muito mais.

5. Mantenha constância nas postagens

O Instagram é conhecido por estar sempre com uma enorme quantidade de publicações diárias sendo disponibilizadas para atender o imediatismo desenvolvido nas últimas gerações. Quanto menos sua página posta, mais seguidores você perde e mais esquecida sua marca se torna. O envolvimento é perdido e os usuários substituirão a falta com conteúdos de concorrentes. Por isso, manter essa constância é fundamental, visto que eles querem ter a certeza de que estão seguindo quem promove conteúdos relevantes e atualizados constantemente. Assim, faça um calendário contendo objetivos e pautas, e programe-as para serem publicadas por um gerenciador que otimize suas demandas. Não é necessário ter postagens diárias, mas marque presença durante a semana.

6. Crie legendas criativas e use hashtags relevantes

As legendas são outra ferramenta importante, que em conjunto com seus criativos, fotos e vídeos, compõem um conjunto que aumenta o alcance e prospecta muito mais leads interessados em conteúdos autênticos e relevantes. Elas podem contar histórias, incentivar a interação do público e até mesmo criar mais proximidade com emojis estratégicos. Além disso, sabia que o Instagram agrupa palavras-chave e termos associados a algum assunto em específico, para que os usuários consigam encontrar com mais facilidade assuntos que os interessam? É aí que as hashtags entram como táticas valiosas para conseguir seguidores novos e alcançar usuários com mais facilidade. Assim, se pesquisarem uma palavra que remeta ao seu nicho e a keywords que você utiliza nos conteúdos, é muito provável que pessoas cheguem até sua página!

7. Organize concursos e desafios e interaja com sua comunidade

Pesquisas mostram que marcas que organizam concursos, desafios e sorteios e que também engajam seus clientes conseguem aumentar a velocidade na prospecção de novos seguidores em até 70%, se comparado com os que não optam por esse método. Ao mostrar que o perfil se dedica a cultivar uma relação próxima e incentivar a participação e interação do público através de gatilhos mentais, sua página automaticamente receberá um aumento no tráfego e chegará a muitos outros usuários curiosos e interessados. Você pode fazer sorteios de prêmios interessantes e estabelecer regras como compartilhar e marcar amigos, criar desafios criativos e incentivá-los a participar postando fotos e vídeos relacionados. E para demonstrar proximidade, responda e curta comentários nas postagens, abra uma caixa de perguntas e respostas nos stories ou em lives para tirar eventuais dúvidas e mostre apreço destacando-os em suas postagens ou stories.

8. Busque colaborações e parcerias

Outra forma de obter engajamento no Instagram além da média é apostar na busca constante de colaborações e parcerias com contas relevantes que atraem muita audiência. Veja algumas maneiras de buscar parcerias:

  • Procure nichos semelhantes aos seus, entre em contato com os donos do perfil e proponha contribuições vantajosas;
  • Participe de desafios de colaboração, onde contas se juntam para promover um assunto ou tópico específico. Foque na relevância para seus seguidores;
  • Tenha autenticidade e autoridade para conseguir cooperadores de qualidade, a fim de que os seguidores da outra página vejam que sua marca tem lugar de fala;
  • Garanta que seu parceiro tenha valor. Isso fará com que os usuários percebam que sua empresa preza por pautas de excelência.

9. Analise seus dados e aprenda com os resultados

Por fim, a análise de dados é parte fundamental de qualquer processo e estratégia de mídia social. Apesar de a plataforma oferecer informações a respeito de desempenho e segmentação sobre as campanhas, tudo deve ser feito de forma manual e bem detalhada. Desta forma, optar por tecnologias que contam com a base de dados de IAs em conjunto com a competência de especialistas no assunto pode otimizar extremamente seu desempenho na coleta de informações e no desenvolvimento de novas pautas e conteúdos. A Serasa Experian possui uma gama de soluções para análise de mercado e segmentação de campanhas, que automatizam os procedimentos e trazem dados prontos através de estudos, insights e segmentações demográficas. Essas análises aumentarão suas taxas de conversão, qualificarão seus dados para o público B2B e B2C e melhorarão as ações de relacionamento com mais objetividade e rapidez para que sua empresa não perca tempo e dinheiro com testes semanais para encontrar seu público-alvo e direcionar seu trabalho. Confira!

O que é engajamento no Instagram?

O engajamento no Instagram se resume nas interações que o público tem com as publicações de algum outro perfil, envolvendo curtidas, compartilhamentos, comentários e, até mesmo, salvando itens nas coleções.

Como calcular o engajamento do Instagram?

O engajamento no Instagram pode ser calculado usando a seguinte fórmula simples: Engajamento no Instagram (%) = ((Curtidas + Comentários + Compartilhamentos) / Seguidores) x 100 O engajamento no Instagram é a interação que as postagens e o perfil do seu negócio recebe, incluindo curtidas, comentários, compartilhamentos e outras ações dos seguidores e usuários da plataforma. Aumentar o engajamento no Instagram requer esforço, estratégia e consistência. Compreender sua audiência, manter consistência nas postagens, produzir conteúdo de alta qualidade, usar ferramentas de design, criar legendas criativas, organizar concursos, buscar colaborações, analisar dados, se envolver com a comunidade e compartilhar conteúdo valioso são estratégias que podem ajudar a impulsionar seu sucesso na plataforma. Lembre-se de que o Instagram é uma plataforma que está em constante desenvolvimento, portanto, esteja sempre aberto para ajustes e novos insights de acordo com as mudanças do ambiente digital e, acima de tudo, seja fiel à sua marca, pois o engajamento se constrói com base em relações de confiança e autenticidade. Veja nossa outra publicação que ensina qual o melhor horário para postar no Instagram, e traga ainda mais reconhecimento para sua marca. Até logo!

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