O Pinterest é uma plataforma onde os usuários entram para procurar inspirações, seja para looks, decorações, fotografias, receitas e diversas outras coisas. Apesar de muitos acharem que essa plataforma é só um conjunto de imagens, na verdade, há grandes possibilidades de venda por meio dela.

Como a própria plataforma afirma, 84% dos usuários entram buscando pins quando estão decidindo o que comprar, 98% ficam curiosos com os produtos que encontrar e experimentaram algo que viram e 77% descobriram novas marcas.

Sabendo disso, podemos perceber que o Pinterest não é apenas uma plataforma simples com imagens compiladas e que dentro dela uma marca pode ser impulsionar e aumentar em vendas. Por isso, separamos 6 passos para você começar a vender nesta plataforma.

1. Crie uma conta Business

O primeiro passo para começar a vender e anunciar pela plataforma é criar uma conta Pinterest Business, pois ele oferece diversos benefícios que podem auxiliar nas vendas, como análises e métricas do perfil. A conta Business foi criada especialmente para o uso comercial de empreendedores e marcas.

Para isso, crie a conta pensando no público-alvo, esse primeiro passo é muito importante para o sucesso do perfil, mas muitos erram. Ao criar essa conta, deve-se pensar no público que quer atingir e nos interesses deles, por exemplo, se você é uma mulher que tem uma loja de roupas masculinas, quando for criar a conta, coloque como “masculino”.

Em todas deve-se preencher pensando no que o seu público alvo escolheria, pois assim terá mais conexões e se alinha aos interesses dele. Por isso, em todas essas etapas, pense no seu produto e para quem quer vender.

2. Crie pastas por temas

Crie pastas por temas e assuntos que interessem e chamem a atenção do seu público. Pense em pins que vão além de imagens, mas que podem inspirar e ajudar o usuário de interesse, como dicas referente ao seu nicho.

Lembre-se que o objetivo do perfil é fortalecer a presença da sua marca na plataforma, então faça postagens que façam sentido com o nicho. Por exemplo, se o seu nicho é decoração, faça pastas de decorações sazonais, por exemplo “como decorar a casa no natal”. Desta forma, você pode colocar um link que leve a uma página de decorações de natal.

É importante explorar as postagens dentro do seu perfil para transferir mais autoridade e ter uma grande gama de conteúdos que são relevantes aos usuários. Então, lembre-se de ter materiais ricos, fotos de qualidades, conteúdos institucionais, informativos e inspiradores.

3. Priorize a qualidade em seus pins

A plataforma é totalmente visual, então, nada mais importante do que imagens de boa qualidade. Priorizar por fotos bem construídas que chamem atenção dos usuários implica diretamente no desenvolvimento da publicação.

Por isso, se o objetivo é ter um bom alcance em suas publicações, priorize por fotos bem construídas, com cenário, qualidade alta e que chamem atenção do usuário.

Para bons pins, a plataforma indica que as imagens tenham a proporção de 1000 x 1500 pixels, nos formatos .jpg ou .png e com tamanho de até 32 MB.

4. Faça pins dos produtos para venda

Os Pins de Produtos são uma ótima ferramenta para direcionar o usuário ao site de vendas e também permitem ter mais informações, como preço e disponibilidade no estoque. Para especificar o Pin, é importante inserir uma tag específica nas páginas de produto do seu e-commerce.

Desta forma, a rede coletará informações automaticamente do seu site, mantendo tudo atualizado na plataforma. Também é possível utilizar o Shop The Look, que permite adicionar vários produtos em um único pin, podendo adicionar diretamente o link do seu site.

5. Coloque descrições nas publicações

Que as imagens são o ponto mais importante na plataforma você já sabe, mas não é apenas uma imagem de boa qualidade que fará seu conteúdo ser impulsionado. Para isso, é essencial saber que as descrições nos seus pins fazem a diferença.

Adicione títulos e descrições em seus pins, utilizando palavras-chave relevantes e que fazem sentido com a publicação. Para saber direcionar melhor as descrições, faça uma pesquisa dos termos que estão sendo mais usados, utilizando a ferramenta como o Google Keyword Planner.

Colocar títulos e descrições ajuda a atrair um lead mais qualificado, assim aumentando a visualizações em seus conteúdos e podendo ajudar a aparecer no Google imagens, ampliando mais o seu conteúdo.

Atente-se ao tamanho das descrições, o título deve ter até 100 caracteres e a descrição no máximo 500 caracteres. As primeiras 50 a 60 letras que devem chamar atenção, por serem elas que aparecem no feed. Isso quer dizer que o começo da descrição deve ter as informações que chamaram a atenção do usuário.

6. Integre o “Pin It” em seu site

Pensando na questão onde uma plataforma pode fortalecer a outra, assim, ao adicionar o botão “Pin It” em seu e-commerce você também pode auxiliar a transferir mais autoridade para seu perfil no Pinterest, levando mais visualizações e seguidores a sua página.

Esse botão direciona o consumidor para seu perfil do Pinterest, lá ele pode descobrir conteúdos que podem auxiliar a ter maior visualização dos produtos, salvar inspirações e compartilhar os materiais, fazendo o perfil ter maior engajamento e alcançar possíveis clientes.

Para adicionar esse botão em seu site, basta apenas criar uma opção personalizada usando a ferramenta "construtor de widget" do Pinterest e inserir o código HTML gerado no seu site.

Quais as ferramentas posso usar o Pinterest no meu negócio?

O Pinterest também oferece alguns serviços que podem auxiliar o usuário empreendedor. São ferramentas que podem ser utilizadas para ter acesso a dados do perfil, fazer anúncios, ter maior segmentação e criar catálogos. Confira algumas ferramentas que podem auxiliar na venda a no impulsionamento do perfil:

1. Pinterest Ads

O Pinterest Ads é uma extensão da própria plataforma, tem como objetivo impulsionar seus pins para que eles alcancem mais usuários, podendo ter maior segmentação do público que deseja. Vale lembrar que essa é uma ferramenta paga, mas que pode auxiliar em suas publicações para ter 2x mais alcance do que outras contas.

É uma ferramenta que auxilia na conversão dos visitantes a clientes de sua marca, tendo melhor desempenho em faturamento dos seus produtos ou serviços. O que torna a empresa mais reconhecida no mundo online.

2. Pin Rich

O Rich Pins ou também é conhecido como Pin Avançado, é uma extensão disponível para os usuários do Pinterest Bussiness, sendo uma ferramenta poderosa com mais potencial do que os Pins comuns. O maior diferencial que ele oferece são seus pins ricos em informações, como: títulos importantes, descrições detalhadas, preços e outros detalhes relevantes sobre o conteúdo.

O Rich Pins também é conhecido por ser um pin orgânico que auxilia no aumento consideravelmente da aparição do seu conteúdo no feed inicial de mais usuários. Além de se destacar por ter conteúdos detalhados que facilitam a compreensão do pin, oferecendo melhor experiência para o usuário, o que também traduz em um aumento de cliques, tornando-se um conteúdo com grande riqueza.

3. Analytics

O Analytics permite o acesso às informações das estatísticas do seu perfil e de seus pins publicados. Com essas informações, é possível traçar estratégias que sejam mais eficazes para um maior impulsionamento de seus pins, sabendo melhor o que atrai o seu público e o que fica mais em baixa.

Essa ferramenta permite o acesso aos números de visitantes do perfil, engajamento, infrações, fazer análise de dados e outros. Desta forma, é mais fácil segmentar as novas publicações com conteúdos assertivos. Também auxilia a entender quais são as tendências e o comportamento dos usuários, desta forma, ajustando as suas estratégias para melhorar o desempenho das publicações.

O Analytics auxilia a descobrir possíveis problemas que podem fazer ou estão fazendo o conteúdo ter menos visualizações e cliques, podendo então ajustar as formas de aplicar os seus próximos pins conforme a necessidade do público. Essa é uma ferramenta que auxilia a sua empresa a estar em evolução e refinamento para garantir um conteúdo relevante e impactante nessa rede.

4. Pin Scheduler

O Pin Scheduler visa facilitar o planejamento de quem cuida do perfil do Pinterest, oferecendo o agendamento das publicações. É possível planejar as publicações nos horários que sejam mais convenientes para ter maior visualização, após fazer uma análise pelo Analytic.

Você pode agendar os pins com até 30 dias de antecedência e cada pin deve ser agendado um post por vez. É possível ter até 10 Pins agendados, sendo o dia e o horário que preferir para cada um, dentro desses período de um mês. Também é possível arrumar as informações, como mudar data, título, descrição e link, menos a imagem ou vídeo escolhido.

Outra ferramenta importante para o Pinterest Business é o Catálogo, que auxilia o perfil a exibir seus produtos de forma organizada e visualmente mais atraente para os usuários. Para a criação desses catálogo é necessário ter uma conta de negócios onde seus produtos já estão em um site ou uma plataforma de e-commerce, como Shopify, Magalu, Hotmart e outros. Tendo já essa conta, conecte esse catálogo à conta comercial no Pinterest.

Os produtos apresentados através do Pin, incluem a imagem, descrição e informações, como preço e estoque. O catálogo é uma forma facilitada de levar os usuários até o seu produto para que ele conclua a compra. O importante para que esses pins alcancem o maior número de pessoas é ter imagens atraentes, palavras-chave no título e informações relevantes sobre o produto.

Obtenha sucesso em seus pins com a Serasa Experian

Com a Análise de Campanha e Segmentação de Mercado, os seus posts podem obter potencial para alcançar o sucesso. Essa solução tem como objetivo analisar o mercado onde sua empresa está inserida e entender a fundo como suas publicações podem se desenvolver melhor para obter maior alcance de leads qualificados para sua empresa.

A Serasa Experian visa ajudar os empreendedores a alcançarem o sucesso, tendo o maior portfólio de dados do Brasil. Esses recursos possibilitam análises de dados eficientes, mercado, público-alvo e usuários da rede, permitindo estratégias mais assertivas e um melhor direcionamento para suas campanhas no Pinterest.

Confira nossa solução e continue nos acompanhando para não perder nada!