Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

Churn: o que é e como aumentar a retenção de clientes

Descubra as melhores práticas para reduzir o churn em seu negócio. Aprenda a manter seus clientes satisfeitos e fidelizados por mais tempo. Saiba mais agora!

Churn: o que é e como aumentar a retenção de clientes

Você sabe o que é o churn rate? Essa métrica é responsável por indicar a taxa de rotatividade ou evasão de clientes, sendo fundamental para entender que há aspectos a serem melhorados em um site. Afinal, para o sucesso de um empreendimento no digital, além do cuidado para que a evasão não seja alta, é preciso também entender os motivos por trás desse tipo de comportamento em uma página. Parte do processo para manter esse número em um nível aceitável é trabalhar as estratégias de fidelização e, assim, evitar que seus consumidores se tornem inativos, como campanhas sazonais, programas de pontos e brindes.

O que é churn?

É uma métrica que indica que uma empresa pode estar perdendo clientes em um determinado período. Ou seja, quanto menor o churn rate (taxa de rejeição) melhor. Em organizações SaaS (Software as a Service), nas quais o cliente paga mensalmente para usufruir do serviço, o churn é um grande problema. A melhor forma de controlar essa taxa é por meio da retenção e manutenção de clientes, para que os mesmos se fidelizem e continuem consumindo os produtos. Desta forma, a empresa se mantém financeiramente estável.

Como o churn funciona? Como calcular?

É muito simples calcular o churn, basta somar todos os clientes perdidos em um período (um mês, trimestre, semestre ou ano) e pronto. Ou seja, sua taxa de churn rate é igual ao número de consumidores que abandonaram seus serviços. Para as organizações manterem ou expandirem sua base de usuários, a quantidade de novos clientes necessita ser maior que o churn rate. Calcular a porcentagem de churn rate com base nos números de clientes ativos é muito simples: divida o total de clientes que deixaram a empresa pelo número de clientes ativos naquele determinado período. Por exemplo, 10 clientes acessaram uma página do site e saíram logo em seguida e 100 permaneceram ativos navegando em um período de um mês, significa que a porcentagem do churn rate é de 10%. Aproveite e confira também nosso post sobre o que é o ROI – Retorno Sobre Investimento!

Qual a diferença entre Churn e Churn de receita?

O churn representa a quantidade de clientes perdidos em um período. Já o churn de receita – ou MRR (Monthly Recurring Revenue) churn – representa o valor de receita perdido com esses clientes. Por exemplo, vamos calcular o churn de receita trimestral. Nesse período, apenas um cliente deixou de usar os serviços da empresa e o mesmo iria pagar R$ 150 durante um trimestre. O MRR churn será correspondente a soma desse valor nos três meses. Para acharmos a porcentagem do churn de receita, precisamos dividir o valor que achamos na última conta pela receita mensal total da empresa e depois multiplicar por 100. Ou seja:

  • Churn de receita % = churn de receita / receita mensal total X 100

Qual a melhor forma de cuidar da retenção de clientes?

Ao melhorarmos a retenção de clientes, a taxa de churn vai diminuir significativamente, trazendo muitos resultados positivos para a empresa. Para que isso aconteça, existe uma série de atitudes que as empresas podem tomar para que seus clientes fidelizem e exista uma atração de novos leads. Confira as dicas que preparamos para te ajudar nisso:

1. Crie uma ótima primeira impressão

Causar uma primeira impressão positiva é o primeiro passo para reter novos clientes. Pequenas atitudes como oferecer um canal de atendimento intuitivo e fácil de usar, se mostrar prestativo e atender as necessidades do cliente podem fazer com que ele se sinta confortável com a marca. Com isso, ele pode procurar a empresa novamente em necessidades futuras.

2. Fortaleça o vínculo com os clientes

Existem várias ações direcionadas aos seus clientes que podem reforçar o vínculo existente entre eles as partes, como programas de fidelidade, brindes e benefícios. Mas, para que essas ações sejam efetivas, é necessário que sejam planejadas e voltadas para o público-alvo correto. Para isso, conheça o Mosaicuma solução da Serasa Experian. Nossa ferramenta te ajuda a segmentar seu público-alvo com base em variáveis sociodemográficas, comportamentais, econômicas e financeiras. Esse conhecimento obtido através da nossa plataforma, torna os relacionamentos mais relevantes e efetivos.

3. Entender e atender as necessidades

A razão inicial que levou seu cliente a se relacionar com sua empresa pode mudar e evoluir com o tempo. O único jeito de continuar fazendo parte da vida dele é entendendo como essa necessidade muda e como você pode continuar oferecendo serviços úteis ao usuário. Vale a pena colocar em prática modificações para continuar fazendo negócios com uma pessoa — e elas podem afetar outros clientes também. Em outros casos, você precisa aceitar que o relacionamento chegou ao fim — ou que vocês precisam dar um tempo até que ela volte a precisar do seu negócio. Você também deve tomar cuidado para investir na aquisição e manutenção daquelas pessoas que realmente tem o perfil do seu público-alvo, portanto, têm maiores chances de serem fidelizadas. Por fim, avalie a satisfação desse grupo de clientes com frequência para fazer melhorias nas suas ações e evitar um nível elevado de rejeição.

4. Comunicar-se assertivamente

Criar canais de comunicação com mensagens personalizadas que atendam aos clientes é muito eficaz em qualquer relação comercial — Assim, os interlocutores também oferecer feedbacks, sendo uma ótima forma de aumentar a retenção. Esse diálogo promove o engajamento constante, assim como ajuda a guiar as mudanças que você deve realizar para melhorar o seu atendimento e (ou) continuar relevante na vida dessas pessoas.

5. Monitorar a concorrência e o mercado

O cliente pode abandonar o relacionamento com uma empresa por alguma mudança significativa no mercado — o lançamento de uma nova tecnologia, alguma polêmica envolvendo a marca ou seu produto, ou grandes variações de preços — e também por ser seduzido pelas ofertas de um concorrente. Para evitar isso, nada como ficar de olho na concorrência e no mercado, adaptando-se quando necessário para prevenir possíveis evasões para a concorrência. Por isso, mantenha seus clientes por perto e sua concorrência mais perto ainda. Para isso, conte com as soluções de análise de mercado e segmentação de campanhas da Serasa Experian! Com elas, você recebe informações confiáveis que te ajudam a tomar decisões mais estratégicas e precisas. Identifique tendências e oportunidades e se mantenha em destaque no mercado!

7. Ofereça uma experiência omnichannel

O conceito de omnichannel consiste na utilização de diversos canais. Essa tática integra os meios de comunicação, tornando toda a experiência de compra do cliente mais confortável. Afinal, dessa forma, o consumidor consegue escolher em qual canal se sente mais confortável e tende a realizar a conversão. Agora você conhece melhor o churn e sabe como diminuir essa taxa em sua empresa! Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo. Aproveite para ler mais sobre estratégias de atração e retenção de clientes em nosso blog!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Monitoramento em tempo real: tecnologias para detecção imediata de fraudes e bloqueio de ações maliciosas

Monitoramento em tempo real: tecnologias para detecção imediata de fraudes e bloqueio de ações maliciosas

Entenda o que é monitoramento em tempo real, detecte fraudes e bloqueie ações maliciosas! Confira o conteúdo no blog da maior Datatech do país.

Gerenciamento de riscos: entenda o papel de um antifraude para seu e-commerce

Gerenciamento de riscos: entenda o papel de um antifraude para seu e-commerce

Confira como o gerenciamento de riscos fortalece a proteção do seu e-commerce com sistemas antifraude! Entenda mais detalhes no nosso blog.

Como um antifraude pode reduzir perdas em sua loja online

Como um antifraude pode reduzir perdas em sua loja online

Descubra como um sistema antifraude pode reduzir perdas, proteger seu faturamento e fortalecer a confiança dos clientes. Acesse e confira!

15 maiores influenciadores de RH para acompanhar no LinkedIn

15 maiores influenciadores de RH para acompanhar no LinkedIn

Descubra quais são os 15 maiores influenciadores de RH no LinkedIn e inspire-se com dicas valiosas sobre gestão, diversidade e inovação!

Aumentar a conversão: por que a segurança é a maior aliada da sua loja online?

Aumentar a conversão: por que a segurança é a maior aliada da sua loja online?

A segurança é o segredo para aumentar a conversão do e-commerce: proteja dados, reduza fraudes e aumente a confiança no checkout! Confira no blog.

Raio-X PME: o mapa econômico que molda as decisões do empreendedor

Raio-X PME: o mapa econômico que molda as decisões do empreendedor

Descubra como o Raio-X PME ajuda pequenas e médias empresas a tomar decisões estratégicas, analisando indicadores econômicos e reduzindo a imprevisibilidade.