Mesmo com a criação de novos canais e estratégias de comunicação, como as realizadas em mídias sociais, pesquisas mostram que o e-mail marketing continua trazendo resultados importantes para as empresas.

De acordo com dados da Direct Marketing Association de 2016, o e-mail tem um retorno de investimento de 122%, quatro vezes maior do que outros canais incluindo mídias sociais. Para equipes que usam e-mail marketing em grupos segmentados de clientes, há uma taxa de clique nos links 100% maior do que em outras campanhas, segundo pesquisa de 2017 da empresa de e-mail marketing MailChimp.

As razões para o e-mail marketing permanecer forte, mesmo com o crescimento da popularidade de outros canais de comunicação (como mídias sociais), são simples: muitas pessoas ainda usam o e-mail e permanecem conectados por um tempo considerável. Para se ter uma ideia da dimensão, o mundo chegará a 5,2 bilhões de contas de e-mails até o fim de 2018, segundo a empresa americana de pesquisas Radicati. O mesmo estudo mostra os e-mails enviados por clientes e empresas chegará a 227 bilhões em 2021.

Quanto ao tempo de uso, 52% dos usuários brasileiros passam pelo menos uma hora por dia lendo e-mails, de acordo com a startup de comunicação e soluções corporativas SocialBase.

Esses dados mostram que há uma grande oportunidade de atingir seus clientes por esse canal, basta investir na qualidade das suas mensagens e em títulos que estimulem a abertura.

Mas afinal, como escrever um bom título para o e-mail marketing?
O assunto que você coloca no e-mail marketing é aquele sorriso acolhedor que dá uma boa primeira impressão, um aperto de mão firme que gera confiança. Segundo a consultoria Convince & Convert, 35% dos destinatários abrem um e-mail considerando apenas o assunto. Ou seja, ele precisa cativar seu leitor para que o e-mail seja aberto com um interesse genuíno que depois possa se tornar um clique em um dos links dentro da mensagem.

Para começar, vamos dar uma dica que funciona na hora de escrever qualquer texto, incluindo um e-mail marketing: deixe o título por último. Desenvolver o conteúdo vai inspirar e mostrar o caminho para as informações importantes, para a essência do que aquela mensagem quer transmitir ao destinatário.

Com isso em mente, o autor e especialista em marketing Neil Patel recomenda usar uma sigla que reúne algumas características importantes de um bom título: CURVE.

Curiosidade: seu assunto precisa estimular a vontade do leitor de querer descobrir algo novo, seja uma informação ou uma promoção. A pessoa tem de pensar que estará perdendo algo especial se não abrir o e-mail. Use palavras que estimulem essa vontade e que sejam condizentes com seu público-alvo. Atualmente muitas expressões que viralizam online são ótimas para chamar atenção, pois estão sendo mais utilizadas naquele momento: “você quer @?”, “que tiro de promoção”, “você ficará impactado com essas ofertas”. Mas, use com moderação. Pois assim como são alternativas, também podem ser problemáticas se já estiverem desgastadas pelo uso.

Urgência: crie um título que mostre que o conteúdo enviado trará uma mudança na vida do leitor naquele momento ou em um futuro próximo.

Relevância: tenha certeza de que você está escrevendo algo realmente importante para quem vai receber. Elimine o que não acrescentar nada para compreensão de quem lê.

Valor: deixe claro no assunto o que ele vai ganhar, receber ou como a vida dele vai mudar ao abrir o e-mail.

Emoção: seu título precisa ser humano e não parecer que foi escrito por uma máquina. Ele tem que tocar a pessoa, mais do que simplesmente ser comercial.

Seja criativo, seja conciso e teste o seu título
Além do CURVE, há três princípios básicos que você não pode deixar de considerar na hora de criar os assuntos para seus e-mails:

1-Seja sempre criativo e pense em novas formas de transformar sua mensagem para o público que quer atingir. Hoje em dia, muitas marcas usam emojis ou parodiam letras de músicas que viralizaram na internet em um determinado período para chamar a atenção de quem lê.

2- Seja conciso, afinal o campo “assunto” tem espaço limitado e muitas ferramentas reduzem-no dentro da sua caixa de entrada. De acordo com um levantamento do MailChimp, software de gestão de e-mail marketing, feito com mais de 200 milhões de mensagens, os títulos que contêm entre 28 e 39 caracteres têm o maior índice de abertura.

3- Faça testes mudando um aspecto importante do assunto e analise a taxa de abertura de cada opção. Para isso, envie as duas opções para duas parcelas pequenas do seu banco de contatos. Veja qual tem uma performance melhor e envie essa versão para o restante da sua base. Dessa forma você entende melhor o que funciona com seu público e fica mais afiado na hora de escrever assuntos para o seu e-mail marketing.

No fim, é tudo uma questão de transformar o título em uma porta de entrada para as vontades da pessoa que está lendo. Você precisa ser claro com o que está oferecendo, ser cativante, criativo e humano, para que o destinatário crie uma conexão com o tema.

Antes mesmo de mandar, redija pelo menos três opções de título. Reúna as opiniões do seu time de marketing e vendas e aperfeiçoe até chegar num resultado que pareça ideal. Você ainda pode se perguntar: “eu abriria esse e-mail?”

Se a resposta é sim, você chegou a opção certa. Pode disparar para sua base de contatos.