As empresas brasileiras ainda precisam brigar muito para sobreviver: segundo estudo do Sebrae, um terço delas não passa dos dois anos de existência.

Superar essa marca é um grande desafio, mas 2018 pode trazer boas notícias, principalmente para as pequenas empresas, que começaram a se recuperar depois de um 2017 de insegurança econômica. Pequenos negócios, que representam 98,5% dos empreendimentos no país, acumularam quase 327 mil novos postos de trabalho (entre janeiro e agosto de 2017) e representaram 27% do PIB nesse período.

Segundo organizações que estudam e apoiam o empreendedorismo, como Sebrae e a Fundação Getulio Vargas (FGV), 2018 será um ano positivo e de crescimento para os empreendedores, principalmente porque, além da estabilidade financeira, entraram em vigor as mudanças nas relações de trabalho.

Alguns assuntos ganham importância em 2018 e exigem a atenção dos empreendedores:

1-Reforma Trabalhista
Sancionada em julho e em vigor desde novembro de 2017, a Reforma Trabalhista trouxe novas regras para diferentes modalidades de contrato, tornando algumas relações mais flexíveis, como no caso de trabalho terceirizado e intermitente, por exemplo.

Vale a pena se aprofundar no assunto caso você use um desses tipos de contratação, mas o mais importante da flexibilização é que a empresa poderá fazer acordos de compensação individuais e não gerais, por categoria e intermediados por sindicatos, o que na opinião de especialistas é mais dinâmico e eficaz.

O grande desafio de 2018 é saber usufruir dessas mudanças sem prejudicar a relação com o colaborador e sua qualidade de vida.

Para o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, as mudanças na terceirização também ajudarão a contratação das PMEs como fornecedoras. “Muita empresa grande vai buscar terceirizar atividades que necessitam, principalmente de criação. E está provado que quem cria é o pequeno, o grande compra pronto. Esse cenário abre um grande mercado de oportunidades”, diz Afif.

2- Capacitação de colaboradores
Com a disseminação de soluções tecnológicas para diferentes mercados — automação, softwares de produtividade e até novos aparelhos específicos —, as PMEs vão precisar ficar atentas na hora de capacitar sua equipe.

Transmitir os conhecimentos certos e disponibilizar as melhores ferramentas serão um grande diferencial dos times campeões. Numa era cada vez mais digital, com novos aplicativos, experiência mobile, etc., as empresas precisarão se adaptar e 2018 reserva a expansão de algumas novas tecnologias. Realidade aumentada, internet das coisas, inteligência artificial e blockchain são apenas algumas delas.

3-Multicanalidade e a força do digital
O entendimento dos diferentes meios de contato com o consumidor será responsável pelo sucesso das PMEs mais preparadas. Esse fenômeno é chamado de omnichannel, que prega a integração de canais de comunicação, tanto físicos quanto digitais, em uma estratégia unificada e coesa. Por exemplo, com ominichanel, uma compra iniciada em determinado e-commerce no seu celular pode ser continuada ou finalizada no desktop e vice-versa, pois as diferentes plataformas se conversam. O mesmo pode acontecer entre lojas física e online.

Compreender como atuar no universo digital também será imprescindível, principalmente para as PMEs que estão atrasadas nessa corrida. Isso inclui vender online, SAC 2.0, atuação mobile e novas possibilidades que com certeza serão ampliadas em 2018.

4- Mudanças tributárias
Para as PMEs que se enquadram no Simples Nacional, o dia 1° de janeiro marcou diversas mudanças no sistema especial de tributação. A Lei Complementar 155/2016 entrou em vigor levando a alterações em diferentes pontos:

Novos limites para MEI e ME;
Novas atividades;
Novas tabelas;
Novas regras para exportação, licitações e outras atividades;
Novas regras para parcelamento de dívidas vencidas;
Regulamentação do papel de Investidor Anjo;
Novo cálculo.

Essas mudanças no Simples Nacional são complexas e recomendamos que toda empresa converse com seu contador para saber como elas afetarão os negócios em 2018. Leia aqui um artigo detalhando todas as alterações.

Pronto para 2018? Faça sua própria lista de pontos, assuntos e metas importantes na qual sua empresa deve ficar de olho para crescer neste ano, como uma lista de resoluções de empreendedorismo para seguir e guiar suas ações.