Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 9,2%

Variação mensal 1,2%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 21,3%

No mês (em milhões) 8,4

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 22,0%

No mês (em milhões) 8,0

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 49,2%

No mês (em milhões) 80,4

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 3,6%

Variação mensal -1,2%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 9,2%

Variação mensal 1,2%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 38,7%

Percentual no mês 38,4%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 57,3%

Percentual no mês 57,8%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 21,3%

No mês (em milhões) 8,4

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 22,0%

No mês (em milhões) 8,0

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 49,2%

No mês (em milhões) 80,4

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 3,6%

Variação mensal -1,2%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

RH

A Jornada - Ep. 02 - Escola Ateneu e o desafio em Mapear os Processos

Aprenda o que é Mapeamento de Processos, entenda os objetivos e descubra os principais tipos. Baixe grátis o nosso ebook sobre o assunto!

A Jornada - Ep. 02 - Escola Ateneu e o desafio em Mapear os Processos

 

No 2º episódio da série do Impulsiona Pequenos Negócios, contamos a jornada da Rosana e sua amiga de faculdade que decidiram abrir uma escola depois de falarem sobre sua paixão pela educação. Na época, elas encontraram uma casinha com muitas árvores, pela qual se apaixonaram e decidiram abrir ali a escola. Começaram com uma pré-escola, escolheram um nome com todo carinho. Cristina, companheira de Rosana, teve que sair da sociedade no início porque o marido perdeu o emprego. Rosana passou a cuidar sozinha do empreendimento e no decorrer dos anos, a escola cresceu significativamente, com foco no profissionalismo e cuidado na seleção do pessoal. - Rosana teve que se afastar devido a uma doença grave, que a fez perder contato com os alunos. - A escola enfrentou muitos desafios nesse período, inclusive a perda de alunos devido à ausência de Rosana.

Neste conteúdo você vai ler (Clique no conteúdo para seguir)

O desafio de profissionalizar a gestão da escola

Nesse episódio é possível perceber a necessidade de equilibrar o lado pedagógico com o lado empreendedor. Rosana precisa focar na parte comercial da escola para garantir seu crescimento e sucesso, profissionalizar a documentação de processos. Confira como a Serasa Experian, em parceria com o Sebrae está auxiliando Rosana no planejamento estratégico, marketing, finanças e mapeamento de processos. Este episódio da série A Jornada mostra um “pulo do gato” importante: documentar processos para evitar perda de conhecimento quando os funcionários saem, algo inevitável por melhor que seja a empresa. Criar uma descrição formalizada do processo ajuda os funcionários a compreenderem seu papel e responsabilidades. Processos contém descrição clara da rotina, estrutura necessária e recursos necessários para uma tarefa. Eles trazem segurança e facilidade de controle, além de indicadores-chave de desempenho (KPIs) para mensurar resultados. O episódio 2 da série do Impulsiona Pequenos Negócios está imperdível e trata diversos outros temas ligados a um projeto de sucessão, capturando a jornada emocionante da fundadora, Rosana, ao desenvolver seu lado empreendedora além de educadora realizada. Neste processo de consultoria do Impulsiona Pequenos Negócios, a escola de Rosana entrou em um plano de expansão, durante sua participação no programa, registou um crescimento de 6,8% em 2023 e pretende atingir um crescimento de 11% em 2024. Além disso, a empresa está construindo uma nova infraestrutura para o ensino fundamental e médio. E graças ao mapeamento de processos, o acesso aos dados proporciona segurança na tomada de decisões e transparência. Além disso, baixe gratuitamente o e-book abaixo sobre o Mapeamento de Processos e descubra:

  • Como mapear os processos da sua empresa;
  • Como começar a documentar quais são os processos mais estratégicos;
  • O poder da padronização e da melhoria contínua;
  • Como alcançar a eficiência na gestão;
  • Como se preparar para expandir o seu negócio;
  • Um case de estudo que o Projeto impulsiona atuou;
  • E muito mais!

Bem completo não é mesmo? Por isso, não perca tempo, preencha o formulário abaixo e baixe Gratuitamente o nosso material!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

BPMN: o que é e como usar a notação para mapear e melhorar processos na sua PME

BPMN: o que é e como usar a notação para mapear e melhorar processos na sua PME

Entenda o BPMN e como aplicar essa notação na sua PME para otimizar processos, reduzir desperdícios e aumentar a eficiência operacional.

Profissional de Recursos Humanos: quem é, cargos, funções, salário e mais

Profissional de Recursos Humanos: quem é, cargos, funções, salário e mais

Conheça todas as alternativas, o valor da carreira em gestão de pessoas e o que um profissional de Recursos Humanos pode fazer!

Pagar ao funcionário o vale-transporte é obrigatório? Entenda a lei!

Pagar ao funcionário o vale-transporte é obrigatório? Entenda a lei!

Entenda quando o vale-transporte é obrigatório, quem tem direito ao benefício e como garantir a regularidade. Entenda mais!

Auxílio inclusão: benefícios, requisitos e novidades para 2026

Auxílio inclusão: benefícios, requisitos e novidades para 2026

Tudo sobre o auxílio inclusão para PCD: o que é, quem pode solicitar, valor (50% do salário-mínimo), requisitos e as notícias de 2026.

Ação monitória: uma alternativa simples para cobrar dívidas com prova escrita!

Ação monitória: uma alternativa simples para cobrar dívidas com prova escrita!

Entenda como a ação monitória pode ser uma solução eficiente para empresas na cobrança de dívidas com base em prova escrita! Confira.

Dip financing: o que é e o que muda com a Lei 14.112/2020

Dip financing: o que é e o que muda com a Lei 14.112/2020

Entenda como o dip financing pode apoiar pequenas empresas em recuperação judicial, quais são suas regras após a Lei 14.112/2020 e muito mais.