Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Marketing

Guia prático: 5 ideias de promoções para o Natal (para você vender mais)

Guia prático: 5 ideias de promoções para o Natal (para você vender mais)... Saiba mais!

Guia prático: 5 ideias de promoções para o Natal (para você vender mais)

Para os varejistas, o mês de dezembro é uma oportunidade de aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Promover as melhores ofertas e promoções para o Natal é um dos grandes desafios nessa época do ano. Você precisa encontrar maneiras de se destacar da multidão para que seus produtos sejam vistos. Pensando nisso, reunimos 5 ideias que você pode usar para sua estratégia para o Natal e criar uma campanha de vendas excelente. Confira!

Por que é importante fazer promoções para o Natal?

O Natal pode ser um momento de pressa para os clientes. Os shoppings estão lotados e as lojas virtuais também. Aqui está um resumo sobre por que é importante para sua empresa criar promoções para o Natal.

Aumento da demanda por ofertas

Durante o final de ano, mais clientes saem com suas famílias, amigos e entes queridos. Isso fica evidente no aumento da atividade das pessoas em shoppings, bazares de férias, resorts e no fluxo de lojas virtuais dos mais diferentes segmentos. Com isso em mente, os empresários podem aumentar suas vendas com a maior demanda de cliente.

Oportunidade de aumentar a lucratividade

Os empresários podem esperar que os compradores tenham mais dinheiro para gastar durante a temporada de vendas do Natal. Afinal, essa é a época em que os consumidores recebem seu tão esperado 13º salário e se preparam para comprar presentes. É uma das melhores datas para lucrar ao longo do ano. No entanto, isso não diminui a importância das promoções. Os clientes ainda preferem grandes ofertas para aproveitar ao máximo seu dinheiro. Alguns migram para lojas físicas, enquanto outros navegam no comércio virtual em busca de presentes acessíveis.

Maior fluxo de clientes no final do ano

As pessoas não precisam de muito convencimento para comprar brinquedos no Dia das Crianças ou chocolates na Páscoa. Da mesma forma, seus clientes estarão ávidos por promoções já no início de dezembro para as compras de Natal. Quando é alta temporada, as pessoas vão procurar seus produtos. Na véspera do Natal, buscam presentes nas lojas físicas e virtuais. Você não terá escassez de clientes em potencial durante esse período, mas é claro que precisará usar a criatividade para adotar estratégias de vendas para conquistar mais deles.

Como criar promoções de Natal? Conheça 5 ideias para vender mais!

A melhor maneira de espalhar o espírito natalino enquanto aumenta as vendas é oferecer promoções realmente especiais nessa época do ano. Confira, aqui, 5 ideias para sua loja!

1. Planeje descontos atrativos

A ideia mais óbvia para uma promoção de Natal é oferecer um desconto. Afinal, todo mundo gosta de pagar menos. Na véspera da data, a notícia parecerá natural e tornará sua oferta atrativa. A questão é o tamanho do desconto e os benefícios que sua loja terá. Uma ideia interessante é oferecer um desconto em compras futuras acima de determinado valor. Ou seja, para pedidos com valor acima da média, o cliente pode obter desconto nessa e na próxima compra feita no seu negócio. Esse tipo de oferta exige um compromisso maior por parte do cliente. Além de lucrar imediatamente na compra atual, ele se sentirá atraído a revisitar a loja ou o site para aproveitar o desconto, dando à empresa mais oportunidades de aumentar suas vendas e melhorar a retenção de clientes.

2. Ofereça brindes de Natal

Pense no que você pode oferecer além de descontos. Muitas vezes, pode ser até mais lucrativo da um presente ao cliente, em vez de diminuir o preço de um produto. Provavelmente, essa é a estratégia de vendas mais simples e impactante que você pode usar nas promoções para o Natal. A mera ideia de ganhar algo gera um interesse na mente do cliente. O custo do produto, em si, torna-se irrelevante, pois há um item complementar a ser obtido no final da compra.

3. Crie combos de produtos para o Natal

O combo é uma estratégia benéfica para chamar a atenção dos consumidores para determinados produtos. Ele acontece quando diferentes ofertas são combinadas para criar uma única venda atraente. Os itens do combo pertencem à mesma família de produtos. Por exemplo, um kit de barbear ou um kit de maquiagem. Em vez de pagar o preço de varejo de cada item, o cliente compra o pacote, que tem um desconto geral sobre o total de preços. Essencialmente, seus compradores poderão economizar uma parte importante em cada produto.

4. Ofereça cartões de presente nessa época do ano

Todos têm aquela pessoa especial, mas que nunca se sabe como presentear. Para ajudar seus clientes a encontrar o item perfeito, você pode fornecer cartões de presente de Natal. Dessa forma, eles darão a amigos e familiares a oportunidade de comprar o que amam. Crie cartões de presente impressos ou cartões digitais, que podem ser enviados rapidamente para o endereço de e-mail da sua carteira de clientes. Para a compra do cartão, geralmente são definidos um valor mínimo e um valor máximo, ficando ao critério da pessoa que vai presentear.

5. Crie uma seleção de produtos com frete grátis

Se você tem uma loja virtual que vende produtos físicos, pode oferecer aos clientes uma seleção especial de produtos com frete grátis para que eles façam suas compras nas promoções para o Natal sem pensar duas vezes. O frete grátis é uma maneira simples de incentivar mais clientes no período, especialmente se você também oferecer devoluções sem cobrar. Se as pessoas souberem que podem devolver facilmente um pedido que não está certo, gastarão mais. Você pode oferecer frete grátis por alguns dias, incentivando o público a comprar tudo o que deseja de uma só vez. Uma alternativa é oferecer frete grátis quando os clientes gastam determinado valor, pois isso tende a aumentar o gasto médio por pedido.

Como usar os estoques da melhor maneira?

Até agora, você viu dicas de como planejar ofertas para a temporada de compras de fim de ano. Mas, à medida que você considera novas maneiras de vender, há um aspecto do seu negócio que deve monitorar de perto: o gerenciamento de estoque para o Natal. Para garantir que você aproveite ao máximo as vendas, certifique-se de ter abastecido seu estoque com compras estratégicas. Fique de olho na concorrência e no comportamento dos consumidores para saber o que poderá fazer sucesso. Você também pode analisar dados históricos de vendas para tomar as decisões de gerenciamento de estoque. Tenha uma noção do itens ou categorias mais populares no ano anterior para orientar a direção de sua nova lista de estoque para o Natal deste ano. Chegamos ao final do nosso guia e esperamos que você tenha gostado das ideias de promoções para o Natal. As ofertas podem atrair clientes para sua loja e incentivá-los a fazer compras. Se você fizer isso corretamente, poderá não apenas aumentar o número de vendas, mas também, o valor médio por pedido. Que tal se planejar para aproveitar outras oportunidades sazonais do ano? Aprenda agora a criar um calendário promocional para sua empresa!

A jornada Banner

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail O futuro do campo em rede: saiba como a TIM reduziu em 75% o tempo de análises para atuação no agronegócio

O futuro do campo em rede: saiba como a TIM reduziu em 75% o tempo de análises para atuação no agronegócio

Parceria otimiza expansão de conectividade com inteligência de dados, transformando a prospecção de clientes e democratizando o acesso à rede em áreas rurais.

Thubmnail CAR e crédito rural: por que o Cadastro Ambiental Rural é decisivo na análise de risco em 2025

CAR e crédito rural: por que o Cadastro Ambiental Rural é decisivo na análise de risco em 2025

Saiba como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) impacta o crédito rural e por que ele é importante para financiamentos sustentáveis em 2025.

Thubmnail Como a taxonomia verde promovida pela FEBRABAN atua sobre o risco de crédito rural

Como a taxonomia verde promovida pela FEBRABAN atua sobre o risco de crédito rural

Confira como a taxonomia verde da FEBRABAN ajuda a reduzir riscos no agro e impactar com R$ 400 bi em crédito rural ao ano. Saiba mais!

Thubmnail Leis do agro: quais são as regulamentações vigentes para ficar atento?

Leis do agro: quais são as regulamentações vigentes para ficar atento?

O agro cresceu 12,2% no 1º trimestre de 2025: confira as principais leis e soluções para crédito rural com foco em compliance e ESG.

Thubmnail Confira os feriados e datas comemorativas de novembro

Confira os feriados e datas comemorativas de novembro

Confira os feriados e datas comemorativas de novembro e veja ideias de campanhas segmentadas para aumentar engajamento e vendas.

Thubmnail Safra 2025/2026: o cenário da soja brasileira revelado por satélites e projeções

Safra 2025/2026: o cenário da soja brasileira revelado por satélites e projeções

Desvende os números e as tendências da cultura que movimenta o agronegócio, com dados exclusivos de mapeamento. Confira o conteúdo completo.