Aperfeiçoar a gestão de carteira de crédito pode ser um caminho estratégico muito eficiente para as empresas atravessarem o momento econômico desafiador provocado pela COVID-19. Por meio dessa gestão – e utilizando as ferramentas certas –, é possível conhecer o perfil de crédito dos clientes e extrair dessa informação diversos insights.

Assim, uma gestão feita com dados completos, capazes de gerar um conhecimento aprofundado da carteira, traz insumos importantes para a tomada de decisão. Pode, por exemplo, identificar clientes mais vulneráveis à redução da atividade econômica, mostrando o grau de risco dentro da carteira. Pode também selecionar aqueles menos afetados financeiramente, revelando oportunidades para ações específicas de rentabilização.

O desafio, porém, é tornar esse processo o mais simples e ágil possível. Mesmo empresas que já praticam uma gestão avançada de carteira de crédito podem precisar rever processos para direcionar seus esforços e dar conta da urgência de respostas que a situação econômica pede. Por isso, é importante buscar soluções que ajudem nesse sentido. É o que vamos mostrar neste texto. Confira a seguir!

Cadastro Positivo: mais informações para gestão de carteira

Para conhecer os diversos perfis de uma carteira de crédito e poder traçar estratégias para atuar sobre cada um deles, é fundamental dispor do maior volume de dados possível. Nesse sentido, soluções que utilizam dados do Cadastro Positivo trazem insumos de maior qualidade e respostas mais ágeis para que se conheça os riscos e as oportunidades dentro da carteira.

Leia mais:
Como aumentar a performance de sua gestão de carteira de crédito?
Descubra como a Cabral & Sousa reduziu a análise de crédito de 10 para 2 dias úteis
Cenário COVID-19: como ter segurança na decisão de crédito?

Isso acontece não apenas porque o Cadastro Positivo traz informações sobre o comportamento de pagamento de pessoas e empresas, identificando pontualidades, atrasos e volume de dívidas, mas também porque são atualizados a cada 10 dias.

Essa rapidez na atualização é fundamental neste momento de incertezas, quando se necessita de informações seguras para a tomada de decisão. Soma-se a isso o quanto esses dados positivos revelam sobre o comportamento de clientes frente às suas dívidas, o que traz maior eficiência e acuracidade ao processo de gestão de carteira.

Soluções digitais: simplificando a gestão de carteira de crédito

O segredo para obter os melhores insights de uma carteira de crédito é combinar de forma inteligente as informações que a empresa tem de seus clientes com os dados do Cadastro Positivo. A questão é como fazer isso com rapidez e eficiência.

 

Um exemplo de como isso poderia ser feito em um cenário de normalidade, seria a empresa adquirir dados positivos que enriqueçam toda a sua carteira. Normalmente, isso pode ser feito compartilhando a base de clientes com um fornecedor de dados confiável e receber de volta essa base enriquecida com os dados do Cadastro Positivo. Só a partir daí se iniciariam os processos internos para segmentar essa base e extrair insumos.

Na prática, isso levaria um tempo maior e ainda haveria um investimento em um volume de dados que, talvez, não fossem totalmente explorados neste momento. Assim, a melhor forma de alcançar a simplificação com eficiência, com a rapidez que o momento exige, é utilizar ferramentas com alto poder de customização que atuem na nuvem.

Usando só os dados que interessam

Há no mercado soluções capazes de receber uma base de dados de clientes e oferecer opções de filtros em tempo real. Assim, é possível definir rapidamente diferentes recortes dessa base utilizando dados positivos e só adquirir os dados que forem relevantes para determinadas ações.

Um exemplo disso seria buscar dentro da base quais os clientes com melhor histórico de pontualidade no pagamento de seus compromissos com a empresa. Então, a partir da combinação com dados positivos via plataforma digital, saber qual percentual desses clientes passaram a demonstrar tendência de atraso em pagamentos com outras empresas. Dessa maneira, seria possível reavaliar o score de risco desses clientes, avaliar um contato para renegociação de prazos, entre outras ações.

Outro exemplo seria fazer um recorte na base mostrando o percentual de clientes que tiveram pouco ou nenhum impacto nas suas finanças, mantendo pagamentos em dia e um baixo comprometimento da renda. A esses poderiam ser direcionadas ofertas customizadas de acordo com seu perfil, gerando oportunidades de negócios com segurança.

Neste momento de incertezas e riscos crescentes, as empresas precisam contar com as melhores respostas, com as soluções que deem segurança para a tomada de decisão. No quesito gestão de carteira de crédito, simplificar esse trabalho deve ser visto como uma forma de ganhar agilidade, mas sem abrir mão da acurácia. Por isso, investir em soluções digitais capazes de entregar respostas rápidas, com custo enxuto e sob medida, é a melhor forma de se proteger de riscos e ainda explorar oportunidades.