Em 2023, o Brasil bateu o recorde de inadimplência B2B. Segundo o Boletim Econômico publicado em maio pela Serasa Experian, o total de CNPJs com contas em atraso atingiu o número histórico de 6,5 milhões.

Em um cenário de alta competitividade, com margens de lucro cada vez menores, a inadimplência compromete a operação da empresa credora, dificultando sua capacidade de crescimento e investimento. Muitas vezes, é preciso recorrer a empréstimos, que implicam em juros, o que pode complicar ainda mais a situação.

Diante desse contexto, a recuperação de crédito de pessoas jurídicas é cada vez mais importante para as empresas permanecerem com a sua situação financeira saudável e é sobre isso que a gente quer falar, indicando como o gerenciamento da sua carteira de clientes e fornecedores pode ajudar a reavaliar empresas que melhoraram o seu perfil de risco e, por consequência, ampliar seus negócios.

O que é recuperação de crédito?

A recuperação acontece depois que a dívida já está negativada ou existe um protesto e as estratégias envolvem medidas mais assertivas para reaver os valores concedidos.

Aqui vale um comentário. Os termos "recuperação de dívidas" e "cobrança de dívidas" são frequentemente usados como sinônimos, mas apresentam algumas diferenças.

A primeira já foi explicada acima e a cobrança é referente ao processo de solicitação de pagamento de um valor em atraso, com uma abordagem que costuma seu mais amigável.

Como funciona a recuperação de crédito?

Como falado agora há pouco, o tom da cobrança é cordial (até porque uma parte significativa esquece da dívida e acaba perdendo o prazo) e o contato é feito com o envio de lembretes de pagamento, por meio de notificações de vencimento, ligações telefônicas, SMS ou correspondências para o devedor. O objetivo principal da cobrança é lembrar e incentivar o devedor a pagar a quantia devida.

Se a sua empresa já tentou uma forma amigável de cobrar o cliente inadimplente e ainda assim não conseguiu receber o pagamento, é hora de tomar ações mais incisivas para a realização do pagamento ou chegar a um acordo. Na etapa de recuperação de crédito, é comum a realização de negativação e protesto da dívida, além da adoção de outras medidas legais e até mesmo de assessorias jurídicas especializadas.

O que são assessorias jurídicas de recuperação de dívidas

As assessorias de cobrança são empresas especializadas na intermediação entre devedores e credores. Elas podem atuar em cobranças extrajudiciais e judiciais, desde que tenham um advogado na equipe.

Optar por uma assessoria pode ser muito vantajoso, já que os processos envolvidos na recuperação de crédito costumam ser muito complexos, exigindo um time dedicado para essa função, tornando-se inviável. Além de mais econômica, esse serviço especializado é mais rentável.

Estratégias para melhorar sua recuperação de crédito

Selecionamos algumas dicas para aumentar a eficiência da recuperação, que deve ter um processo claro e ser conduzida por profissionais com treinamento adequado.

  • Cadastro atualizado: manter os dados dos clientes sempre em dia torna o contato mais rápido, aumentando os resultados;
  • Proatividade: se o cliente atrasar o pagamento, entre em contato rapidamente e de forma amigável, com um lembrete de que o valor ainda está em aberto. Afinal, quem cobra primeiro tem mais chances de receber antes (quem já faz o monitoramento de carteira sabe como isso faz diferença);
  • Pulo do gato: tenha uma régua de pré-cobrança, dando um toque alguns dias antes do vencimento até o dia do pagamento. Lembra que muita gente esquece do pagamento?
  • Negocie: entenda o motivo do atraso e, se preciso, renegocie prazos, parcelas e condições para fechar um acordo que beneficie sua empresa e ajude o cliente a superar o momento de dificuldade. Essa pode ser uma boa oportunidade para demonstrar parceria e fortalecer o relacionamento;
  • Não exclua da sua lista: não é porque o cliente está inadimplente que deve ser tirado da sua carteira. Ele pode ser rentável no futuro próximo e vamos falar bastante sobre isso daqui a pouco.

Como a recuperação de crédito beneficia as empresas

Quando uma dívida da sua empresa é quitada, especialmente quando estava praticamente perdida, ela ajuda a manter a saúde financeira em dia.

Ainda há um outro benefício. Quando o cliente ou empresa volta a ficar adimplente, seja por meio de cobrança de um valor que estava atrasado ou por recuperação de dívida com negativação, abre-se uma janela para realizar ações de repescagem.

Essa é uma grande oportunidade para explorar ao máximo todo o potencial de rentabilização da sua carteira, ao mesmo tempo em que evita a migração desses clientes para a concorrência.

Como funciona a repescagem de clientes

Quando um consumidor ou empresa pede crédito no mercado, bancos, lojas, indústrias e outros segmentos fazem análises minuciosas para saber qual a probabilidade de o solicitante honrar os pagamentos em dia ou ficar inadimplente, mitigando riscos e reduzindo prejuízos. Se as chances de inadimplência ficarem acima no nível aceitável pela política de crédito do credor, o valor é negado.

Mas e se após essa avaliação, o cliente melhorar seu perfil de risco? É hora de fazer ações de repescagem para aproveitar a nova oportunidade de negócio e ser a primeira empresa a fazer uma oferta. Lembra o que foi falado acima? Quem cobra primeiro tem mais chances de receber primeiro. Aqui também vale o mesmo raciocínio.

Agora você deve estar se fazendo a pergunta mais importante: como saber com agilidade quando o cliente melhorou o perfil de risco para fazer uma oferta antes da concorrência?

A chave para as suas ações de repescagem é o monitoramento automatizado dos clientes.

Como o monitoramento apoia suas ações de repescagem

Uma boa solução de monitoramento automatizado é capaz de acompanhar os dados cadastrais, de inadimplência e societários de quem é observado. Se houver alguma alteração nessas informações, a ferramenta detecta essa mudança e avisa sobre a modificação.

Com essa informação na mão, sua empresa tem uma grande vantagem competitiva para se antecipar e largar na frente do mercado, fazendo sua oferta de linha de crédito, produto ou serviço.

Claro, a solução também pode ser usada em toda a gestão de carteira para a revisão de limites quando o cliente apresenta piora em seu perfil de risco. Esse é um assunto para outro conteúdo, mas você já pode ficar por dentro com este post que publicamos recentemente.

E ainda, na identificação de clientes prestes a ficar inadimplentes. Isso mesmo, o monitoramento pode apoiar sua empresa na etapa de pré-cobrança, que pode evitar a necessidade de recuperação de crédito.

Ganhe agilidade e assertividade

Se você também quer melhorar as ações de repescagem da sua carteira de clientes PJ, a Serasa Experian pode ajudar sua empresa.

Com o Monitoramento de Clientes e Fornecedores, tenha uma solução que acompanha seus clientes, parceiros comerciais e fornecedores 24 horas por dia e envia alertas automáticos em tempo real da alteração do perfil de risco.

Você é quem decide quais alertas são relevantes para a sua empresa, de acordo com a sua política de crédito. O Monitoramento de Clientes e Fornecedores oferece alta flexibilidade para configurar o tipo de informação que será acompanhada. Escolha a combinação de eventos que irão gerar os alertas automáticos, como a quantidade, valor e tipo de negativos, com possibilidade de alteração dos parâmetros a qualquer momento.

A solução conta com o maior banco de dados da América Latina e a mais completa base nacional de protestos, colocando à sua disposição informações robustas e atualizadas para garantir a agilidade que vai fazer diferença no seu negócio.

Vamos conversar e melhorar seus resultados?