Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Autenticação e Prevenção à Fraude

Dia dos Pais: Ferramentas de segurança e inteligência artificial podem evitar R$ 53 milhões de prejuízos com fraude nas vendas

Ferramentas de segurança e inteligência artificial podem evitar R$ 53 milhões de prejuízos com fraude nas vendas, no dia dos pais

Dia dos Pais: Ferramentas de segurança e inteligência artificial podem evitar R$ 53 milhões de prejuízos com fraude nas vendas

Uma projeção da Serasa Experian mostra que, neste Dia dos Pais, as ferramentas de autenticação e prevenção a fraudes podem permitir que empresas evitem um prejuízo no valor de R$ 53 milhões referentes a tentativas de fraudes nas operações de vendas. Segundo o economista da companhia, Luiz Rabi, "datas comemorativas sempre trazem esperança para o comércio de alavancar as vendas. Mas pelo alto volume de transações, também podem chamar atenção de criminosos em busca de dinheiro fácil por meio de golpes". Também considerada uma datatech, a Serasa Experian lançou o Fraudômetro, ferramenta de contagem sequencial das tentativas de fraude, que mostram que entre janeiro até agora, o Brasil já sofreu mais de 4,29 milhões de tentativas de fraude. Os tipos de golpes praticados envolvem o furto ou roubo de identidade, que é um tipo de golpe nos quais os prejuízos vão além dos financeiros. Essa modalidade também pode ser chamada de fraude de identidade, podendo ser evitada quando as empresas investem em camadas de prevenção a fraudes em seus sistemas, como:

  • Documentoscopia (que é a análise de documentos de identificação);
  • Biometria facial;
  • Face match (comparação entre uma selfie com a face do documento);
  • Fraudes de identidade na base cadastral (que avalia a divergência de dados de um documento e dos enviados com bases cadastrais).

Neste conteúdo você vai ler (Clique no conteúdo para seguir)

Como as empresas podem se proteger?

 Para evitar fraudes, as empresas precisam ter uma estratégia de autenticação contínua que combine camadas de proteção à fraude em todas as etapas da jornada, garantido que o consumidor é quem dizem ser. Além disso, é importante também:

  • Ter uma estratégia de autenticação e prevenção à fraude com a mínima fricção na experiência do cliente, deixando os processos ágeis, seguros e sem atrito;
  • Alertar os clientes sobre os golpes comuns do segmento;
  • Proteger suas plataformas de pagamento online;
  • Analisar perfis e comportamentos de consumo com risco;
  • Confirmar a identidade dos seus usuários a fim de evitar o uso indevido de seus dados por terceiros ou fraudadores;
  • Contar com soluções que acompanhem a evolução dos golpes, mantendo o consumidor protegido no processo de prevenção à fraude e combinando tecnologia, dados e inteligência.

Como os consumidores podem se proteger?

 É importante que os consumidores protejam seus dados, mantendo algumas boas práticas em seu dia a dia, como:

  • Verificar a reputação das empresas com quem se relacionam;
  • Manter os devices atualizados;
  • Desconfiar de ofertas muito atrativas;
  • Ter cuidado com links compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais ou SMS;
  • Garantir que seus documentos, celulares e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
  • Cadastrar suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
  • Criar senhas seguras e atualizá-las com frequência;
  • Não fornecer senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
  • Não emprestar ou vender seus dados;
  • Não fazer transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
  • Incluir suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
  • Monitorar o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.

A gente sabe quem é quem

As soluções de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian permitem que a sua empresa se proteja da ação dos fraudadores em uma jornada de autenticação contínua, com soluções em camadas para as etapas de onboarding, login ou transacional. Conecte-se com a gente!

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