Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Autenticação e Prevenção à Fraude

Dia dos Namorados: 8 dicas para proteger os dados e não cair em fraudes

Proteja seus dados em datas como o Dia dos Namorados com 8 dicas eficazes para evitar golpes online e danos pessoais.

Dia dos Namorados: 8 dicas para proteger os dados e não cair em fraudes

Pesquisa da Serasa Experian mostra que 57% dos brasileiros já tiveram suas contas invadidas sem consentimento ou conhecem alguém que já foi vítima. Dados da Serasa Experian mostram que os brasileiros sofreram mais de 272 mil tentativas de fraude de identidade em março de 2023. Uma das formas mais fáceis de ter as contas invadidas é o compartilhamento de credenciais, e segundo pesquisa da Serasa Experian de 2022, 57% dos brasileiros já tiveram suas contas invadidas sem consentimento ou conhecem alguém que já foi vítima. O número é maior do que a média global, que fica em 53%. O levantamento ainda aponta que 61% dos brasileiros já foram vítimas ou conhecem alguém que foi vítima de roubo de identidade. Para provar que é possível celebrar o amor com proteção contra os golpes, neste Dia dos Namorados, a Serasa Experian separou oito dicas de segurança para que as barreiras de proteção não sejam diminuídas, mesmo quando o assunto é relacionamento amoroso. Confira:

  1. Assim como na ficção, na vida real pessoas também tentam se passar por outras por meio de deepfakes. Essa é uma tecnologia que usa Inteligência Artificial para trocar o rosto de pessoas em vídeos, sincronizar movimentos labiais, expressões e demais detalhes. Então é importante se certificar que a pessoa com quem você está falando é quem ela realmente diz ser para não cair em uma fraude de identidade.
  2. Não compartilhe senhas ou dados pessoais com o(a) crush, em especial a senha do seu celular ou informações bancárias. Por mais especial que a pessoa seja, os dados são seus, e é essencial mantê-los protegidos contra roubo de identidade.
  3. Também não cadastre a biometria da pessoa amada para abrir automaticamente o seu celular. Atualmente, muitos aplicativos utilizam essa tecnologia para liberação de acessos, o que dá espaço livre para outras pessoas tomarem decisões sem lhe consultar.
  4. Não empreste seu nome em vão, mesmo se a pessoa solicitar ou (pior) te chantagear. Na mesma linha, não seja um ‘perfil laranja’ para qualquer atitude ilícita que outra pessoa lhe pedir.
  5. Nunca envie prints, vídeos ou faça vídeo chamadas mostrando QR Codes e telas do seu computador, celular, caixa eletrônico, documentos pessoais ou até mesmo cartões de crédito.
  6. O(a) crush pediu para transferir dinheiro por mensagem de texto? Não confie sem, antes, ligar para confirmar.
  7. Se a pessoa lhe apresentar um investimento “bom demais para ser verdade” mediante um pré-pagamento, cuidado: isso pode ser a chamada ‘fraude do amor’, que gera prejuízo financeiro para as vítimas.
  8. Também ative a função “duplo fator de autenticação” da sua conta WhatsApp. Basta acessar: Configurações > Conta > Confirmação em duas etapas. Em seguida, é só cadastrar uma senha. Isso prevenirá que seu WhatsApp seja usado indevidamente por terceiros.

Segundo o indicador mais recente da Serasa Experian, a cada 10 segundos, uma tentativa de fraude de identidade acontece no Brasil. Se você acha que pode ter sido vítima de alguma fraude, entre em contato com a instituição em questão para que ela tenha ciência do ocorrido e tome as providências necessárias, como abertura de um boletim de ocorrência. Já caso acredite que a segurança do seu computador ou celular tenha sido comprometida, é importante desconectar as contas e formatar o dispositivo para evitar que outras pessoas se conectem e se passem por você sem o seu consentimento.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail Como se preparar para um Pitch Day do Impulsiona Startups

Como se preparar para um Pitch Day do Impulsiona Startups

Prepare-se para o Pitch Day com nosso guia prático! Dicas de apresentação e narrativa para comunicar seu impacto social e conquistar a banca de especialistas.

Thubmnail Como lucrar mais com financiamento próprio no setor automotivo

Como lucrar mais com financiamento próprio no setor automotivo

Entenda por que montadoras estão criando financeiras e como você pode aumentar sua margem com crédito próprio na venda de veículos. Saiba mais!"

Thubmnail Prevenção de fraudes em vendas online: guia para o lojista iniciante

Prevenção de fraudes em vendas online: guia para o lojista iniciante

Aprenda como proteger sua loja online desde o início com estratégias antifraude eficazes e garanta vendas seguras e sustentáveis.

Thubmnail O que é TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e como funciona?

O que é TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) e como funciona?

TEF: entenda o que é TEF, como funciona e por que ele ajuda PMEs com pagamentos rápidos e seguros, multiadquirentes, com Pix e carteiras digitais.

Thubmnail Por que a fraude digital é a maior ameaça ao caixa do e-commerce

Por que a fraude digital é a maior ameaça ao caixa do e-commerce

Fraudes digitais ameaçam o e-commerce. Saiba como proteger sua loja virtual e reduzir perdas com tecnologia antifraude da Serasa Experian.

Thubmnail Fraude no e-commerce: tipos, riscos e como atingem o seu negócio

Fraude no e-commerce: tipos, riscos e como atingem o seu negócio

Entenda os principais tipos de fraude no e-commerce, seus riscos para o negócio e como proteger sua loja virtual com soluções antifraude eficazes.