Em um ambiente em constante mudança e hipercompetitivo como o de hoje, a experiência do cliente assumiu o papel central, mas pesquisas mostram que as instituições financeiras estão aquém do esperado.  Não é difícil ver o porquê: as preferências dos consumidores mudaram com a maioria do público agora priorizando interações digitais. Isso dificultou o engajamento das instituições financeiras com os consumidores num nível mais pessoal. No entanto, os clientes esperam experiências contínuas, consistentes e personalizadas – e é aí que o poder do advanced analytics entra em jogo. Não é segredo que o uso de análises avançadas pode permitir que as empresas transformem dados valiosos em insights para as melhores decisões estratégicas, mas essas tecnologias podem realmente ajudar as instituições financeiras a cumprir essa promessa de personalização. De acordo com um estudo da Experian, 90% das organizações  dizem que adotar o advanced analytics é fundamental para fornecer uma melhor experiência ao cliente. Usando dados e análises para antecipar e responder ao comportamento do cliente, as empresas podem desenvolver maneiras novas e criativas de atender seu público, revolucionando a experiência do cliente com um todo.

Tudo começa com dados
Dados de qualidade e confiáveis são o ponto de partida para uma transformação digital bem-sucedida, mas a falta de informações complementares pode prejudicar a capacidade de implementar recursos de advanced analytics. No entanto, de acordo  a Pesquisa Global de Qualidade de Dados de 2019 , 89% das organizações enfrentam desafios sobre como gerenciar e consolidar efetivamente seus dados. Tecnologias que utilizam recursos de advanced analytics como machine learning e inteligência artificial,  são capazes de descobrir padrões nesses dados que, de outra forma, não seriam aparentes, abrindo portas para novos caminhos para as empresas gerarem receita. Para começar, as empresas precisam de uma estratégia para acessar todos os dados de clientes de diversos canais em um ecossistema - incluindo dados de seus próprios data warehouses e uma variedade de fontes diferentes de informações. Dependendo de suas necessidades, os elementos de dados podem vir de um provedor de dados de terceiros como agência de crédito, dados alternativos, dados de marketing, dados coletados durante contato com o cliente, dados de pesquisa e muito mais. Uma vez compiladas, as empresas podem obter uma visão holística e única de seus clientes.

Com essa visão unificada as empresas poderão oferecer experiências mais relevantes e personalizadas, alinhadas com o aumento das expectativas dos clientes, porque têm informações sobre sua carteira e conhece seus gostos e preferências.

Das experiências personalizadas à previsão do futuro
As instituições financeiras modernas descobriram que o uso do machine learning para armazenar a grande variedade de dados dos clientes tornou mais fácil o domínio da experiência do cliente. Com análises avançadas, essas empresas obtêm insights mais profundos sobre seus clientes e oferecem ofertas altamente relevantes e benéficas com base nas visões holísticas de sua carteira. Quando os dados são fornecidos, a tecnologia com recursos de advanced analytics pode transformar essas informações em saídas inteligentes, permitindo que as empresas otimizem e automatizem os processos de negócios pensando no cliente. Dados, análise e automação são as chaves para oferecer melhores experiências.

Analytics é o processo de conversão de dados em informações acionáveis para que as empresas possam entender seus clientes e tomar ações assertivas. Ao alavancar essa inteligência comercial, as empresas podem se adaptar rapidamente à demanda do consumidor. Modelos e previsões preditivas, cada vez mais baseadas em machine learning, ajudam os credores e outras empresas a entender os riscos, prever tendências futuras e respostas dos consumidores. A análise prescritiva¹ ajuda a oferecer os produtos certos ao cliente certo, no momento certo e com o preço mais adequado. Ao dominar tudo isso, as empresas podem estar onde seus clientes estiverem.

A vantagem da Serasa Experian
Com informações sobre mais de 270 milhões de clientes no mundo e uma riqueza de crédito tradicional e dados alternativos, somos capazes de gerar soluções prescritivas para resolver seus problemas mais complexos de mercado e portfólio ao longo do ciclo de vida do cliente - enquanto reinventamos e mantemos uma excelente experiência do cliente. Se sua empresa está pronta para uma transformação de advanced analytics, nós podemos ajudá-lo nessa jornada.

¹A análise prescritiva é um dos estágios do business analytics, que inclui ainda a análise descritiva e a preditiva.
Com a análise prescritiva as empresas podem obter recomendações inteligentes para otimizar os próximos passos de sua estratégia.
Juntamente da análise preditiva, a análise prescritiva ajuda a criar uma estratégia mais efetiva baseada em dados.
(https://www.proof.com.br/blog/o-que-e-analise-prescritiva/)