Lavagem de dinheiro é um termo utilizado para designar algumas práticas financeiras ilícitas. Elas são executadas contra ativos financeiros ou bens patrimoniais públicos da União Federal dos estados, municípios, suas fundações e autarquias.

A origem dessa palavra se deu nos Estados Unidos da América devido ao fato do dinheiro adquirido ilegalmente ser lavado ou branqueado para esconder a sua origem. A nomenclatura foi utilizada para designar as ações do mafioso Al Capone que, em 1928, adquiriu uma cadeia de lavanderias para executar os processos que mais tarde ficaram conhecidos como lavagem de dinheiro.

Em termos de impacto para as organizações, esse tipo de prática é extremamente degradante e pode prejudicar severamente a sua saúde financeira e reputacional, sendo essa uma prática que não se limita apenas a grandes processos em âmbito federal e amplamente divulgados na mídia. A lavagem de dinheiro ocorre também em municípios grandes, médios e pequenos no país.

Prevenção à lavagem de dinheiro: como não correr riscos reputacionais

A prevenção à lavagem de dinheiro não é uma questão simples, mas existem algumas estratégias que podem ser adotadas para prevenir esse tipo de ação e, assim, preservar a imagem da sua empresa.

Para auxiliar nesse processo, foi criado o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o famoso COAF, que ganhou grande notoriedade na mídia. Esse órgão é o responsável por receber, examinar e identificar as possíveis ocorrências de atividades ilícitas, e por comunicar as autoridades competentes para que elas façam a instauração dos procedimentos necessários para verificar se ocorreu a prática de tais atos e, em seguida, aplicar determinadas punições aos responsáveis.

Por isso, é importante que as empresas reportem todas as atividades suspeitas às autoridades competentes para evitar possíveis tentativas ou ações concretas que visam obter vantagens indevidas.

Para auxiliar as empresas nesse processo de análise, existem diversas soluções e ferramentas capazes de identificar quem são os PEPs – Pessoas Expostas Politicamente -, com o intuito de melhorar as relações entre esses indivíduos e as instituições financeiras, e demais setores econômicos.

Pessoas Expostas Politicamente: como identificá-las?

Os PEPs são pessoas que ocupam ou ocuparam cargos, empregos ou funções públicas relevantes nos últimos 5 anos. Para identifica-los e estar em linha com o compliance da sua empresa, a Serasa Experian desenvolveu uma solução capaz de mitigar os riscos ao se relacionar com pessoas expostas politicamente e, também, capaz de atender às normativas dos órgãos reguladores, como o COAF no combate à lavagem de dinheiro.

O Serasa Lista PEP é uma lista que contém as informações dos PEPs e de pessoas de seu relacionamento próximo, para que sua empresa qualifique suas análises sobre qualquer negociação com esses indivíduos, além de garantir as normas estabelecidas pela lei.

Conheça mais sobre a solução, que é dividida em 3 grupos de informações:

- PEP Titulares: Base de dados de pessoas com cargos, empregos ou funções públicas e seus representantes.

- PEP Relacionados PF:  Base de dados de pessoas relacionadas ao PEP Titulares: mãe e relacionamentos comerciais (sócios ou administradores).

- PEP Analytics: Base de dados de pessoas relacionadas ao PEP Titulares: pai, cônjuge, filho(s), irmão(s), avós, sobrinho(s), tio(s), primo(s), neto(s) e sogra.

As informações são atualizadas diariamente e podem ser acessadas online em downloads periódicos no menu de produtos da Serasa Experian, via processamento pontual ou integrado ao sistema da sua empresa (API)

Com o Serasa Lista PEP você terá em mãos uma lista de informações com dados confiáveis que poderão ser utilizadas no combate e prevenção das ações que visam burlar a lei e angariar recursos de forma ilegal para si ou para outrem, além de preservar a reputação da sua empresa..

Gostou do artigo de hoje? Quer saber mais sobre a nossa solução? Então, entre em contato conosco e fale com algum de nossos especialistas.