Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Decisão

Em quais etapas a fraude acontece na jornada do seu cliente?

Saiba as etapas críticas da jornada do cliente onde fraudes ocorrem e adote defesas nas fases mais vulneráveis.

Em quais etapas a fraude acontece na jornada do seu cliente?

Com a velocidade em que os fraudadores se reinventam, as empresas têm se deparado com ameaças cada vez mais sofisticadas em diferentes etapas da jornada do consumidor. Hoje, tão importante quanto saber quais são as fraudes que sua empresa poderá enfrentar, é importante ter clareza das reais necessidades do seu negócio e conhecer a jornada do seu consumidor. Esse cuidado permitirá o direcionamento dos esforços para onde realmente precisa, uma vez que você terá uma visão real de quais são os pontos do seu processo em que apresentam maior exposição ao risco. Fraudes mais comuns

1 - Abertura de conta e cadastro Nessa etapa inicial, há uma boa chance de acontecer o roubo de identidade. Ou seja, dados pessoais como CPF, endereço, e-mail, entre outros dados particulares são acessados por um fraudador para realizar ações mal-intencionadas como solicitar serviços ou linhas de crédito para uso imediato. 2 - Acesso e login de conta O fraudador utiliza dados legítimos do cliente para invadir suas contas e realizar ações ilícitas em seu nome. Esse tipo de fraude pode acontecer por meio de bots programados para simularem diversas senhas por minuto, vazamento de informações e também por descuido do próprio dono do dado. 3 - Pagamento A fraude acontece quando o fraudador obtém dados bancários ou do cartão de crédito de uma pessoa por meio de várias formas como phishing (quando o usuário é atraído para um site falso para obter suas informações) ou malware, (programas maliciosos criados para capturar informações privadas para utilização indevida). Há também a fraude limpa ou amigável, que ocorre quando uma pessoa próxima utiliza o cartão e dados sem conhecimento do titular para efetuar compras. Soluções de autenticação e antifraude da Serasa Experian Equilibrar segurança e conveniência é fundamental para mitigar os riscos financeiros e construir um relacionamento confiável com seus clientes. Para garantir a máxima segurança e prevenir os diversos tipos fraudes, a Serasa Experian conta com o CrossCore™. Uma plataforma de orquestração de soluções de autenticação e antifraude, integrada a um diverso portfólio de soluções da Serasa Experian e de parceiros.

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Calendário de Datas Comemorativas 2026 para Vendas e Marketing

Calendário de Datas Comemorativas 2026 para Vendas e Marketing

Planeje suas campanhas com o calendário de datas comemorativas 2026. Descubra oportunidades de vendas e engajamento mês a mês.

Como garantir a segurança virtual da sua loja e evitar golpes na Black Friday?

Como garantir a segurança virtual da sua loja e evitar golpes na Black Friday?

Garanta a segurança virtual do seu e-commerce e proteja sua loja de fraudes online. Acesse e conheça estratégias eficientes para prevenir golpes!

Como detectar fraudes na Black Friday: entenda como blindar sua loja virtual! 

Como detectar fraudes na Black Friday: entenda como blindar sua loja virtual! 

Black Friday: como detectar fraudes e blindar sua loja virtual com tecnologia, monitoramento e soluções para vendas seguras! Confira no nosso blog.

Última Black Friday no e-commerce: dados e lições do último ano!

Última Black Friday no e-commerce: dados e lições do último ano!

Black Friday: SEO antecipado, campanhas digitais, site veloz e checkout impulsionam vendas com segurança! Confira mais no nosso blog.

15 de novembro é feriado ou ponto facultativo?

15 de novembro é feriado ou ponto facultativo?

Descubra se 15 de novembro é feriado ou ponto facultativo, quais são seus direitos trabalhistas e como aproveitar a data da Proclamação da República.

Comportamento de compra na Black Friday: aumente suas vendas com segurança

Comportamento de compra na Black Friday: aumente suas vendas com segurança

Entenda o comportamento de compra na Black Friday e descubra como usar dados e tecnologia para vender mais com segurança e confiança no e-commerce.