Veja como essa tecnologia pode ajudar seu negócio com modelos precisos de dados, que permitem identificar oportunidades rentáveis e reduzir riscos de erros.

Cada vez que você utiliza um sistema de GPS, o aplicativo personaliza as orientações de acordo com seu perfil de usuário. Este é apenas um exemplo simples de como as máquinas podem “aprender” a executar tarefas a partir de grande quantidade de dados e algoritmos, que caracterizam o chamado machine learning (ou aprendizagem de máquina).

Na quarta onda da revolução industrial – era em que humanos e máquinas estão interligados por redes de dados –, essa tecnologia traz inúmeros desafios e, ao mesmo tempo, pode fazer a diferença para impulsionar os negócios das empresas.  Muito mais que modismo, a nova era deve resultar em aumento de produtividade, redução de preços e reconfiguração do mercado de trabalho. Acompanhar essas inovações para não perder a competitividade no mercado é uma necessidade.

A fim de não ficarem obsoletas, as organizações precisam ter ferramentas, estrutura e pessoal capacitado para utilizar algoritmos na coleta, análise e classificação de padrões de dados que permitam a computadores fazer previsões. Ao gerar modelos que analisem rapidamente informações complexas, a técnica entrega resultados precisos em grande escala. Com isso, as empresas podem identificar oportunidades rentáveis e evitar erros perigosos.

Benefícios da tecnologia

  1. O conhecimento adquirido pelos computadores possibilita antecipar fatos e comportamentos alinhados aos padrões de usuários identificados anteriormente. Assim, contribui para facilitar o processo de segmentação de clientes, detectando fatias do público-alvo e ajudando a criar uma abordagem preditiva que melhore a experiência do consumidor.
  2. A prospecção também é beneficiada pela adoção da tecnologia por possibilitar a identificação de potenciais clientes pela compreensão das tendências do consumidor.
  3. Machine learning automatiza várias tarefas exigidas para a implantação bem-sucedida de estratégias de marketing digital. Ao resolver uma série de problemas com a ajuda de dados, canais, conteúdo e contexto, aumenta o tempo disponível para que o time pense na estratégia como um todo.
  4. Os resultados do aprendizado da máquina ajudam ainda na retenção e conversão de um cliente específico por processar informações rapidamente, informando a hora certa de entrar em contato. A tecnologia consome dados e identifica informações relevantes em tempo real.
  5. A capacidade de processar quantidades praticamente ilimitadas de dados de fontes diversas permite revisá-los constantemente e ajustar a mensagem com base em comportamentos de clientes.

Nesse contexto, está claro que o machine learning é um conjunto de ferramentas que deve apoiar, cada vez mais, os profissionais. Especialistas preveem que sua presença seja crescente no cenário de transformação digital por que passam as empresas.