Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,9%

Variação mensal 4,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,0%

Variação mensal 7,4%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 15,9%

No mês (em milhões) 8,0

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 16,4%

No mês (em milhões) 7,6

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,3%

No mês (em milhões) 78,8

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,2%

Variação mensal -1,5%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Crédito

O que as áreas de crédito devem saber sobre segurança e qualidade de dados na contratação de parceiros?

Descubra o que é essencial sobre segurança e qualidade de dados ao contratar parceiros para operações de crédito.

Imagem de capa

Empresas que queiram levar mais eficiência e acurácia aos seus processos de decisão de crédito precisam hoje contar com parceiros qualificados. Para ter uma capacidade otimizada de análise de crédito, é indispensável dispor de dados e soluções inteligentes. Esta é uma realidade que a transformação digital trouxe ao proporcionar acesso a uma imensa quantidade de informações, cujo acesso e gestão podem estar fora do core business das empresas que precisam desses recursos. Porém, o que garante qualidade e segurança no uso de dados externos é a qualificação do parceiro – e é importante entender como avaliar essa qualificação. Neste blog post, vamos falar sobre o que profissionais da área de crédito devem observar antes de contratar um parceiro, de forma a garantir a segurança e a qualidade das soluções escolhidas. Leia a seguir!

Atenção à legislação em primeiro lugar

Quando se fala hoje em segurança e qualidade de dados, a primeira preocupação de uma empresa deve ser em relação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), prevista para entrar em vigor em janeiro de 2021. Trata-se de uma lei que regula e fiscaliza o modo como as empresas utilizam dados de pessoas físicas e jurídicas. Seu objetivo é proporcionar maior transparência no uso de dados, dando às pessoas o direito de controlar melhor esse uso. Estar em compliance com essa legislação é o primeiro fator a ser observado na contratação de um parceiro. A LGPD inclui a responsabilidade compartilhada em seus termos. Isso significa que uma empresa que utilize dados ou soluções de parceiros que não estejam em acordo com a lei também será corresponsável. Por isso, avaliar o compliance de parceiros com a lei é uma forma de garantir segurança de dados. Leia mais:

Serasa Score com Positivo melhora a eficácia da análise de crédito para B2C

Conheça os benefícios do Cadastro Positivo no atual momento econômico

Riscos econômicos da COVID-19: como se proteger da inadimplência conhecendo a capacidade financeira de seus clientes

Cuidados com a segurança de dados

A seriedade com que uma empresa lida com a segurança de dados deve ser o principal indicativo para sua contratação. Especialmente em dados e soluções para decisão de crédito, uma vez que eles envolvem informações sensíveis sobre endividamentos, negativações, renda e capacidade de pagamento, por exemplo. Assim, ao buscar parceiros para fornecimento desse tipo de dados, é importante avaliar não apenas sua expertise e robustez, mas também seu comprometimento com a segurança dessas informações. Isso pode ser feito analisando os critérios de acesso, os sistemas utilizados, o nível de tecnologia das soluções oferecidas, o histórico e a reputação da empresa no mercado. Além disso, é importante contar com parceiros certificados. No caso da gestão da segurança da informação, o padrão de referência internacional é o ISO/IEC 27001:2013, no qual a Serasa Experian é certificada. É importante reforçar não apenas os riscos de parcerias mal avaliadas diante da LGPD, mas também em relação à imagem da empresa. Vazamentos de dados e processos decorrentes são extremamente danosos para qualquer organização.

Garantindo a qualidade de dados

No fim do dia, a decisão de crédito se define pela capacidade de oferecer a melhor condição para uma venda (ou empréstimo ou financiamento) com o menor risco de inadimplência. Para isso, em diversas medidas, a decisão se baseia em informações distribuídas em variáveis. Assim, a qualidade desse crédito será sempre equivalente à qualidade dos dados utilizados. Isso demonstra a importância dessa questão para a área. Portanto, a escolha de parceiros para fornecimento de soluções de dados deve ser criteriosa não apenas quanto à segurança, mas também quanto à qualidade. Isso deve ser percebido por meio de alguns critérios como:

  • Atualidade das informações fornecidas;
  • Capacidade de manter a atualização;
  • Volume de dados sob gestão da empresa;
  • Tecnologia desenvolvida para utilização dos dados;
  • Inteligência aplicada na segmentação e extração de insights;
  • Reputação no mercado.

  Encontrar parceiros qualificados para fornecimento de dados para decisão de crédito passa sempre por uma análise profunda. Na era digital que vivemos, dispor de informações de qualidade, seguras e analisadas com inteligência, é um diferencial que pode impulsionar os resultados das áreas de crédito das empresas de qualquer segmento.

 

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