Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8.3%

Variação mensal 11.0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7.4%

Variação mensal 7.3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39.8%

Percentual no mês 38.7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56.7%

Percentual no mês 57.2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1321.18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406.18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268.83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhares) 3.47

No mês (em milhares) 1.11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32.8%

No mês (em milhões) 7.7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7.3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47.8%

No mês (em milhões) 77.9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4.8%

Variação mensal -0.8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236.0

No mês 61.0

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638.0

No mês 167.0

Empreendedorismo

pme

8 dicas para reduzir a inadimplência na sua empresa

Quer saber como reduzir a inadimplência? Confira aqui 8 dicas que podem ajudar!

8 dicas para reduzir a inadimplência na sua empresa

Entra ano, sai ano e a inadimplência continua como um dos maiores desafios enfrentados pelas microempresas brasileiras. Por isso, saber como reduzir ao máximo o percentual de clientes inadimplentes é conhecimento fundamental para o desenvolvimento dos negócios. A boa notícia é que existem sim maneiras de realizar esse tipo de negociação de uma forma mais amigável, a fim de evitar que o relacionamento com os clientes saia prejudicado. Quer saber como reduzir a inadimplência? Confira aqui 8 dicas que podem ajudar!

Cenário da inadimplência no Brasil

Para você ter uma ideia, no final do primeiro semestre de 2018, 42% da população brasileira estava com o CPF restrito por conta de atrasos no pagamento de contas. As dívidas pendentes de pessoas físicas que têm como credores os comércios ficam em segundo lugar, alcançando os 18%. Só com esses dados já é possível notar que a inadimplência é um ponto que realmente demanda atenção por parte dos empreendedores, não é mesmo? Então vamos continuar a aprender sobre o assunto!

Conheça o Consulta Serasa, que vai ter ajudar a diminuir a inadimplência do seu negócio

8 dicas para reduzir a inadimplência

Não basta conhecer a gravidade do problema. Você precisa saber como tratá-lo. Na prática, dependendo da forma como a situação é abordada, o negócio pode sofrer medidas administrativas e até penais, além de ter que lidar com clientes insatisfeitos e furiosos, que podem prejudicar sua reputação no mercado. Melhor evitar tudo isso, certo? Confira agora 8 dicas valiosas para fugir desses transtornos!

1. Adote uma abordagem amigável e respeitosa

Quando você tem um cliente inadimplente, precisa tratá-lo da mesma maneira que trata um cliente que acabou de entrar em contato com sua empresa. Deixe de lado a abordagem agressiva, optando pela cordialidade e objetividade. Acredite: essa postura faz uma enorme diferença. Tudo bem que a empresa tem todo o direito de cobrar o cliente, mas ela deve fazê-lo da forma certa. De acordo com o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, “na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”. Isso significa que a empresa não pode ameaçar ou constranger o cliente — até mesmo porque ele não é um inimigo. Pense que pode ter sido um mero esquecimento, um problema pessoal ou algum outro fator externo pontual que o influenciou a não arcar com aquele compromisso. A forma como a empresa trata esse cliente determina se a inadimplência vai aumentar ou diminuir. Se o consumidor não é tratado como deveria, pode demorar ainda mais a pagar, além, é claro, de não voltar a fazer negócios e ainda fazer propaganda negativa! Por outro lado, com o tratamento certo, o negócio tem grandes chances não só de receber como de fidelizar o cliente.

2. Ofereça vantagens para quem paga em dia

Oferecer vantagens para os clientes que pagam suas contas em dia também é uma solução muito efetiva. Nesse caso, a vantagem oferecida vai variar de acordo com o produto ou o serviço que a empresa comercializa. Pode ser um desconto, um bônus para a próxima compra ou até mesmo pontos no cartão fidelidade para trocar por benefícios depois. Pode apostar: se o incentivo for realmente atraente para o cliente, ele passará a se esforçar mais para pagar os débitos nas datas corretas. Consequentemente, portanto, você conseguirá reduzir a inadimplência na empresa.

3. Esteja aberto a negociações

É essencial saber negociar com o cliente inadimplente. No momento da cobrança, a empresa deve mostrar que o compreende e que está disposta a facilitar o pagamento para que ele consiga efetuá-lo dentro de suas possibilidades. Entre as opções que podem ser oferecidas está o parcelamento ou um desconto para o pagamento à vista. Nesse momento, deixe claro para o cliente seu interesse em manter um bom relacionamento com ele.

4. Escolha o meio adequado para entrar em contato

O canal de comunicação usado para entrar em contato com o cliente inadimplente deve ser escolhido de acordo com seu perfil. Caso ele seja mais presente no e-mail, por exemplo, você pode dar início ao contato por lá. O SMS também pode ser usado, mas servindo mais como um lembrete da dívida, que precisa ser notificada por outro meio antes. Por conta do formato da ferramenta, a mensagem deve ser curta e objetiva, incluindo o nome da empresa e o do cliente, o recado e a forma de contato para a regularização. Já as cartas registradas e o SEDEX costumam ser enviados como notificação de protesto ou alerta de acionamento do setor jurídico, uma vez que é possível registrar o recebimento da correspondência. O contato telefônico é o que mais causa dúvidas em quem ainda não tem o hábito de contatar clientes inadimplentes. Isso porque a comunicação acontece em tempo real, permitindo que o cliente argumente. Nesse contexto, a empresa precisa manter o foco, sempre com calma, cortesia e cordialidade.

5. Facilite o pagamento para reduzir a inadimplência

A verdade é que as pessoas geralmente não gostam de ter dívidas. A maioria deseja pagar sim, mas não tem meios para isso. Juros altos demais e condições abusivas de parcelamento só pioram a situação, fazendo o cliente se enrolar ainda mais nas contas. O que fazer então? Se você facilitar a forma de pagamento, a chance de os endividados toparem o acordo aumenta bastante. E existem vários meios de fazer isso, seja enviando boletos com desconto por e-mail ou aceitando cartões de crédito de muitas bandeiras, por exemplo.

6. Conte com profissionais bem treinados

Se a empresa for delegar o serviço de cobrança a uma equipe, precisa garantir que os profissionais sejam bem treinados. É essencial que eles conheçam tanto os valores da empresa como o Código de Defesa do Consumidor. Antes do vencimento do primeiro pagamento, alguém da sua empresa pode entrar em contato para fazer uma pesquisa de satisfação, investigando para saber como foi o atendimento durante a negociação e se o cliente está satisfeito com as condições propostas.

7. Use a tecnologia para facilitar a cobrança

tecnologia pode ser muito bem utilizada a favor da empresa inclusive durante as cobranças, sabia? Muitas ferramentas disponíveis no mercado possibilitam a organização, a emissão de notificações, o acompanhamento de clientes inadimplentes e várias outras facilidades para uma gestão de cobranças mais eficiente.

8. Entenda os motivos que causaram o atraso

É impossível ter certeza do motivo por que o cliente não efetuou o pagamento na data. O ideal, portanto, é não tentar adivinhar nem partir do pressuposto de que foi de propósito, por má-fé. Imagine se um cliente que atrasou um único pagamento por puro esquecimento é contatado e tratado como mau pagador? Insatisfeito com a empresa, ele provavelmente passará a optar pela concorrência. O mesmo pode acontecer quando o cliente está passando por uma situação pessoal delicada, como o falecimento de um familiar ou a perda do emprego. Por essas e outras, você deve escutar o cliente, procurando saber o que ele tem a dizer e mostrando que a intenção da empresa é que a situação seja resolvida da melhor forma possível, de uma maneira que ambas as partes saiam satisfeitas.

Momento de acionar a justiça

Colocar o nome de alguém no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é uma medida séria. Então muita calma nessa hora! E saiba desde já: caso ocorra algum erro, a empresa está sujeita a sofrer processo por danos morais. O ideal, assim, é definir critérios e procedimentos para evitar transtornos no futuro. Embora não exista um prazo mínimo para a inclusão do nome no SPC, o recomendado é esperar ao menos 30 dias. Nesse tempo, envie notificações e alertas, seja por e-mail, SMS, telefone ou carta. É importante que o cliente esteja ciente de que a negativação poderá acontecer caso ele não faça o pagamento. Ao realizar a renegociação da dívida, receber o pagamento ou a prescrição do prazo de 5 anos, a empresa deve retirar o nome do cliente do cadastro em até 5 dias úteis. Caso contrário, corre o risco de ser responsabilizada por cadastro irregular. Vale lembrar que o acionamento da justiça tem um prazo para ser realizado: 5 anos de manutenção do nome do cliente no cadastro de inadimplentes. Depois desses 5 anos, a recuperação da dívida fica um pouco mais complicada. Então fique de olho na data! Por fim, você também pode reduzir a inadimplência verificando o histórico do cliente por meio do Recomendação. Com essa ferramenta, você consegue consultar a pontuação dos seus possíveis clientes, evitando fazer negócios com quem está propenso a não honrar seus compromissos. Quer conhecer a ferramenta? Cadastre gratuitamente sua ME ou MEI no Score Empreendedor e aproveite as vantagens!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

Entenda o que mudou com a NR-1, o que o adiamento das penalidades representa e por que o RH deve agir desde agora.

Thubmnail Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Aqui você encontrará os passos essenciais para fazer solicitações no Portal eConsig e saber como utilizar a plataforma de forma eficiente, garantindo uma experiência prática e segura.

Thubmnail Fique por dentro dos últimos conteúdos

Fique por dentro dos últimos conteúdos

Confira os conteúdos mais recentes da Serasa Experian e mantenha-se atualizado com temas relevantes.

Thubmnail Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Pequenas e médias empresas enfrentam desafios constantes no mercado, como dívidas inesperadas. Confira nosso conteúdo e saiba como lidar com elas!

Thubmnail Remessa Conforme: Como funciona e como se inscrever

Remessa Conforme: Como funciona e como se inscrever

Entenda o que é o Remessa Conforme, seus benefícios e como realizar a inscrição no programa da Receita.

Thubmnail Mapa de empatia: criando conteúdo centrado no consumidor

Mapa de empatia: criando conteúdo centrado no consumidor

Aprenda a usar o mapa de empatia para criar conteúdos mais assertivos e conectados com o seu público.