Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 4,57

No mês (em milhões) 1,10

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Crédito

Como otimizar a análise de crédito para pessoa jurídica?

Técnicas e tecnologias para tornar a análise de crédito PJ mais precisa, rápida e alinhada às necessidades atuais das empresas.

Como otimizar a análise de crédito para pessoa jurídica?

Para as empresas que trabalham com análise e concessão de crédito, ter um método para avaliar as informações financeiras de seus clientes e construir corretamente seus perfis de propensão ao pagamento é um passo importante para que possam atingir seus objetivos de negócios. Estes métodos podem ser separados em dois tipos: subjetivo, feito por meio do julgamento humano e o objetivo, baseado em processos estatísticos. Apesar do método subjetivo não estar errado, é fundamental que a análise de crédito esteja embasada em dados oriundos de fontes confiáveis que irão direcionar os gestores a melhor tomada de decisão. Tendo isso em mente, confira a seguir o que deve ser considerado na análise de crédito para pessoa jurídica:

  1. Otimização do cadastro e análise do perfil do cliente

Na etapa de captação dos dados do seu cliente, é preciso ter em mente quais são as informações que fazem sentido para o seu negócio e qual sua origem legal. Principalmente pelo fato das empresas estarem trabalhando com um alto volume de dados diariamente, é preciso garantir sua qualidade desde o momento da sua captação juntamente com a adequação a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Uma vez que sua empresa consiga garantir a qualidade das informações trabalhadas, é hora de transformar o processo de cadastro em um serviço online e real time. Isso torna a experiência do seu cliente mais amigável e a concessão de crédito mais eficiente ao diminuir o tempo de análise. Assim, sua empresa poderá observar um aumento na agilidade e maior segurança na tomada de decisão, visto que sua equipe terá à disposição dados suficientes para entender o perfil e necessidades de seus clientes.

  1. Estruturação de uma política de crédito

Feita a otimização do cadastro e a análise de perfil, o próximo passo é estruturar uma política de crédito que esteja alinhada com a necessidade do seu negócio – preferencialmente em uma plataforma que seja capaz de “amarrar as pontas” de todo o processo. Quando uma política de crédito é bem estruturada, um dos benefícios mais visíveis está na diminuição dos custos operacionais e na maior segurança na tomada de decisão, uma vez que há uma maior padronização e embasamento nas análises de crédito. Para isso, existem soluções inteligente como o Gestor de Crédito da Serasa Experian. Com ele, é possível o acesso a políticas já prontas e que foram baseadas nas melhores práticas de mercado, possibilidade de configuração de novas políticas a partir do conhecimento de mercado, telas de captura de informação do cliente e possibilidade de integração com sistemas ERP. Tudo isso com total cobertura a legislação brasileira de proteção de dados. Existe também a vantagem de se reduzir as discussões entre as áreas de crédito e comercial. Como as análises feitas a partir de uma plataforma alimentada por regras estatísticas e dados confiáveis, as decisões se tornam objetivas com poucas margens de discussão entre essas áreas. Vender para o perfil de cliente correto também minimiza o risco de inadimplência, melhora o fluxo de caixa e torna a empresa mais saudável.

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