Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268,83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 3,47

No mês (em milhões) 1,11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,3%

Variação mensal 11,0%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,4%

Variação mensal 7,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77.7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 406,18

Pontualidade do pagamento 83.6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio (R$) 268,83

Pontualidade do pagamento 93.9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 3,47

No mês (em milhões) 1,11

Empresas | Inadimplência

Percentual das empresas ativas 32,8%

No mês (em milhões) 7,7

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,3

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,8%

No mês (em milhões) 77,9

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,8%

Variação mensal -0,8%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Open Finance

Com mais transparência e integração de dados, entenda como o Open Banking irá revolucionar o mercado financeiro

Open Banking revoluciona o mercado financeiro com mais transparência, integração de dados e novos serviços personalizados para clientes.

Com mais transparência e integração de dados, entenda como o Open Banking irá revolucionar o mercado financeiro

Parte de uma agenda de inovação, o modelo proposto pelo Banco Central trará um mar de oportunidades aos grandes bancos, a fintechs e, claro, aos consumidores. No primeiro capítulo da nossa série especial sobre Open Banking, explicamos por que o novo modelo será vantajoso a todos os players. Confira! Mais transparência, dinamismo e competitividade no setor. A largada para o Open Banking foi dada no Brasil e as expectativas em relação aos ganhos que o novo modelo proposto pelo Banco Central (BC) trará ao mercado financeiro do país seguem altas. Isso porque, em um ambiente cada vez mais digitalizado, quem souber surfar na onda da inovação proposta pela iniciativa sairá na frente do mercado. Parte da agenda de inovações do Banco Central, o Open Banking veio somar a um setor que não para de se modernizar. Em novembro, o BC iniciou o modelo de transações instantâneas sem custo ao consumidor. Por meio do PIX, clientes pessoa física de diversos bancos podem transferir dinheiro de uma maneira rápida, prática e sem as conhecidas taxas. Agora, com o Open Banking, a tendência é que o sistema fique ainda mais integrado. De maneira geral, o Open Banking – ou sistema bancário aberto, em português – é o compartilhamento padronizado de dados, produtos e serviços, por meio da abertura e da integração de sistemas. Esse novo modelo permite que clientes de produtos e serviços financeiros compartilhem suas informações entre diferentes instituições, que podem ser instituições financeiras, de pagamento, ou demais organizações autorizadas a funcionar pelo Banco Central. Além do consentimento para o compartilhamento de informações dos clientes entre as diferentes instituições participantes, essa integração torna possível a movimentação de contas bancárias a partir de diferentes plataformas – e não apenas pelo aplicativo ou site do banco –, de forma segura, ágil e conveniente. O órgão regulador prevê que o sistema esteja rodando 100% até o fim de setembro de 2022. Para isso, sua implementação foi dividida em 4 fases, expandindo, gradualmente, o modelo que conhecemos atualmente. Na primeira fase, que entrou em vigor em 1º de fevereiro de 2021, as entidades participantes passaram a disponibilizar informações sobre seus produtos e serviços bancários. Essa etapa ainda não permitia o compartilhamento de informações específicas dos usuários – o que começa a ser possível a partir de 13 de agosto, com o início da segunda fase. Vale lembrar que, apesar de passar a fazer parte do intuito do Open Banking, o compartilhamento de dados dos usuários entre as instituições só é realizado mediante consentimento prévio dos clientes. A expectativa é que até a última etapa, dados sobre outros serviços passarão a fazer parte do escopo do sistema – incluindo até o compartilhamento de dados sobre operações de câmbio, investimentos, previdência e conta-salário, por exemplo.

Neste conteúdo você vai ler (Clique no conteúdo para seguir)

Experiência do cliente como foco principal

Movimento que vem se consolidando mundialmente, o Open Banking já tem cases de sucesso de regulação, em países que vão desde a Austrália até o México e, claro, o Reino Unido. Grande referência de implementação, o Reino Unido demonstrou grande habilidade em termos de incentivo ao uso, inovação aos bancos, elevação do potencial de inclusão financeira e de competitividade no mercado. De acordo com dados do governo britânico, mais de 2,5 milhões de usuários aderiram ao novo modelo bancário – atualmente há 300 instituições financeiras cadastradas. Atento às experiências internacionais, o Brasil também quer se tornar referência – e ser um grande incentivador de um modelo financeiro mais integrado. Isso porque, com um fluxo mais transparente, integração dos dados e acesso a informações de extrema relevância, bancos e fintechs terão nas mãos a oportunidade de traduzir tudo isso em novos serviços e produtos cada vez mais personalizados – além de colocar a experiência do cliente como foco principal. “Na era da informação, nada é mais valioso do que dados personalizados dos clientes”, diz Leonardo Enrique, Gerente Executivo de Produtos da Serasa Experian. “O Open Banking movimenta todo o mercado financeiro, como uma grande revolução, uma vez que devolve ao cliente a posse de suas informações e possibilita a ele compartilhá-las com quem bem entender”, explica. A fala de Leonardo vem em linha com a premissa do novo modelo. Com o Open Banking, por exemplo, as informações sobre empréstimos, pagamentos, consumo, enfim, tudo sobre a vida financeira dos clientes, estarão disponíveis para outros players do mercado – desde que o próprio cliente autorize a disponibilização desses dados. Só neste ponto, o Open Banking já mostra suas vantagens, tanto para consumidores, que poderão ter acesso a propostas mais adequadas, quanto para instituições financeiras, que poderão ser cada vez mais precisas em suas decisões. “O fluxo mais transparente de informações entre as instituições, possível por conta do avanço da tecnologia e da inovação, irá favorecer a definição de melhores políticas de crédito e a oferta de serviços mais adequados aos diferentes perfis de clientes e de segmentos da sociedade”, diz Leonardo Enrique. “Além disso, acreditamos que as inovações irão facilitar a comparação de produtos e serviços ofertados pelas diferentes instituições participantes e a gestão financeira das pessoas. Vamos entender o contexto financeiro dos consumidores de forma inédita.”

A Serasa Experian e o Open Banking

Com a expertise de quem analisa dados de crédito dos brasileiros há mais de meio século, a Serasa Experian enxerga o Open Banking como oportunidade para os negócios das instituições financeiras em geral – dos grandes bancos até as fintechs. Isso porque quem souber traduzir e analisar corretamente o mar de informações que o novo modelo proporcionará sairá na frente com novos produtos, serviços e mais qualidade ao consumidor. “Dado é o novo petróleo, mas, para usá-lo, é preciso refiná-lo", diz o executivo da Serasa Experian. “Ajudar as empresas a materializar essas oportunidades, impulsionar seus negócios, gerar novas frentes de atuação e receitas, a partir do grande volume e riqueza de informações às quais as instituições passarão a ter acesso, será o papel da Serasa Experian nesse processo.” O objetivo é claro: a Serasa Experian quer ajudar seus parceiros a se empoderar para que, assim, eles encontrem novas oportunidades de negócios e ofereçam cada vez mais produtos personalizados aos consumidores. “O dado é importante, mas sozinho não faz muita coisa, você precisa transformá-lo em insight, em poder, em negócio. Na possibilidade de ter acesso a dados que antes eu não tinha, eu consigo entender o momento do meu consumidor e entregar a oferta certa, no momento certo”, afirma o executivo. Ficou interessado? Quer saber mais sobre as soluções que a Serasa Experian irá disponibilizar por meio do Open Banking? A partir de agora você contará com conteúdos Serasa Experian sobre a revolução que o Open Banking promoverá no mercado. Acompanhe a nossa série quinzenalmente e não perca nenhuma novidade!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Thubmnail BRB moderniza abertura de contas e evita até R$ 50 mi em fraudes

BRB moderniza abertura de contas e evita até R$ 50 mi em fraudes

O BRB (Banco de Brasília) ampliou de forma significativa a eficiência e a segurança na abertura de contas e evitou até 50 milhões de reais em fraudes

Thubmnail Feriado em agosto: confira as datas para criar suas estratégias de marketing!

Feriado em agosto: confira as datas para criar suas estratégias de marketing!

Agosto não tem feriados nacionais, mas guarda datas comemorativas estratégicas. Descubra como usá-las para impulsionar suas ações de marketing!

Thubmnail O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

O que mudou com a NR-1 e por que o RH não pode esperar

Entenda o que mudou com a NR-1, o que o adiamento das penalidades representa e por que o RH deve agir desde agora.

Thubmnail Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Como solicitar empréstimo consignado via Portal eConsig

Aqui você encontrará os passos essenciais para fazer solicitações no Portal eConsig e saber como utilizar a plataforma de forma eficiente, garantindo uma experiência prática e segura.

Thubmnail Fique por dentro dos últimos conteúdos

Fique por dentro dos últimos conteúdos

Confira os conteúdos mais recentes da Serasa Experian e mantenha-se atualizado com temas relevantes.

Thubmnail Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Negociação de dívidas PME: estratégias para sair do vermelho

Pequenas e médias empresas enfrentam desafios constantes no mercado, como dívidas inesperadas. Confira nosso conteúdo e saiba como lidar com elas!