Talvez seja óbvio dizer que melhorar os índices de recuperação de clientes inadimplentes é o desafio constante das áreas de cobrança das grandes empresas. O sucesso nesse desafio, porém, depende de boas fontes de informação, tecnologia e ferramentas de cobrança, além de capacidade analítica e consultiva de alto nível.

Soluções tecnológicas de cobrança são essenciais para a geração de conhecimento e tomada de decisões. Também aumentam o nível de automação do processo, reduzindo custos e gerando ganhos de performance. Ao lado de apoio consultivo, permitem uma visão abrangente e estratégica, com perspectiva de mercado e expertise na área.

Veja a seguir como esse conjunto pode impulsionar os seus resultados!

Análise da carteira

Para definir e aplicar as estratégias de cobrança mais eficientes, é fundamental conhecer as características e variáveis de sua carteira de cliente. Entender seu cliente inadimplente é um passo seguro no sentido de otimizar os esforços de cobrança, direcionando recursos de forma inteligente e eficaz.

Para fazer essa análise de modo objetivo e certeiro, pode ser necessário aplicar ferramentas de inteligência de dados. Dentro do conceito de Analytics, sua área de cobrança pode se beneficiar de recursos como cruzamento de dados, utilizando sua base com informações de mercado mais completas e com mais variáveis, desenvolvendo, por exemplo, modelos preditivos.

O resultado dessa análise de carteira vai gerar insights e orientar ações mais precisas para a recuperação de crédito.

Collection Score

Compartilhando do conceito de análise de carteira e modelos preditivos, a tecnologia de Collection Score oferece detalhamento sobre probabilidades de recuperação de crédito de acordo com o perfil de cada carteira e apoiando na segmentação.

Ao ser aplicada, esta ferramenta estabelece um sistema de pontuação que determina as chances de determinado grupo de inadimplentes saldarem suas dívidas. Essa é uma informação vital para a gestão inteligente de cobrança. Ela orienta a aplicação de recursos onde há maiores chances de sucesso, otimizando custos e evitando dispersão de esforços.

Segmentação

Entre os efeitos de uma análise de carteira (que pode contar com modelos preditivos como o Collection Score), o principal é a possibilidade de segmentar os clientes inadimplentes. Isso significa atingir um patamar ainda mais inteligente e profundo no desenvolvimento de ações customizadas.

Na prática, trata-se de conhecer com mais detalhes os diferentes perfis inadimplentes e aplicar estratégias personalizadas para cada um deles. Entender quais são as melhores abordagens e os melhores canais para cada tipo de cliente representa um ganho não só de eficiência e resultados, como também um ganho de qualidade no relacionamento.

Esse trabalho pode ser feito com tecnologias de análise de dados cadastrais, comportamentais e inteligência de mercado chegando a critérios bem personalizados, como tempo da dívida, valor em atraso, histórico de pagamento, entre outros. A implementação de soluções com foco em segmentação ganha mais agilidade quando orientada por profissionais de comprovada expertise, com capacidade para extrair as melhores e mais relevantes informações para o seu modelo de negócio e, principalmente, com a implementação de plataformas de automação.

infográfico negativação versus protesto

Automação de cobrança

A combinação das tecnologias apresentadas aqui permite também a tomada de decisões estratégicas sobre como e onde aplicar ferramentas de automação de cobrança.

Na verdade, quando se trata de automação nessa área, o espectro de possibilidades é bastante amplo. Estão disponíveis tecnologias que vão de aplicações específicas até soluções robustas que melhoram todas as etapas do processo de cobrança.

Empresas como a Serasa Experian, que reúne um volume de dados e uma visão de mercado completa e única, já contam com plataformas de automação que ajudam a potencializar resultados e a reduzir os custos, justamente por não se concentrarem somente no fluxo operacional.

Uma plataforma completa e moderna, hoje em dia, permite que grandes empresas façam gestão estratégica e operacional dos processos de recuperação de dívidas de forma inteligente, com workflows que envolvam integração de banco de dados (para uma análise de carteira mais aprofundada), desenho, implementação e simulação de estratégias de cobrança (como acordos considerando taxa de juros, multa e descontos) e, também, definição de canais de acionamento (integrando SMS, e-mail, discador, portal de renegociação, carta e até distribuição e escritórios de cobrança).

Tudo isso amparado por consultores que podem ajudar a encontrar uma solução ideal para melhorar a performance de cobrança da sua empresa. Por meio de recursos como inteligência artificial, big data e machine learning, é possível dispor de respostas ágeis, precisas e eficientes para toda a sua carteira de inadimplentes.