Dispor de uma base de dados qualificada e enriquecida faz toda a diferença na construção e na efetividade de uma régua de cobrança. São esses dados que vão gerar informações confiáveis para ações precisas. No fim do dia, isso vai se traduzir não apenas em melhores resultados, mas também em redução de custos e processos mais ágeis.

Toda grande empresa possui sua base de dados de clientes que será utilizada no planejamento de cobrança, mas será que esses dados são suficientes? Há confiabilidade e padronização no modo como foram captados e tratados ao longo dos anos?

Pensar sobre essas questões ajuda a entender a importância do enriquecimento da base, especialmente na hora de gerenciar uma atividade tão delicada quanto a recuperação de crédito. Por isso, preparamos este blog post abordando o tema e trazendo dicas importantes para que você possa enriquecer sua base de dados para cobrança. Leia a seguir!

Como enriquecer uma base de dados para cobrança?

Para ter uma base sólida e confiável é necessário, antes de tudo, investir no aprimoramento de processos para captação e tratamento de dados. É preciso, por exemplo, garantir que desde a captação os dados estejam corretos.

Para a base de dados que já foi construída ao longo do tempo, é importante contar com um parceiro que tenha capacidade e expertise em oferecer soluções que complementem as informações dessa base. Isso, no entanto, deve ser feito de acordo com as necessidades da sua estratégia de cobrança, de modo a maximizar o retorno sobre o investimento.

Aqui estão algumas dicas para melhorar a qualidade de sua base.

Conheça tendências e tecnologias

É importante conhecer as possibilidades que as tecnologias digitais de hoje podem oferecer. Isso vale tanto para o enriquecimento quanto para a gestão de dados, que é também um aspecto a ser observado.

Para isso, vale conversar com parceiros, pesquisar as soluções disponíveis e entender quais seriam mais aderentes às necessidades da sua operação de cobrança. Existem muitas opções no mercado, das mais simples às mais sofisticadas.

Como nem sempre o gestor de cobrança tem em suas mãos a decisão sobre investimento em soluções, entender esses aspectos pode ser fundamental no momento de apresentar opções que melhorem os resultados de sua área.

Cuide dos dados desde a entrada

Quanto melhor sua base interna, mais fácil será enriquecê-la. Uma base interna bem estruturada pode mudar completamente o nível e o custo das suas necessidades de enriquecimento.

Um fator fundamental para uma base interna de qualidade é contar com soluções e processos de padronização na entrada dos dados, como na hora de um novo cadastro de clientes, por exemplo. Para isso existem soluções de validação de dados que, automaticamente, corrigem inconsistências e complementam informações.

Leia mais:

Desafios de cobrança: Marisol reduz custos em cerca de 70% 

Como as grandes empresas podem se preparar para momentos de maior inadimplência? 

Como a automação dos processos de cobrança ajuda na recuperação de dívidas?

 

Faça confirmação de dados

Caso não seja possível atuar para ter uma captação de dados de qualidade na entrada, é possível investir em soluções de confirmação de dados.

Saber se as informações que você tem para cobrança estão ou não corretas é um recurso importante para ter mais eficiência. Isso evita que as equipes percam tempo e produtividade tentando acionar clientes com dados errados, o que prejudicaria a taxa de CPC (Contato com a Pessoa Certa).

Com soluções de confirmação de dados cadastrais é possível enviar uma base de CPFs ou CNPJs para que seja feita a checagem e a atualização dos dados.

Enriqueça sua base de acordo com sua estratégia de cobrança

Para que se obtenha o máximo aproveitamento e eficiência, é importante que um plano de enriquecimento de base de dados para cobrança seja feito segundo as necessidades estratégicas. Os diferentes canais de cobrança utilizados, por exemplo, fazem toda diferença sobre quais dados precisam ser complementados.

Em alguns casos, pode ser que faça mais sentido enriquecer dados como nome, nome da mãe, data de nascimento, idade, entre outros. Já em outros casos pode ser mais interessante enriquecer dados como telefone, e-mail e endereço. Há até a possibilidade de conhecer variáveis financeiras como renda estimada, por exemplo.

Ter em perspectiva as estratégias de cobrança ajuda a buscar a solução mais eficiente para que se faça o investimento certo para atender a necessidades específicas.

Busque um parceiro confiável

Como se sabe, dados para cobrança sempre envolvem informações pessoais dos clientes. Por isso, a atenção com a segurança da informação na hora de buscar enriquecimento é muito importante. Especialmente sob a luz da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), programada para entrar em vigor em 2021.

Como o enriquecimento de dados muitas vezes depende de uma parceria com empresas especializadas na gestão de grandes bases, é preciso cuidado redobrado na avaliação desse parceiro no que se refere ao compliance com a LGPD. Além disso, é preciso conhecer sua credibilidade no mercado e seu real potencial de enriquecimento. Isso significa se certificar sobre a qualidade e a precisão dos dados que esse parceiro oferece.

Entre medidas internas para melhorar a qualidade dos dados utilizados em cobrança e a necessidade de buscar enriquecimento por meio de parceiros, é indispensável contar com informações seguras e precisas para garantir resultados de recuperação.