Para ajudar seus clientes a quitarem suas dívidas, as empresas estão investindo em plataformas de automação dos seus processos de cobrança. Com esse recurso, é possível contar com muitas vantagens como o aumento na produtividade e agilidade do time, redução de custos operacionais e maior controle do fluxo de caixa. Contudo, esses não são os únicos benefícios da cobrança automatizada.

Quais são os benefícios da automação dos processos de cobrança?

Confira as razões pelas quais cada vez mais empresas estão investindo na automação de seus processos de cobrança:

1 - Análise da carteira de clientes

Uma das principais vantagens da automatização dos processos de cobrança é analisar com mais agilidade e detalhamento a carteira de clientes. Uma ótima forma de fazer isso é por meio da segmentação desse público.

Com esse tipo de solução, é possível ter acesso a muitas informações relevantes como o histórico do cliente, sua frequência de pagamentos, o método como ele costuma pagar pelas suas aquisições, os atrasos de pagamento ocorridos, etc. Isso ajuda a determinar o risco total fornecido por um cliente.

2 - Análise do perfil de devedores

Ainda é possível segmentar os clientes pelo tipo de pagamento que costumam fazer, agrupando-os de acordo com as suas similaridades. É possível correlacionar os hábitos de pagamentos com a incidência de inadimplência, buscando padrões que gerem uma certa previsibilidade de quem são os principais devedores. Isso ajuda a sua empresa a se proteger e a criar estratégias que minimizem a inadimplência.

3 - Diversificação dos meios de comunicação

Conhecer e ter opções de contato que sejam mais convenientes para o cliente como SMS e e-mail, por exemplo, é um caminho que pode dar mais garantia de que a empresa consiga recuperar o seu crédito, uma vez que ele se sentirá mais à vontade em ser abordado por um canal de sua preferência sem se sentir constrangido ou incomodado.

4 - Integração de dados

Com a automação, é possível ter acesso a diversas fontes de dados (internos, mercado e de parceiros) em uma única plataforma. Dessa forma, as empresas ganham maior agilidade no processo de validação das informações de sua carteira de clientes.

Como a Serasa Experian pode ajudar a sua empresa?

A Serasa Experian oferece soluções que podem ajudá-lo a resolver seus desafios de negócios independentemente do tamanho da sua empresa. Com recursos modernos, é possível otimizar a recuperação de crédito de forma consistente e rentável. Conheça algumas das nossas principais soluções:

- PowerCurve Collections: plataforma completa e moderna que permite com que sua empresa tenha uma visão end to end de toda a operação e faça a gestão estratégica e operacional dos processos de recuperação de dívidas por meio de um workflow prático e simplificado. Ela também integra a análise de dados para definir a segmentação dos clientes em débito, organizando estratégias adequadas em diferentes canais e fornecendo relatórios padrões e customizáveis que dão maior visibilidade e acompanhamento da performance da carteira.

- Cobrança 360°: solução como serviço que automatiza, de forma rápida e simples, os processos de recuperação de dívidas com inteligência, reduzindo os esforços de implementação de uma plataforma. Também oferece a segmentação e o gerenciamento da carteira de devedores até o acionamento do inadimplente pelos melhores canais de cobrança, de acordo com o risco e propensão ao pagamento.

Se você gostou deste conteúdo e quer saber como levar a automação dos processos de cobrança para a sua empresa, acesse nosso site e entre em contato com nossos especialistas!