Unir ações que combinam uso de dados e ferramentas que garantem melhor retorno sobre o investimento exige o estabelecimento de metas claras e entendimento da jornada do usuário. Desenvolver estratégias de comunicação digital que aliem resultados mais assertivos e, consequentemente, melhor retorno sobre o investimento (ROI). Esse é o grande atributo do marketing de performance e exatamente por isso tem feito com que essa modalidade registre crescente adesão por parte de empresas de diferentes tamanhos e segmentos. A melhor taxa de ROI vem da combinação de campanhas pensadas em atingir o seu público-alvo de forma a gerar leads e conversão por meio de práticas objetivas e mensuráveis tais como e-mail marketing e anúncios pagos em plataformas. Tais práticas oferecem dados de análise de retorno como o Google Adwords e o Facebook Ads, por exemplo. No entanto, para fazer do marketing de performance um aliado de seus negócios é necessário seguir alguns passos importantes. A equipe de especialistas da Serasa Experian elencou algumas dessas medidas que visam maximizar os investimentos feitos pelas marcas no ambiente digital. Confira a seguir: 1.Objetivos claros: como ocorre em todas as estratégias de marketing, em performance é imprescindível estabelecer objetivos claros. Dentre as métricas mais básicas a serem mensuradas destacam-se: Visitas, Leads, Cliques, Taxa de Conversão e Engajamento. Uma vez definidas, essas metas serão chave para determinar a escolha daquelas que irão medir o desempenho de cada ação. 2.Entenda a jornada de conversão: Definidos os objetivos, é necessário compreender o ciclo e o funil de conversão para levar o usuário à meta proposta. Ela pode ser gerar tráfego para o site, aumentar os leads, preenchimento de formulários para aumentar a base dados ou a realização de um chat online com algum consultor. A arquitetura do site deve ser pensada para que atraia o perfil desejado de visitantes. 3.Calibre sua campanha: todas as ações compreendidas dentro do conceito de marketing de performance são avaliadas ciclicamente e podem ser, se necessário, reajustadas ou corrigidas em diferentes níveis, a fim de alcançar o objetivo traçado. Ao identificar ações que não estejam trazendo os resultados esperados, reveja a estratégia e tente nova abordagem. 4.Muito além do e-commerce: Apesar de ser considerado um dos pilares do e-commerce, por ser eminentemente digital, o marketing de performance pode ser aplicado em diversos segmentos de empresas, desde que sejam consideradas as diferenças e as peculiaridades do negócio em questão. 5.Alie performance a dados: por estar estruturado em torno do Big Data e do ROI, a captação de dados para estratégias de performance é imprescindível. No entanto, a análise constante dessa base, de forma que ela gere insights e entendimento da jornada de conversão do usuário, é crucial para fazer essas ações trabalharem a favor de seu negócio.
Cinco passos para fazer do marketing de performance um aliado do seu negócio
Cinco passos para fazer do marketing de performance um aliado do seu negócio... Saiba mais!
3 min leitura
Publicado em 04, set. 2016
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