Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 6,3%

Variação mensal -3,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,4%

Variação mensal -2,3%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.280,32

Pontualidade do pagamento 77,9%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 402,57

Pontualidade do pagamento 82,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.340,29

Pontualidade do pagamento 80,7%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,95

Pontualidade do pagamento 92,0%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 6,94

No mês (em milhões) 1,15

Empresas | Inadimplência

Variação Anual 18,0%

No mês (em milhões) 8,1

MPEs | Inadimplência

Variação Anual 18,5%

No mês (em milhões) 7,7

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 48,5%

No mês (em milhões) 79,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,1%

Variação mensal 1,7%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Crédito

Análise de crédito PJ: por que estimar o faturamento do cliente é importante?

Análise de crédito para Pessoa Juridica: Por que estimar o faturamento do cliente é importante? Venha confererir!

Análise de crédito PJ: por que estimar o faturamento do cliente é importante?

O momento de avaliar e conceder crédito, seja para pessoas ou para outras empresas, é crucial. Com cautela, é possível vender bem, prevenir riscos e, inclusive, preparar o caminho para negócios futuros. Mas para que isso aconteça, os gestores devem estar atentos a uma série de boas práticas que tornam as análises mais precisas e impactam todo o ciclo de crédito.

Análise: a base de uma política de crédito segura

A análise de crédito apurada possibilita que as empresas credoras façam negociações precisas, bem direcionadas e eficazes. Nesta etapa, contar com menos informações sobre quem solicita o crédito pode resultar em decisões menos embasadas e que geram alto risco de inadimplência. Além disso, implica em mais gastos futuros com cobrança e recuperação de dívidas. Ter informações estratégicas e consolidadas sempre disponíveis permite que os gestores saibam qual o crédito certo a conceder para cada empresa.

Colete e combine informações para ter análises mais poderosas

Além de reunir dados cadastrais, histórico de pagamento e informações sobre quem são os sócios da empresa cliente, ter uma estimativade quem solicita o crédito possibilita enxergar melhor a situação daquela empresa e quais valores, limites e condições necessários para fechar negócio, bem como sua capacidade de assumir compromissos.

Na prática, como acontece?

Digamos que uma empresa atacadista e distribuidora localizada no interior de Goiás, por exemplo, atenda a uma grande carteira de pequenos e médios clientes, como supermercados regionais. A empresa atacadista quer lançar uma linha de crédito especial para novos revendedores, ganhando maior capilaridade e relevância na região. Nem todos os clientes estão ativos em seus registros e, por isso, será preciso buscar mais informações para decidir sobre limites de crédito, valores mínimos para compra e prazos para pagamento das parcelas. Com as informações sobre o faturamento dos seus clientes ativos e inativos, a empresa atacadista pode categorizar esses clientes e promover ofertas customizadas de acordo com cada perfil, inclusive revelando novas oportunidades que não pareciam disponíveis em uma análise menos refinada. Esse procedimento é crucial para manter a saúde financeira dos negócios: reduz incertezas, estreita o relacionamento com os clientes e ainda alimenta a área de crédito com um fluxo de informações que permite aperfeiçoar e evoluir a política de crédito de modo constante. Quanto maior o acesso a dados e análises sobre clientes e mercado, mais as empresas apuram suas ações: traçam novas metas e táticas para alcançá-las e mantêm-se competitivas. Conheça as nossas soluções para avaliar empresas que vão ajudar você a tomar decisões com maior segurança para gerar mais negócios com menos risco de inadimplência!

Feedback do Artigo

Este conteúdo foi útil

Fique por Dentro das Novidades!

Inscreva-se e receba novidades sobre os assuntos que mais te interessam.

Leia também

Calendário de Datas Comemorativas 2026 para Vendas e Marketing

Calendário de Datas Comemorativas 2026 para Vendas e Marketing

Planeje suas campanhas com o calendário de datas comemorativas 2026. Descubra oportunidades de vendas e engajamento mês a mês.

Conheça UP Vendas: a startup acelerada pelo Impulsiona Startups que transformou a realidade de revendedores em todo o Brasil

Conheça UP Vendas: a startup acelerada pelo Impulsiona Startups que transformou a realidade de revendedores em todo o Brasil

Conheça a UP Vendas: a plataforma que digitaliza a venda direta, oferecendo suporte financeiro e ferramentas para revendedoras autônomas em todo o Brasil.

Como montar um currículo online e distribuí-lo nas vagas?

Como montar um currículo online e distribuí-lo nas vagas?

Aprenda a criar um currículo online competitivo, adaptado ao recrutamento digital, com dicas práticas para se destacar e conquistar oportunidades.

Conheça Muda Meu Mundo: startup acelerada que está transformando a vida de produtores rurais

Conheça Muda Meu Mundo: startup acelerada que está transformando a vida de produtores rurais

Conheça a Muda Meu Mundo, startup que transforma a vida de produtores rurais. Descubra como a aceleração do Impulsiona gera impacto social e econômico.

Declaração de comparecimento: 3 modelos para usar!

Declaração de comparecimento: 3 modelos para usar!

Sabe o que é e para que serve a declaração de comparecimento? Neste post, a gente vai tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Entenda a descrição de cargo e aumente suas chances na vaga

Entenda a descrição de cargo e aumente suas chances na vaga

Aprenda a analisar a descrição de cargo e alinhar seu perfil à vaga. Descubra dicas práticas para aumentar suas chances no processo seletivo.