Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Empresas | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 8,7%

Variação mensal -1,6%

Consumidor | Demanda por Crédito

Variação acumulada no ano 7,6%

Variação mensal -3,5%

Empresas | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 39,8%

Percentual no mês 38,7%

Consumidor | Recuperação de Crédito

Percentual médio no ano 56,7%

Percentual no mês 57,2%

Cartão de Crédito | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 1.321,18

Pontualidade do pagamento 77,7%

Empréstimo Pessoal | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Veículos | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 406,18

Pontualidade do pagamento 83,6%

Consignado | Cadastro Positivo

Ticket Médio R$ 268,83

Pontualidade do pagamento 93,9%

Tentativas de Fraudes

Acumulado no ano (em milhões) 5,79

No mês (em milhões) 1,22

Empresas | Inadimplência

- 0.0%

No mês (em milhões) 7,8

MPEs | Inadimplência

- 0.0

No mês (em milhões) 7,4

Consumidor | Inadimplência

Percentual da população adulta 47,9%

No mês (em milhões) 78,2

Atividade do Comércio

Variação acumulada no ano 4,6%

Variação mensal 0,3%

Falência Requerida

Acumulado no ano 236

No mês 61

Recuperação Judicial Requerida

Acumulado no ano 638

No mês 167

Autenticação e Prevenção à Fraude

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BRB moderniza abertura de contas e evita até R$ 50 mi em fraudes

O BRB (Banco de Brasília) ampliou de forma significativa a eficiência e a segurança na abertura de contas e evitou até 50 milhões de reais em fraudes

BRB moderniza abertura de contas e evita até R$ 50 mi em fraudes

Uma das principais instituições financeiras públicas do país, o BRB (Banco de Brasília) ampliou de forma significativa a eficiência e a segurança na abertura de contas ao adotar tecnologias de autenticação e prevenção à fraude da Serasa Experian.

Desde o início da parceria, em março de 2024, a transformação digital no BRB trouxe ganhos expressivos em eficiência, modernização de processos e experiência do cliente, além, é claro, de menos prejuízos com fraudes.

Qual era o desafio?

O BRB buscava reforçar a sua estratégia de segurança digital diante do crescimento das tentativas de fraude em canais digitais, ao mesmo tempo em que precisava preservar uma jornada fluida e segura para os usuários.

A instituição identificou a oportunidade de aprimorar a triagem de cadastros desde as etapas iniciais, com tecnologias capazes de bloquear acessos suspeitos de forma mais ágil e precisa e com a menor fricção aos clientes.

Qual foi a solução?

A mudança veio com a integração das tecnologias de Biometria Facial e Verificação de Documentos da Serasa Experian diretamente no aplicativo do banco. A atuação conjunta entre os times técnicos, de negócio e de Customer Success garantiu a fluidez do projeto, desde a fase de onboarding até a consolidação em produção.

A parceria se fortaleceu com um modelo de acompanhamento contínuo, que inclui reuniões semanais, painéis de desempenho compartilhados e respostas rápidas a solicitações e contestações.

Quais são os números deste case de sucesso?

A adoção das soluções da Serasa Experian resultou em ganhos concretos:

  • +10 p.p. na taxa de aprovação de cadastros, que chegou a 85%
  • Redução para 4% nas recusas, com mais precisão nas análises
  • Queda de 45% em documentos não avaliáveis (NPA)
  • 87,5% de redução no tempo médio de abertura de contas (de 2 horas para menos de 15 minutos)
  • 86,2% de redução na necessidade de análise humana
  • Até R$ 50 milhões em prejuízos evitados com contas falsas, segundo estimativas internas do banco

O que diz o cliente?

Para Paulo Henrique Costa, Presidente do BRB, a parceria com a primeira e maior Datatech do Brasil foi decisiva para o banco aumentar a segurança, automatizar processos, reduzir custos e oferecer uma jornada mais fluida e acessível para os correntistas.

“Essa sinergia reforça como a integração entre tecnologia e estratégia pode transformar a jornada digital bancária, aumentando a inclusão, melhorando a performance e fortalecendo a confiança dos usuários”, afirma.

Já o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, destaca que os resultados do BRB servem para comprovar o poder da combinação de inteligência de dados e orquestração de camadas de proteção. 

“A aplicação coordenada de múltiplas tecnologias — da biometria facial à verificação documental — permite ganhos consistentes em agilidade, redução de perdas e confiança para todas as partes envolvidas”, explica o especialista.

Blinde e impulsione o seu negócio com a Serasa Experian

Essa relação de confiança já permitiu novas frentes de trabalho no BRB, como a introdução do Link de Validação Segura (LVS) no fluxo, além do apoio de nossas soluções em outras iniciativas do banco, como na validação de contas de menores de idade.

Quer transformar seus processos com mais segurança, eficiência e resultados reais, assim como o BRB? Então conheça o portfólio completo da Serasa Experian e fale com um de nossos especialistas.

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