Uma das principais instituições financeiras públicas do país, o BRB (Banco de Brasília) ampliou de forma significativa a eficiência e a segurança na abertura de contas ao adotar tecnologias de autenticação e prevenção à fraude da Serasa Experian.
Desde o início da parceria, em março de 2024, a transformação digital no BRB trouxe ganhos expressivos em eficiência, modernização de processos e experiência do cliente, além, é claro, de menos prejuízos com fraudes.
Qual era o desafio?
O BRB buscava reforçar a sua estratégia de segurança digital diante do crescimento das tentativas de fraude em canais digitais, ao mesmo tempo em que precisava preservar uma jornada fluida e segura para os usuários.
A instituição identificou a oportunidade de aprimorar a triagem de cadastros desde as etapas iniciais, com tecnologias capazes de bloquear acessos suspeitos de forma mais ágil e precisa e com a menor fricção aos clientes.
Qual foi a solução?
A mudança veio com a integração das tecnologias de Biometria Facial e Verificação de Documentos da Serasa Experian diretamente no aplicativo do banco. A atuação conjunta entre os times técnicos, de negócio e de Customer Success garantiu a fluidez do projeto, desde a fase de onboarding até a consolidação em produção.
A parceria se fortaleceu com um modelo de acompanhamento contínuo, que inclui reuniões semanais, painéis de desempenho compartilhados e respostas rápidas a solicitações e contestações.
Quais são os números deste case de sucesso?
A adoção das soluções da Serasa Experian resultou em ganhos concretos:
- +10 p.p. na taxa de aprovação de cadastros, que chegou a 85%
- Redução para 4% nas recusas, com mais precisão nas análises
- Queda de 45% em documentos não avaliáveis (NPA)
- 87,5% de redução no tempo médio de abertura de contas (de 2 horas para menos de 15 minutos)
- 86,2% de redução na necessidade de análise humana
- Até R$ 50 milhões em prejuízos evitados com contas falsas, segundo estimativas internas do banco
O que diz o cliente?
Para Paulo Henrique Costa, Presidente do BRB, a parceria com a primeira e maior Datatech do Brasil foi decisiva para o banco aumentar a segurança, automatizar processos, reduzir custos e oferecer uma jornada mais fluida e acessível para os correntistas.
“Essa sinergia reforça como a integração entre tecnologia e estratégia pode transformar a jornada digital bancária, aumentando a inclusão, melhorando a performance e fortalecendo a confiança dos usuários”, afirma.
Já o Diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, destaca que os resultados do BRB servem para comprovar o poder da combinação de inteligência de dados e orquestração de camadas de proteção.
“A aplicação coordenada de múltiplas tecnologias — da biometria facial à verificação documental — permite ganhos consistentes em agilidade, redução de perdas e confiança para todas as partes envolvidas”, explica o especialista.
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Essa relação de confiança já permitiu novas frentes de trabalho no BRB, como a introdução do Link de Validação Segura (LVS) no fluxo, além do apoio de nossas soluções em outras iniciativas do banco, como na validação de contas de menores de idade.
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