Atualmente, estamos cada vez mais conscientes de como o uso da tecnologia pode impulsionar melhorias em diversas áreas, e o agronegócio não fica para trás. O Land ID é um exemplo de como as geotecnologias desempenham um papel crucial na geração de dados completos e altamente precisos, sendo um aliado valioso para aqueles que buscam expandir seus negócios no setor.

Com a ascensão da tecnologia 4.0 na agricultura, que inclui a utilização de dispositivos como máquinas, drones, satélites, robôs e outros recursos avançados, a agricultura digital está focada em otimizar o tempo e aprimorar as análises rurais. Essa abordagem representa uma verdadeira revolução na agropecuária, proporcionando informações e monitoramentos de forma muito mais precisa e eficiente.

O que é a avaliação de imóveis rurais?

A avaliação rural é o trabalho feito por um especialista para determinar o valor de propriedades rurais, avaliando a fertilidade, profundidade efetiva, drenagem, deflúvio superficial, perigosidade, riscos de inundação, declividade, erosão, seca edafológica e textura.

Essas avaliações são feitas por especialistas como agrônomos, corretores de imóveis rurais, peritos rurais ou avaliadores credenciados. E para que ela ocorra, deve seguir os regulamentos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e estar conforme a NBR 14653-3, que possui uma visita para regulamentar a área. Essa análise gera um custo financeiro elevado para ser liberada, demorando em torno de 30 dias.

Como a avaliação de imóveis rurais funciona?

A avaliação de imóveis rurais é um processo que utiliza diversos métodos para analisar a propriedade rural e determinar um valor coerente, considerando os benefícios e desvantagens que ela apresenta. Para conduzir essa avaliação de forma precisa, são seguidas uma série de etapas bem definidas.

Análise de mercado

Nesta fase, o avaliador realiza uma pesquisa de mercado abrangente, examinando diversos imóveis rurais ao redor para comparar os valores de venda. Isso permite obter uma percepção mais precisa do valor que pode ser estabelecido como referência.

Análise detalhada do imóvel

O avaliador realiza uma minuciosa inspeção no imóvel, visitando o local para uma análise completa que abrange aspectos como dimensões, qualidade do solo, localização geográfica, infraestrutura disponível, acessibilidade, topografia, proximidade com áreas circundantes e outros detalhes relevantes.

Análise de custos

Além de avaliar as características preexistentes do imóvel, o avaliador também deve considerar os potenciais custos associados a reformas e reconstruções necessárias para melhorar a propriedade.

Análise de fatores de valorização

Esse é um ponto que deve ser considerado para saberem se a região está em crescimento, podendo ser um potencial para a valorização da terra. Isto é, envolve lugares perto de estradas, rios, aspectos da qualidade de água e solo para a agricultura e pecuária.

Relatório dos pontos levantados na avaliação

Após toda análise e informações recolhidas sobre o local, o avaliador deve fazer um relatório que contém todos os pontos levantados com descrições detalhadas, para que assim possa se determinar o valor do imóvel.

O que é valoração?

A valorização de imóveis rurais refere-se ao aumento do valor da propriedade no mercado que ganhou ao decorrer do tempo, podendo ter diversos fatores para que isso ocorra. Esse aumento é benéfico para o proprietário, podendo levar mais visibilidade ao local e trazer mais propostas. As mudanças que fazem o imóvel valorizar são:

  • Melhoria na infraestrutura do local;
  • Aumento de imóveis ao redor;
  • Desenvolvimento econômico da região;
  • Construção de estradas e serviços essenciais (abastecimento de água, rede elétrica e comércios).

Qual é a importância da NBR 14653 para a avaliação de imóveis rurais?

Essa norma garante o padrão nas avaliações e critérios técnicos a serem seguidos, como definir os conceitos relevantes a serem observados nos imóveis e saber identificar os fatores que influenciam o valor das terras.

Além disso, essa norma auxilia na garantia que as avaliações realizadas sejam eficientes e precisas, oferecendo maior transparência e confiabilidade nos resultados. Os profissionais de avaliação de imóveis rurais, seguem essa norma como guia para realizar uma avaliação consistente e para terem vendas seguras.

Contudo, a NBR 14653 visa ao controle de qualidade nas avaliações, sendo benéfico para os compradores e para os vendedores terem as informações adequadas.

Quais são as vantagens da avaliação de imóveis rurais remota?

Com as inovações da tecnologia, em conjunto com os Sistemas de Informações Geográficas (SIG), a avaliação remota de imóveis rurais exerce um papel fundamental na coleta de dados do agronegócio.

Essa abordagem moderna não apenas otimiza o processo de avaliação, mas também proporciona benefícios significativos tanto para os avaliadores quanto para os potenciais compradores. As principais vantagens do uso das tecnologias para a avaliação remota são:

Coleta de dados rurais detalhadas

A coleta de dados por meio da tecnologia utiliza drones, satélites, robôs e softwares. Esses aparelhos auxiliam a obter informações precisas sendo enviadas para computadores onde serão avaliados.

A partir dessa coleta de dados, é possível adquirir imagens abrangentes da área em questão, permitindo a análise de elementos como a vegetação, topografia, composição do solo e outros detalhes significativos.

Por meio do satélite, também é possível receber dados meteorológicos, que possibilita o avaliador entender melhor sobre as condições climáticas, o que é de extrema importância para saber como será a produção de vegetação agrícola do local.

Com as tecnologias na agricultura, as informações podem investigar além do que o avaliador comum pode enxergar em campo, sabendo das problemáticas do solo. As fotografias, permitem uma análise completa por meio de detalhes presentes na imagem.

Menor custo de análise

A avaliação remota oferece menor custo, por conta de não ter a necessidade do avaliador ir até o local da terra. Sendo assim, não tem despesas como: transporte, alimentação e hospedagem dos avaliadores. Também dispensa o uso de alguns equipamentos tradicionais, como carros e máquinas.

Análise mais rápida

A análise realizada com a colaboração de tecnologia e computadores é significativamente mais rápida, uma vez que não está sujeita à disponibilidade da equipe e dos equipamentos.

A inspeção remota da área possibilita a coleta de dados de maneira ágil, com dados transmitidos diretamente para os computadores. Isso se traduz em uma maior eficiência e redução considerável do tempo necessário para análises manuais.

Mapeamento das proximidades

O uso de drones e satélites não apenas mapeia o próprio imóvel rural, mas também toda a região circundante, o que faz com que tenha informações de construções, melhorias, estradas de acesso, sistemas de irrigação e outras informações que auxiliam o imóvel.

Além disso, permite identificar áreas de preservação ambiental, matas ciliares e reservas legais. Com a tecnologia no agronegócio é possível ter as informações que beneficiam o próprio imóvel. O mapeamento também auxilia a criar mapas detalhados e precisos da propriedade, ajudando na compreensão da dimensão do limite da área.

Sensoriamento remoto

O sensoriamento remoto é uma técnica que utiliza imagens de satélites para informações de uma área. Com essa técnica é possível monitorar remotamente a propriedade rural e saber como está o desenvolvimento plantio.

Ao empregar o sensoriamento remoto, é possível realizar negociações mais seguras, minimizando o risco de fraudes. Além disso, essa tecnologia possibilita identificar potenciais inadimplências que podem prejudicar a terra, impactando as produções futuras.

Conheça o Land ID, uma solução da Serasa Experian

O Land ID é uma poderosa ferramenta projetada para analisar o mercado no agronegócio, prestando informações fundamentais para refinar estratégias de expansão. Essa ferramenta oferece a capacidade de realizar estudos de mercado que avaliam áreas com potencial para vendas e compras, além de possibilitar análises de crédito baseadas em critérios como o uso da terra e a capacidade produtiva das culturas.

O Land ID cumpre estritamente os regulamentos de segurança de dados dos seus parceiros, garantindo uma maior confiabilidade nas informações. Além disso, destaca-se por sua entrega eficaz e rápida de relatórios locacionais, fornecendo dados detalhados de maneira oportuna.

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo. Aqui na Serasa Experian você encontra muitos outros materiais úteis como esse. Lembre-se de contar conosco para realizar as melhores análises de crédito rural para garantir o sucesso do seu negócio. Até a próxima!