Assista às entrevistas de experts do mercado ao Giro Business Agro

A conectividade é um dos grandes desafios tecnológicos que o agronegócio brasileiro precisa superar para atingir novos patamares de produtividade, eficiência e rentabilidade. Atualmente, segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), 73% dos mais de 5 milhões de propriedades rurais do país não estão conectadas à internet. Sem conexão, tanto o produtor rural quanto os gestores de empresas que atuam no segmento podem não conseguir tomar decisões ágeis e de qualidade, o que gera perdas de dinheiro, eficiência e tempo.

O tema foi abordado em duas entrevistas recentes do programa Giro Business Agro. Para George Hiraiwa, CEO da Cocriagro, hub de inovação que conecta startups, institutos de pesquisa e empresas do segmento, “mudar esse quadro é essencial para permitir a evolução no campo brasileiro: do plantio ao crédito, da produtividade à sucessão de lideranças dos produtores rurais”.

Já Diego Aguiar, Diretor de Operações da Telefónica Tech/Vivo, afirma que “a conexão é a base de tudo, mas para darmos novos passos é preciso estarmos atentos à tecnologia como protagonista da jornada de evolução do agricultor”. O investimento no setor de máquinas agrícolas conectadas, por exemplo, deve saltar de US$ 1 bilhão em 2020 para US$ 4 bilhões em 2026, segundo projeções da consultoria internacional Markets & Markets.

Tecnologia e inovação: modernizando a sucessão de lideranças no agro

O impacto tecnológico afeta até mesmo a governança dos processos de sucessão familiar no agronegócio, segundo Hiraiwa:Os novos líderes, filhos de produtores rurais, já são adeptos de novas tecnologias. Assim, mesmo os proprietários mais tradicionais entendem que a inovação é o caminho para promover um processo mais inteligente de sucessão na gestão”.

✓ 31% de grandes empreendimentos familiares rurais se preocupam em criar programas de treinamento para novas gerações
✓ 29% possuem conselho de família formalizado
✓ 35% acreditam que faltam informações de referência sobre boas práticas de gestão no agro
✓ Entre 2020 e 2021, a adoção de tecnologias digitais no agronegócio brasileiro subiu de 36% para 46%
✓ 84% dos agricultores brasileiros já utilizam pelo menos uma tecnologia digitalcomo ferramenta de apoio na produção agrícola

Fontes: KPMG e MAPA.

Na galeria acima você confere, na íntegra, as entrevistas de Diego Aguiar e George Hiraiwa ao Giro Business Agro. O programa conta com o apoio da Serasa Experian e é exibido nos Canais Terra Viva e AgroMais. 

Quer saber mais sobre como estamos somando tecnologia, inteligência analítica e inovação para apoiar produtores e investidores a colher melhores resultados na jornada de negócios no agro?

 

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