Mapeamento por satélite da Serasa Experian revela detalhes sobre aumento da produção

O algodão, fibra versátil e fundamental para o agronegócio, está experimentando um período de grande expansão no Brasil. Dados recentes da Serasa Experian revelaram um aumento de 16% no plantio da primeira safra de 2024 em comparação com o ano anterior, atingindo a marca de 600,5 mil hectares.

Por meio de um estudo exclusivo que combinou imagens de satélite e ciência de dados, os especialistas da Serasa Experian identificaram um aumento no plantio de algodão de 82,2 mil hectares ao comparar as primeiras safras do período 22/23 com as de 23/24. Ou seja, de ciclo um para o outro a área de cultivo da fibra expandiu de 518,3 para 600,5 mil hectares.

Atualmente o país é considerado o maior produtor mundial, superando os Estados Unidos, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A data de 7 de outubro foi estabelecida como o Dia Mundial do Algodão  pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) em 2019 como forma de conscientizar o mercado e a sociedade sobre a importância do cultivo sustentável da fibra para os países em desenvolvimento.

Mapeamento de culturas: benefícios para toda a cadeia produtiva

O mapeamento de culturas por tecnologias de geoprocessamento e imagens de satélite permite compreender a dinâmica de expansão dos cultivos, antecipar possíveis oscilações na balança comercial e mitigar riscos associados aos preços das commodities, explica Joel Risso, diretor de novos negócios agro da Serasa Experian.

Os mapeamentos agrícolas, desenvolvidos por meio de um trabalho especializado sobre imagens de satélite, geram insumos muito valiosos para boas tomadas de decisão no agronegócio.

Joel Risso
Diretor de Novos Negócios Agro
Serasa Exprian

 

Risso complementa que os estudos de monitoramento são essenciais para verificar o cumprimento de compliance socioambiental. Ao revelar a localização específica de cada plantio, a tecnologia oferece o benefício da rastreabilidade da origem, um requisito cada dia mais demandado pelos mercados locais e globais.

Um olhar para os estados produtores

Na primeira safra de 23/24, a Bahia se destacou como o principal estado produtor de algodão, com 274,6 mil hectares cultivados. As condições climáticas da região favorecem o plantio nessa época do ano. O Mato Grosso, com 217,1 mil hectares, ficou em segundo lugar. Embora a Bahia tenha liderado a primeira safra, o Mato Grosso, historicamente, é o maior produtor do país devido à sua vasta área cultivável.

Ao comparar a primeira safra de 23/24 com a de 22/23, observa-se um leve recuo de 4,2 mil hectares na Bahia, enquanto o Mato Grosso registrou um expressivo crescimento de 75 mil hectares. No entanto, outros estados como Goiás, Minas Gerais e Maranhão também têm apresentado um crescimento significativo da área plantada.

Por trás dos números: fatores que impulsionam o crescimento

Diversos fatores contribuem para esse cenário positivo. Entre eles, destacam-se:

  • Tecnologia a serviço do campo: o uso de imagens de satélite para mapear as áreas de cultivo, aliado a outras tecnologias como drones e sensores, permite um monitoramento preciso da lavoura, otimizando a aplicação de insumos e aumentando a produtividade.
  • Demanda crescente: a demanda global por produtos têxteis feitos com algodão continua em alta, impulsionada pelo crescimento da população mundial e pelas tendências de consumo.
  • Sustentabilidade: a preocupação com questões ambientais e sociais tem levado as empresas a buscarem fornecedores de algodão que sigam práticas sustentáveis, o que impulsiona a produção de algodão orgânico e com certificações internacionais.

Desafios e oportunidades

Apesar do cenário positivo, o setor algodoeiro enfrenta alguns desafios, como:

  • Variações climáticas: Eventos extremos como secas e enchentes podem afetar a produção e a qualidade da fibra.
  • Pragas e doenças: O surgimento de novas pragas e doenças exige o desenvolvimento de novas tecnologias e estratégias de controle.
  • Flutuações de preços: As oscilações nos preços internacionais do algodão podem afetar a rentabilidade dos produtores.

Serasa Experian: ao seu lado em toda a jornada de crédito e ESG no agronegócio
Entenda como como a combinação de inteligência analítica, imagens de satélite, inovação tecnológica e análise de risco socioambiental e de crédito geram insights estratégicos para o agro. Transforme a incerteza do risco na melhor decisão de negócios:
Serasa Experian: ao seu lado em toda a jornada de crédito e ESG no agronegócio
Entenda como como a combinação de inteligência analítica, imagens de satélite, inovação tecnológica e análise de risco socioambiental e de crédito geram insights estratégicos para o agro. Transforme a incerteza do risco na melhor decisão de negócios: