Saiba como as soluções de sensoriamento remoto contribuem para que o Brasil reduza as emissões de gases de efeito estufa (GEE)

As mudanças climáticas representam um dos maiores desafios globais enfrentados pela humanidade. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), mais da metade das emissões de gases de efeito estufa (GEE) são atribuídas às mudanças de uso e cobertura da terra.

E foi neste cenário que, em 2018, o MCTIC selecionou a Agrosatélite, empresa que foi integrada à Serasa Experian em 2023, para aplicar toda sua expertise e conhecimento em monitoramento de imagens por satélite em um projeto de entendimento das mudanças climáticas.

O Inventário Nacional de Emissões de GEE é parte dos esforços coordenados pelo Brasil para atender às obrigações estabelecidas pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC). Neste contexto, o estudo desenvolvido pelos especialistas da Agrosatélite teve foco no inventário de emissões do setor de Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra e Florestas do país para a IV Comunicação Nacional (4CN), fórum onde o governo brasileiro apresentou o status das inciativas de redução de emissões.

Inovação na vanguarda do combate às mudanças climáticas

Para alcançar esse objetivo, a Agrosatélite mobilizou uma unidade exclusiva para o projeto, composta por uma equipe multidisciplinar altamente qualificada. Esses profissionais se dedicaram de modo integral ao processamento e interpretação de uma vasta quantidade de imagens das constelações de satélites Landsat e Sentinel, adquiridas de períodos estratégicos.

Esse trabalho minucioso considera a dinâmica das mudanças de uso e cobertura da terra em cada bioma brasileiro para garantir maior acurácia na análise da série temporal.

Impacto além das fronteiras

A atualização do mapa de uso e cobertura da terra não é apenas uma tarefa técnica. É uma contribuição significativa para os esforços globais de combate às mudanças climáticas. Ao fornecer dados precisos e atualizados, podemos ajudar a formulação de políticas e estratégias que visam a redução das emissões de GEE e a preservação dos ecossistemas vitais para o equilíbrio do nosso planeta.


Legenda: Mapa de Uso da Terra, Mudança do Uso da Terra
e Florestas Bioma Caatinga 2002-2016
 

Ao seu lado em toda a jornada de crédito e ESG no agronegócio
Quer entender como a combinação de análise de risco socioambiental, imagens de satélite, inovação tecnológica e inteligência analítica e artificial podem transformar a incerteza do risco na melhor decisão de negócios?
Ao seu lado em toda a jornada de crédito e ESG no agronegócio
Quer entender como a combinação de análise de risco socioambiental, imagens de satélite, inovação tecnológica e inteligência analítica e artificial podem transformar a incerteza do risco na melhor decisão de negócios?